Análise sobre o filme “Barbie”, da Warner Bros. Pictures (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde. Confira a ficha técnica da trama:
Nome: Barbie
Estreia: 20 de julho de 2023 – 1h 55min
Direção: Greta Gerwig
Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Emma Mackey, Simu Liu, Dua Lipa, America Ferrera, Kate McKinnon, Issa Rae, Rhea Perlman e Will Ferrell
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
Gênero: Aventura, Comédia, Família
Com um roteiro original refinado, a diretora Greta Gerwig entrega o que há de melhor da boneca mais conhecida do mundo. A sensação é que 1 hora e 55 minutos de filme passam voando com tanta diversão, comédia e um drama que funcionam harmoniosamente.
O filme “Barbie” conta a história a partir da expulsão da protagonista da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, então Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade. Vale salientar que a história conta com quatro atos — sim, quatro atos —, os quais são encaixados na trama de forma redonda e conclusiva. A diretora Greta Gerwig conseguiu fazer ações que acarretavam em certas consequências dos quais finalizavam em seus próprios atos. E mesmo que isso pareça confuso, ou que o filme seja apenas um amontoado de marketing nas telas, ele entrega uma aventura bastante divertida com diversos acontecimentos icônicos.
Um dos pontos altos do filme é a comédia. É praticamente impossível não rir, ou melhor, ficar algum minuto sem rir com o filme. A venda de ser um filme da Barbie e todos os seus esteriótipos, no sentido da galhofa de todo o seu universo de boneca, traz consigo uma incerteza de uma narrativa como um filme próprio. Entretanto, o filme funciona com essa comédia com belos timings de piadas e referências do nosso mundo real. Não é forçado! E mais: a aventura fica ainda mais interessante e fluída, havendo conceitos valiosos sobre autodescoberta. Tais conceitos não são forçação de barra e é encaixado perfeitamente — e no momento certo!
O elenco de “Barbie” é fenomenal! Margot Robbie faz a Barbie Esteriotipada, aquela que toda criança queria e/ou gostaria de ser. Todas as suas expressões, os seus diálogos e sua atuação, fazem Margot Robbie se destacar e comprovar o porquê de ser a protagonista com tanta gente competente nesse mundo cinematográfico. Além de mostrar que não é só um rostinho bonito, visto que consegue transmitir que a boneca está passando por problemas existenciais. Agora, o Ken, que é interpretado por Ryan Gosling, é simplesmente fantástico! Não há como não rir, se emocionar ou odiar o Ken. A atuação de Ryan Gosling é merecidamente digna de Oscar e é isso que há para falar. E é digno também falar que todos os outros atores atuaram super bem. É de se ver que todos realmente compraram a ideia desse mundo fabuloso da Barbie e a diretora Greta foi só lapidando-os.
Os efeitos especiais são caricatos de como as pessoas utilizam a Barbie no mundo real e como a imaginação flui. Canções divertidas de uma trilha sonora magnífica e que dizem muito sobre os sentimentos dos protagonistas, acompanhados de figurinos esplendidos. Eles conseguiram passar por todas as fases da Barbie, em vestimenta, bonecas e referências justas desse mundo sem forçar, apenas brincando com o espectador.
Outro fator importante de se destacar é como o filme trabalha perfeitamente temas sobre feminismo, patriarcado, depressão e entre outros. São diálogos para prestarem à atenção e ser reproduzido em nosso dia a dia. E praticado!!!
Diante dos fatos supracitados, o filme “Barbie” é um prato cheio de comédia, aventura e diversão, com referências do mundo fabuloso da boneca mais conhecida do mundo. As atuações impecáveis contam com vestimentas lindíssimas de acordo com a história da Barbie e faz com que o usuário da boneca lembre de sua coleção. E claro, sempre com diálogos que alfinetam o espectador a refletir sobre diversas causas do mundo do qual vivemos.