Tron: Ares ainda nem chegou aos cinemas, mas já garantiu que vai honrar uma das tradições mais importantes da franquia. Afinal, entre a pioneira abordagem da tecnologia e o uso revolucionário de computação gráfica, a saga também ficou marcada por trilhas sonoras memoráveis. Para dar sequência a esse legado, o novo filme da Disney escalou o Nine Inch Nails, importante banda de rock formada por músicos vencedores do Oscar.
O Nine Inch Nails foi formado no fim da década de 1980 por Trent Reznor, que decidiu tocar, sozinho, todos os instrumentos em suas composições. O estilo inovador do rock industrial e eletrônico saído da mente do músico angariou prêmios como o Grammy, levou o projeto ao Hall da Fama do Rock and Roll e arrebatou uma legião de fãs que inclui nomes como David Bowie e Lady Gaga.
Enquanto trabalhava em clássicos como “Wish”, “Closer” e “Hurt”, Reznor começou a se interessar também por produzir trilhas sonoras, o que fez em filmes como, Assassinos por Natureza (1994), de Oliver Stone, e Estrada Perdida (1997), de David Lynch. O músico compôs também a de Quake (1996), um dos jogos de videogame mais influentes de todos os tempos.
Seu auge na área cinematográfica veio em 2010, quando Trent Reznor se uniu a Atticus Ross, músico com quem havia colaborado no Nine Inch Nails, para compor os temas de A Rede Social (2010), filme de David Fincher sobre a criação do Facebook. A parceria deu certo e rendeu à dupla troféus de Oscar, Globo de Ouro e Critics’ Choice Movie Awards.
De Journey a Daft Punk: Tron no mundo da música
A escolha de um grupo de peso como o Nine Inch Nails para Tron: Ares é justificada pela tradição da franquia em colaborar com grandes músicos. O primeiro filme, Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982), teve trilha sonora de Wendy Carlos, vencedora do Grammy que havia trabalhado em clássicos como Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980). Além disso, o longa também teve canções originais da Journey, banda que havia acabado de estourar com o hit “Don’t Stop Believin'”. Para o longa, o grupo gravou as faixas “Only Solutions” e “1990’s Theme”.
Já a continuação, Tron: O Legado (2010), teve a trilha sonora composta por ninguém menos que o Daft Punk. A icônica dupla de música eletrônica misturou seus sintetizadores com uma orquestra em composições que não só embalaram a aventura, como chegaram ao top 5 das paradas musicais dos EUA. Um trabalho abrilhantado por uma rápida aparição da dupla no próprio filme como DJs de um clube no mundo virtual da Grade.


