Super Quem? | Crítica

Análise sobre o filme “Super Quem?”, da Paris Filmes (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde.

Confira a ficha técnica da trama:

Nome: Super Quem? (Super-héros malgré lui)

Estreia: 27 de outubro de 2022 – 1h 22min

Direção: Philippe Lacheau

Elenco: Philippe Lacheau, Élodie Fontan, Tarek Boudali

Distribuidora: Paris Filmes

Gênero: Comédia

VER TRAILER


Todo mundo concorda que o cinema atual tem os super-heróis como maior carro de dinheiro. Basicamente, todo mês tem algum lançamento tanto da Marvel, quanto da DC. Pode ser em streaming ou no tradicional modo presente, na telona. O fato é que Philippe Lacheau, diretor e protagonista do filme Super Quem?, fez uma paródia bem divertida desse universo. Com piadas que funcionam e outras que humilham esse novo cenário da indústria cinematográfica. Entretanto, está longe de ser genial ou inovador.

O filme conta a história de Cédric (Philippe Lacheau), um ator que parece estar amaldiçoado a viver uma vida de perdedor. Mas uma raridade acontece: ele consegue um papel principal em um filme para interpretar o superherói “Badman”. No entanto, o destino age novamente e ele se envolve em um acidente no qual perde a memória. Depois do ocorrido, Cédric começa a agir como um super-herói de verdade, se vendo no meio de uma confusão com bandidos reais e um caso para solucionar.

Ao longo dos acontecimentos, há bastante referências satíricas às obras da Marvel e da DC nos cinemas, ou seja, zomba tais obras de sucesso. Não que isso seja significado de algo ruim, apenas brinca com o que deu certo nos cinemas dos super-heróis. Mas não só isso, como também cutuca os grandes atores, que são mesquinhos e nariz em pé.

O roteiro é simples, o diretor-protagonista Philippe Lacheau parece ter total liberdade em fazer o que quer e no uso das piadas. É interessante ver que o francês fez, pois essa “Era de Heróis” já tem ficado maçante para muitos, com tantos lançamentos. E sempre há uma sensação que sempre estamos inseridos nesse mundo e que para fazer sucesso na bilheteria, tem que ser de herói. Vale ressaltar que há muitas piadas fálicas (sexuais) e de duplo sentido.

O enredo em si é legal, com um vocabulário atual, uma linguagem mais adulta e com um estilo tiozão, típico sessão da tarde de comédia. Há surpresas, controvérsias e um breve drama “carismático”. Sobre carisma, o elenco faz jus e entretém a quem assiste. A dublagem brasileira conseguiu traduzir bem o idioma francês e certas piadas fizeram mais sentido à nossa língua materna, pois no original muita piada iria se perder ao brasileiro.

Diante dos fatos supracitados, com uma boa edição, piadas e sátiras à Era dos Super-heróis, Super Quem? é um filme francês que traz consigo a clássica piadoca sobre os heróis que todo amante dessa cultura gosta. E que ao mesmo tempo já está saturado de tanto filme de herói e quer mesmo zoar com isso tudo. Com referências simbólicas de momentos especiais desse gênero, a história de Cédric cativa e consegue retirar ao espectador boas risadas.

Super Quem
Sinopse
Cedric é um ator que, após anos tendo sua carreira vista como chacota, encontra uma oportunidade que promete mudar sua vida: dar vida ao personagem super-herói Badman! Nome familiar, não?...Só que um acidente de carro não estava nos planos de Cedric. Assim que o ator desperta da batida, sua vida real se torna um apagão, e Cedric passa a acreditar que ele é legitimamente Badman, o super-herói.
3.5
Notas

Deixe uma resposta