Primeiro Teste Vocacional Do Mundo Dentro Do Roblox É Lançado No Brasil

O Brasil enfrenta hoje um cenário preocupante: 1 em cada 7 jovens de 18 a 24 anos está desempregado (14,9%), mais que o dobro da média nacional. Entre adolescentes de 14 a 17 anos, a taxa chega a 26,4%, segundo o IBGE (2025). Além da falta de oportunidades, muitos estudantes enfrentam dificuldades na hora de escolher o curso certo, o que contribui para a evasão escolar. Pensando nisso, o Governo de Minas Gerais dá um passo inédito na educação brasileira com o lançamento do “Descobridor de Trilhas”, o primeiro teste vocacional gamificado do mundo dentro do Roblox, plataforma que reúne milhões de jovens no metaverso.

A iniciativa integra o programa Trilhas de Futuro, criado há 6 anos para ampliar o acesso à formação técnica gratuita em todo o estado. Desde então, já beneficiou mais de 100 mil jovens mineiros, cobrindo não só o curso, mas também transporte e alimentação, gerando também resultados expressivos em empregabilidade.

Criada pela agência Cálix, o projeto dentro do jogo Roblox faz com que a escolha profissional se transforme em uma experiência divertida, interativa e segura. O jovem tem a oportunidade de explorar diferentes carreiras, conversar com avatares de profissões e realizar missões que simulam situações de trabalho. Ao final, recebe sugestões de cursos técnicos adequados ao seu perfil. Para tornar a jornada ainda mais atrativa, cada participante também ganha skins temáticas que representam profissões.

“O grande salto é levar uma política pública para o mesmo espaço onde os jovens já estão”, conta Marcello Lopes, CEO da CLX, agência responsável pelo projeto. Já o diretor de criação, Marcus Valls, destaca: “Quando o jogo vira ferramenta de descoberta, a cultura gamer se conecta com a vocação de cada estudante”. Para o Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo de Minas, Bernardo Assis, a inovação representa mais que comunicação: “Não basta falar com a juventude. É preciso criar experiências que transformem sua vida e preparem Minas para o futuro”.

Assista ao filme:

Ficha Técnica:

Agência: Cálix

Cliente: Governo de Minas Gerais

Campanha: “Trilhas de Futuro”

CEO/agência: Marcello Lopes

Direção de Criação: Marcus Valls

Redação: André Barreiros, João Amador e João Paulo Oliveira

Direção de Arte: Marcus Valls, Marco Gaspar e Rafael Arnoldo

Direção Geral de Atendimento: Ângelo Campos

Gerente de Atendimento: Tâmara Alves

Operações: Deisy Senna

Atendimento Agência: Tâmara Alves

Planejamento: Lorenna Alvarenga

Aprovação Governo de Minas: Bernardo Assis, Liliane Lima, Gabriel Brant, Lorena Cristina Aparecida dos Reis, André Henrique Marques da Silva, Lucia Saito, Felipe Moreira, Eric da Silva

Direção Geral de Mídia: Dailson Santos

Estratégia de Mídia: Renata Valadares, Marina Xavier, Ana Beatriz e Giovanna Cardoso

Gerente Geral de Produção/RTV e Produção Digital: Lucas Alencar

Produção gráfica: Letícia Paiva, Débora Américo, Cássia Russo e Ester Alves

Revisão: Bruna Torinelli

Estúdio: Júnior Martins e Marcus Carvalho

Produtora de vídeo: Costa Alanis Produções

Direção de cena: Luis Barbosa

Fotografia: Luis Barbosa

Coord. de Produção: Fernanda Verdi e Felipe Pereira

Montagem: Vagner Alanis

Finalização: Vagner Alanis

Color: Vagner Alanis e Pedro Queiroz

Produtora de áudio: Sagaz Sound Design

Direção Musical: Moisés Souto

Produção Musical: Moisés Souto

Sound Design, Mixagem e Finalização: Moisés Souto e Leonardo Almeida (Dado)

Atendimento: Amanda Serra

Coordenação de Produção: Amanda Serra

Deixe uma resposta