A banda californiana GREEN DAY é o quinto headline desta nova edição do Rock in Rio, no dia 9 de setembro de 2022, e com isso, listamos algumas curiosidades da banda punk rock.
1. Inspiração
Os músicos são tão fãs da banda inglesa The Clash, que o baixista Mike Dirt colocou o nome em seu restaurante de “Rudy’s Can’t Fail Cafe”, uma das músicas do Clash, além disso, regravaram a música “I Fought The Law” em homenagem aos 10 anos do falecimento vocalista e guitarrista Joe Strummer.
2. Contra guerra
Em 2002, a banda coletou mais de 7 mil assinaturas em um abaixo-assinado contra uma possível ação militar dos Estados Unidos contra o Iraque. “Para vocês que se opõem à guerra contra o Iraque, quero dar início a um abaixo-assinado em greenday.net para mandar uma mensagem a George W. Bush exigindo que ele repense seus planos de uma invasão militar”, afirmou o vocalista Billie Joe em um dos trechos do áudio disponibilizado em seu site na época.
3. Mudanças
O terceiro disco do GREEN DAY, “Dookie”, assinala uma mudança de sonoridade. O grupo acrescentou melodia e arranjos um pouco mais trabalhados. Assim surgiu um novo tipo de punk, rotulado de “pop punk”. A explosão do estilo foi fundamental para a existência de bandas como Blink-182, New Found Glory, Simple Plan e várias outras.
4. Hotel Psiquiátrico
O clipe da música “Basket Case” foi filmado em um hospital psiquiátrico abandonado em Santa Clara, na Califórnia. Ele foi originalmente gravado em preto e branco e colorido posteriormente por meio da computação gráfica. A opção estética conferiu cores fortes e surreais a banda e a locação. A ideia do diretor Mark Kohr era fazer alusões ao filme “Um Estranho no Ninho” (One Flew Over the Cuckoo’s Nest), estrelado por Jack Nicholson em 1975.
5. Tatuagem E.B.P.M
Todos os membros do Green Day tem a sigla “E.B.P.M” (East Bay Punk Mafia) tatuada em algum lugar do corpo. A cena punk da Bay Area, ou East Bay (região da cidade São Francisco situada no estado da Califórnia), é a influência mais forte na música do grupo. Em homenagem a ela, eles criaram uma “máfia” com os três integrantes, fazendo uma tatuagem da sigla.
6. Sweet Children
Billie e Mike originalmente chamaram a banda de Sweet Children. Supostamente, foi o baterista John Kiffmeyer que sugeriu o nome GREEN DAY. John saiu da banda em 1990 e foi substituído por Tré Cool.
7. Piercing
Durante os primeiros anos do GREEN DAY, Billie costumava usar um piercing no nariz. Ele acabou por removê-lo, pois de alguma forma o piercing ficava prendendo em sua guitarra.
8. Blue
O primeiro instrumento de Billie foi um violão de cor vermelha, dado por seu pai. Aos 11 anos ele ganhou sua primeira guitarra elétrica de sua mãe. Armstrong deu o nome de “Blue” à guitarra. Ela foi amplamente usada por Joe durante algumas turnês e está eternizada nos vídeos de “Basket Case”, “Longview”, entre outros.

