Análise sobre o filme “ Coringa: Delírio a Dois”, da Warner Bros. Pictures (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde
Confira a ficha técnica da trama:
Nome: Coringa: Delírio a Dois (Joker : Folie à Deux)
Estreia: 03 de outubro de 2024 de 2024 – 2h 19min
Direção: Todd Phillips
Elenco: Joaquin Phoenix, Lady Gaga, Brendan Gleeson
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
Gênero: Ação, Drama, Romance
Em “Coringa, Delírio a dois” somos convidados a embarcar na mirabolante viagem entre as personalidades de Coringa e sua pessoa física. A trama inicia com Arthur na prisão, após ser condenado pelos crimes cometidos. E tudo começa a mudar quando ele conhece “Lee”, interpretada por Lady Gaga.
Ele se encanta pela mulher que é declaradamente sua fã, a partir daí ela se torna a narradora e personagem percursora na história . Lee tem o Coringa em suas mãos, como se ela o manipulasse a maior parte do tempo e o dominasse por completo. Os dois protagonizam cenas brilhantes de delírios e momentos reais, com muita loucura envolvida. O grande tribunal para decidir o destino de Arthur é o ápice do filme. Enquanto tentam provar que ele convive com uma dupla personalidade, o próprio não suporta e se torna responsável pelo seu julgamento. A partir daí, comprova-se que “Coringa” não é apenas uma pessoa e sim um movimento. Com uma legião de fãs, admiradores: Seu fim é trágico e trás muitos questionamentos. É como se a criatura fosse calada pelo criador. Porém não daremos spoiler, então se você está curioso fique ligado que a partir do dia 04 de outubro, “Coringa, Delírio a Dois” chega em todos os cinemas do Brasil. Quanto a questões cinematográficas:
FOTOGRAFIA
Impecável do início ao fim. A cor trás o sentimento ideal pra cada momento do filme, com a maioria dos planos bem próximos o que dá ainda mais uma sensação dramática.
ROTEIRO
Infelizmente há falha no roteiro, o que torna o filme cansativo e arrastado. Com momentos que causam tédio ao telespectador.
ATUAÇÕES
Joaquin Fênix consegue superar a atuação brilhante que apresentou no primeiro filme. Vemos um personagem mais consistente e dramático, facilmente merece uma indicação ao Oscar com possibilidade alta de ganhar. Já em relação a Lady Gaga, a artista acaba caindo em sua zona de conforto por ser um filme musical. Tem uma boa performance, porém não podemos esperar uma indicação a estatueta por esse papel.
JOKER É UM FILME MUSICAL?
Com certeza sim. O filme assumiu esse papel, era a dúvida que todos tinham porém foi declarado. Isso torna o filme diferente, uma vez que o Coringa sempre foi conectado com a música, porém o exagero da musicalidade é algo que chega a incomodar. Existe muita performance e nenhuma delas é marcante como geralmente vemos nos musicais. Cada uma acaba sendo apresentada com a sua peculiaridade.
Coringa: Delírio a dois tenta emular o primeiro filme e em partes, consegue, porém, se perde na proposta com um roteiro fraco e desconexo. A proposta de um terceiro parece ser meio nebuloso devido ao final enigmático, porém, o ditado mais famoso dos quadrinhos é: ninguém nunca morre de verdade.