O COVID-19 interrompeu muitas produções de Hollywood, mas deixou muitas outras no limbo, pois não conseguiram voltar e filmarem refilmagens cruciais que garantiriam um lançamento em 2020… Assumindo que os cinemas estariam abertos no tempo, é claro.
Durante uma recente entrevista para o Festival Internacional de Cinema de Xangai (transcrita pela Indie Wire), o diretor de Dune, Denis Villeneuve, falou sobre o que está acontecendo com o filme e isso pode acabar indo direto ao ponto.
“Eu estava planejando voltar e filmar alguns elementos mais tarde, porque queria reajustar o filme”, explicou o cineasta. “O tempo era um luxo que eu tinha. Eu não sabia que seria uma pandemia. Então, quando o vírus atingiu a América do Norte, quando estávamos prestes a voltar a fazer esses elementos, o impacto foi que isso prejudicou minha agenda no momento.”
“Será uma corrida para terminar o filme a tempo, porque nos foi permitido voltar a filmar esses elementos em algumas semanas. Isso também significava que eu precisava terminar alguns elementos do filme, como VFX e edição, estar em Montreal enquanto minha equipe ficou em Los Angeles.”
Villeneuve continuou explicando que está fazendo o possível para editar Dune de sua casa em Montreal, mas admite que não estar na mesma sala com seus colaboradores colocou alguns problemas importantes.
“Com o meu editor compartilhando equipamentos, estando longe um do outro, mas eu percebo o quanto a edição é como tocar música com alguém, e você precisa estar na mesma sala”, explica ele. “Há algo sobre a interação, interação humana, espontaneidade, energia na sala. Realmente sinto falta de não estar na mesma sala que meu editor. É muito, muito doloroso.”
Atualmente, Dune está programado para ser lançado em 18 de dezembro, mas se é capaz de cumprir essa data, ainda está para ser visto. Você pode conferir a entrevista completa com Villeneuve no player abaixo: