O cinema nacional está pronto para assumir seu espaço nas telonas de todo o Brasil. São histórias que fazem rir, chorar, sonhar. Histórias que dão susto, animam as crianças, acalentam propósitos. Os filmes brasileiros que estão para estrear nos próximos meses é a inspiração para uma nova campanha do movimento #JuntosPeloCinema, que reúne mais de 280 profissionais do audiovisual. O filme está sendo exibido em diversos canais parceiros de mídia, entre eles o Cineclick e a TV Globo, num esforço coletivo de refazer a ponte entre os espectadores e os cinemas que ficaram fechados por mais de sete meses, e agora reabrem com rígidos protocolos de segurança e bem-estar.
O Movimento #JuntosPeloCinema tem como objetivo fortalecer o setor, cobrar apoio dos governos e estabelecer protocolos de segurança para a volta dos cinemas, o que começou a ocorrer no início de setembro. Com a reabertura das duas principais praças do País (São Paulo, e Rio de Janeiro), as distribuidoras começam a planejar também as estreias e anunciam, em conjunto, quais os títulos nacionais chegam às telas nos próximos meses.
A agenda de estreias divulgada pelo grupo alterna gêneros e públicos, fortalecendo toda a cadeia e contribuindo de forma direta com a retomada dos cinemas após meses delicados para o segmento.
“Durante toda a pandemia, vimos as fronteiras entre concorrentes sendo derrubadas e nos integramos em torno de um único objetivo: manter o cinema vivo. Por isso, para essa retomada criamos uma agenda de estreias que beneficiasse a todos, de maneira estratégica, para atrair ainda mais o nosso público e manter as salas sempre movimentadas”, explica Jorge Assumpção, Diretor de programação e marketing da Paris Filmes e que comandou o Time de Conteúdos Nacionais do movimento #JuntosPeloCinema.
Ele completa: “a equipe, formada por profissionais de 14 empresas diferentes, trabalhou todos esses meses conectando os produtores e os criativos do cinema nacional com a reabertura das salas. Eles foram fundamentais para essa campanha que valoriza os nossos filmes brasileiros”.
São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte e outras capitais já estão com suas salas abertas. Todas seguem os rigorosos protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos por autoridades municipais e estaduais após a autorização para a reabertura. Segundo a Feneec (Federação das Empresas Exibidoras de Cinema), os protocolos de segurança e bem-estar incluem: oferta de álcool gel em diversos pontos ao longo do percurso do cliente, sinalização de assentos bloqueados e que não serão vendidos para atender tanto o limite de ocupação quanto distanciamento social, intervalos entre as sessões ampliados para a higienização segura das salas, uso obrigatório de máscara tanto para clientes quanto funcionários, utilização de EPI (Equipamentos de Segurança Individual) para os funcionários, saída controlada das salas, entre outras medidas aprovadas pelas autoridades governamentais.
É importante reforçar que as salas de cinema possuem ar-condicionado que faz a troca de ar constante, com aparelhos higienizados que mitigam ainda mais os riscos de contaminação. A manutenção do ar-condicionado tem uma legislação própria de âmbito nacional que detalha todos os procedimentos para garantir a qualidade do sistema. É o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle na Lei 13.589/18. Portanto, todas as salas de cinema possuem um sistema de ar-condicionado que garante a renovação contínua e integral do ar a cada sessão, são dutos independentes e por um duto entra o ar limpo e por outro sai o ar antigo. Esse sistema é bastante parecido com o utilizado em hospitais e aviões.
Confira abaixo a lista completa dos filmes citados:
- 10 Horas Para o Natal
- A Febre
- A Menina Que Matou os Pais
- A Sogra Perfeita
- Acqua Movie
- Alemão 2
- Anna
- Auto da Boa Mentira
- Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou
- Cabras da Peste
- Correndo Por Um Sonho
- D.P.A. 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo
- Dente Por Dente
- Depois a Louca Sou Eu
- Dois Mais Dois
- Intervenção
- Juntos e Enrolados
- Marighella
- Nas Ondas Da Fé
- O Clube dos Anjos
- O Menino Que Matou Meus Pais
- Pacarrete
- Predestinado
- Todos os Mortos
- Veneza