Análise sobre o filme “Elementos”, da Walt Disney Pictures (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde. Confira a ficha técnica da trama:
Nome: Elementos (Elemental)
Estreia: 22 de junho de 2022 – 1h 41min
Direção: Peter Sohn
Elenco: Leah Lewis, Mamoudou Athie, Mason Wertheimer
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Gênero: Animação, Família, Comédia
Elementos é um filme de animação que se passa em uma sociedade extraordinária chamada Cidade Elemento, na qual os quatro elementos da natureza – ar, terra, fogo e ar – vivem em completa harmonia. Na história, somos apresentados à Faísca (fogo, dublada por Leah Lewis), uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas que tem um temperamento um pouco quente; Gota (água, dublado por Mamoudou Athie) é um jovem empático, observador e extrovertido, que não tem medo de demonstrar suas emoções – na verdade, é até um pouco difícil controlá-las; Turrão (terra, dublado por Mason Wertheimer) é um garoto muito inteligente da terra que mora na Vila do Fogo, e está sempre perto de Faísca; e Névoa (ar, dublada por Wendi McLendon-Covey), que tem uma personalidade fofa e rosa, está sempre atenta às tendências da moda e é fã dos Windbreakers, um time de Air Ball.
Esteticamente, Elementos é um impecável: o visual da animação é bonito e apaixonante como os dois protagonistas. A trilha sonora é muito gostosa de ser ouvida, os diálogos são bem construídos e possui uma moral muito interessante sobre etnias para/com mundo real. Mais uma vez e reforçando claramente sobre os diferentes serem normais. Não há para que julgar ou excluir. Sendo assim, a narrativa é agradável muito bem conduzida.
A qualidade da Pixar é indiscutível quando retratamos seus enredos, suas mensagens e seu estilo de animação único. Entretanto, em Elementos, não há uma grande inovação ou uma ousadia propriamente da produção. O filme é ótimo, divertido, fofo, emocionante, mas não há margem para ousadia. Reforço mais uma vez que isso não quer dizer que a obra seja ruim. Apenas atende com bom rendimento aquilo que propõe.