É melhor você estar bem treinado, pois essa cebolista está muito poderosa!
Dragon Ball é um anime/mangá que marcou a infância de muitos, especialmente os episódios que mostravam as novas transformações de Goku, Vegeta e companhia. Essa se tornou uma característica muito forte do anime, e foi algo mantido até os eventos atuais do mangá. Então eleve seu ki e acompanhe mais essa cebolista.
10º – Oozaru
A primeira transformação dos Saiyajins e também a primeira apresentada na história, é ativada quando os guerreiros absorvem um quantidade de 17 milhões de zeno de raios Blutz pelos olhos. Essa quantidade de raios é obtida principalmente quando eles olham para a lua cheia. A transformação está diretamente ligada à cauda dos Saiyajins, por isso eles podem ser imobilizados por ela e deixar de se transformar em Oozaru quando ela é cortada.
Para controlar a forma de Oozaru, os Saiyajins precisam ser treinados, do contrário, viram poderosos monstros descontrolados. Vegeta dominava bem a transformação, conseguindo ativá-la através de uma explosão criada por ele mesmo e conseguindo se manter consciente.
9º – Absorção do Cell
Um dos principais vilões da franquia, Cell é a criação final do Dr. Gero e consegue evoluir ao absorver outros androides. E sua primeira forma ele se mostra já muito forte, com um poder no nível do Android 16, mas não o suficiente para superar Piccolo e Android 17. Após absorver o Android 17, ele assume sua segunda forma e supera o Android 16, mas é facilmente derrotado por Super Vegeta. Ele consegue enganar Vegeta e absorve a Android 18 e assume sua forma perfeita, sendo superado apenas por Gohan Super Saiyajin 2.
Em sua transformação final, Cell deixou os guerreiros Z com muito medo, mas Goku confiava que o poder oculto de Gohan era o suficiente para derrotar o principal vilão daquela saga.
8º – Transformação e Absorção de Majin Boo
Boo é uma criação do mago Bibidi e um dos personagens mais fortes da franquia. Sua primeira forma é o Kid Boo, a considerada mais perigosa. Após absorver o Grande Supremo Senhor Kaioh, ele se transforma novamente (segundo da imagem), que é mais brincalhão e menos forte que os demais. Toda sua maldade é expelida do corpo e se torna o Evil Boo, mais magro e muito mais forte. Sua última forma ocorre quando o Evil Boo absorve sua versão boa e se torna o Super Boo.
Como Super Boo, ele ainda evolui ao absorver Piccolo, Gotenks e Gohan, mas ao final é parado pelos guerreiros Z e retorna à sua forma inicial de Kid Boo e é derrotado. Suas transformações não param, já que depois ele reencarna na forma de Oob, um forte guerreiro que é apresentado no final de Dragon Ball Z e treinado por Goku.
7º – Super Saiyajin
A mais famosa da franquia, os Saiyajins se tornam Super quando aumentam muito seu Ki e ocasionalmente ficam com seu característico cabelo loiro. A forma de Super Saiyajin é alcançada quando os Saiyajins estão em um nível de estresse/raiva muito grande, desencadeando a transformação (com exceção de Vegeta que conseguiu se transformar pela primeira vez por treinamento).
A forma de Super Saiyajin também tem diferentes estágios. O SSJ 1 é o primeiro, alterando a cor do cabelo para loiro e aumentando em muito as habilidades do guerreiro, e pode ganhar um upgrade com o SSJ 1.5 que aumenta a força mas diminui a velocidade. O SSJ 2 mantém a mesma forma do 1, mas aumenta seus poderes e solta pequenos raios pelo corpo. A transformação final é o SSJ 3, que aumenta o cabelo loiro e seu poder, porém o único que conseguiu chegar há esse estágio foi Goku, e sem conseguir manter muito tempo.
6º – Evolução do Freeza
As primeiras formas de Freeza são muito fortes, mas com a evolução dos guerreiros Z, elas acabaram se tornando inúteis, forçando o vilão à utilizar mais sua última forma. Nela, Freeza derrota todos os guerreiros que estavam em Namek, sendo superado apenas por Goku SSJ 1.
Em Dragon Ball Super, Freeza reaparece com uma nova transformação, o Freeza Dourado. Nessa transformação, ele fica no nível de um SSJ Deus, mas como não treinou nessa forma, ele é derrotado facilmente por Goku e Vegeta.
5º – Super Saiyajin Rosé
Em Dragon Ball Super, Zamasu, um Kaioshin do Universo 11, rouba o corpo do Goku do seu universo e assume a alcunha de Goku Black. Esse vilão destrói o futuro do Mirai Trunks, que precisa voltar para pedir ajuda à Goku e Vegeta da linha do tempo principal. No embate entre Goku e Vegeta vs Goku Black, o vilão se transforma em um SSJ que os guerreiros Z ainda não tinham visto. Essa forma se iguala ao SSJ Azul e torna Goku Black praticamente invencível.
Diferente do SSJ Azul, seu cabelo é rosa e sua aura fica variada nas cores roxa e vermelho escuro. Essas mudanças acontecem devido a presença de um Kaioshin no corpo do Black.
4º – Super Saiyajin Deus / Super Saiyajin Azul
A transformação Deus SSJ era uma lenda dos Saiyajins, que consiste na união de seis Saiyajins de coração puro para fortalecer um deles. Porém, depois Goku se mostra capaz de utilizar essa transformação sozinho, e indo além, evoluindo para o Super Saiyajin Azul (ou SSJ Deus SSJ). Vegeta consegue alcançar o SSJ Azul no anime, e o SSJD apenas no mangá. Como o nome diz, o poder dessas transformações se equiparam ao das divindades da franquia.
A diferença de visual são o cabelo vermelho em um (SSJD) e azul levantado no outro (SSJA), e a forma um pouco mais magra e de pele levemente bronzeada do SSJD. No Torneiro do Poder, Vegeta consegue atingir a transformação de SSJA 1.5, com a aura e cabelo num tom azul mais escuro.
3º – Lendário Super Saiyajin
A transformação mais rara dos Saiyajins, foi manifestada pela primeira vez pelo personagem Broly. Na história canônica, ele foi um guerreiro banido ainda bebê, pois ele superava o poder do príncipe Vegeta e isso assustava o rei. Quando volta anos depois, ele é influenciado por Freeza para ajudá-lo a derrotar os guerreiros.
Assim como os demais Saiyajins, sua transformação é ativada pela raiva, e vai ficando mais forte de acordo com a mesma. Seu cabelo fica verde e seu poder, até agora, se mostrou sem limites, sendo parado apenas por Gogeta (fusão entre Goku e Vegeta) na forma de SSJA. Outra personagem que tem essa transformação é a Saiyajin Kale do universo 6, na saga do Torneio do Poder.
2º – Fusão
Essa transformação é obtida através de duas técnicas: a Dança Metamoru e os Brincos Potara.
A Dança Metamoru é introduzida canônica na saga de Majin Boo, quando Goku e Piccolo ensinam Goten e Trunks a fazerem a fusão, originando Gotenks. Por mais que fosse a fusão de duas crianças, Gotenks se mostrou muito forte e no nível do vilão Majin Boo. No filme “Dragon Ball Z: Uma Nova Fusão: Gogeta”, Goku e Vegeta se fundem através da Dança Metamoru para derrotar o vilão Janeba, e se tornam Gogeta. O problema da fusão obtida pela dança é o tempo limite de 30 min e a necessidade de que os fundidos tenham poderes e tamanhos parecidos.
A outra fusão é feita usando os Brincos Potara, brincos usados pelos Kaioshins, e os usuários precisam apenas usar um brinco cada. Essa fusão também é introduzida na saga Boo, quando Goku e Vegeta usam os brincos e se tornam Vegetto. Quando essa técnica é utilizada pelos Kaioshins, eles ficam fundidos para sempre, mas com seres mortais dura apenas 1 hora, podendo diminuir de acordo com o poder usado. No Torneio do Poder, Caulifla e Kale, Saiyajins do universo 6, também realizam a fusão através dos Brincos Potara e se tornam Kefla.
1º – Instinto Superior
Na saga Torneio do Poder, Goku surpreende todos (inclusive os Deuses) ao utilizar o poder do Instinto Superior, algo que só os Deuses e Anjos conseguiam fazer. Esse poder é descrito por Whis como uma técnica dos Deuses que ele estava ensinando para Beerus, que consiste na habilidade do corpo se mover antes do pensamento, de forma instintiva, aumentando absurdamente a velocidade.
Quando estava lutando com Jiren, Goku estava esgotado e, ao ser atingido pela própria Genki Dama, ele reabsorveu a energia, fazendo com que seu corpo quase derrotado pudesse responder instintivamente, usando da técnica incompleta. No final do torneio, Goku e Jiren travam mais um embate, onde Goku utiliza o Instinto Superior de forma perfeita, ficando com um cabelo branco e olhos cinzas, mas quando estava perto de derrotar seu rival, ele fica sem energia e volta a sua forma normal.
10,5º – Super Saiyajin 4
Em Dragon Ball GT, Goku faz um tipo de fusão entre a transformação de Oozaru e a de Super Saiyajin, originando o SSJ4 para derrotar o vilão Baby Vegeta. Tanto Goku quanto Vegeta utilizam essa transformação, curioso que Vegeta até então não tinha se transformado em SSJ3, mas consegue pular para o 4º estágio da transformação. Nessa forma, os guerreiros Saiyajins ficam muito mais fortes que as anteriores, ainda mais quando utilizam a fusão através da Dança Metamoru, e se tornam Gogeta SSJ4 para tentar derrotar Super Li Shenlong, mas acabam falhando devido o tempo limite.
Existe um tremendo debate sobre “Dragon Ball GT” ser canônico ou não, mas a transformação SSJ4 foi muito bem aceita pelos fãs, e se tornou a favorita de muitos.
E aí cebolitos, achou que outra transformação merecia estar na lista? Comente aí!