Análise sobre o filme “Assalto na Paulista”, da O2 Play e Kinoscópio Cinematográfica (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde.
Confira a ficha técnica da trama:
Nome: Assalto na Paulista
Estreia: 25 de agosto de 2022 – 1h 50min
Direção: Flavio Frederico
Elenco: Eriberto Leão, Bianca Bin, Adriano Bolshi, Jefferson Brasil
Distribuidora: O2 Play
Gênero: Ficção (Ação/Drama)
O filme Assalto na Paulista é livremente inspirado em um dos maiores assaltos a bancos privados no Brasil, na Avenida Paulista, centro financeiro do país. Provavelmente o espectador que não reside em São Paulo não saberá e muito menos vai entender como funciona a logística do coração paulista. Tudo aconteceu num sábado à noite, quando uma quadrilha passou quase dez horas dentro da agência e roubou 170 cofres particulares localizados no subsolo.
Flavio Frederico dirigiu o filme com o roteiro livre da Mariana Pamplona, o qual tenho algumas ressalvas a serem comentadas. Como o filme é inspirado, nem tudo o que a Sra. Pamplona fez é verossímil (verdade), ele é vendido como uma ficção e na elaboração dos personagens. Muito o que é visto na telona passa por uma construção dialética da direção. Há de se encontrar exemplos desse gênero muito emblemáticos ao longo dos três atos do filme, como a série da Netflix: La Casa de Papel, e ao elogiado Assalto ao Banco Central. Entretanto, a fórmula parece não corresponder muito bem aqui. A ação, as pessoas, o drama, até funcionam em uma certa parte. O espectador quer entender a devoção para o assalto e o que os personagens se propõem a fazer isso, mas ao longo do trajeto parece perder um pouco a vontade. Fica arrastado e mal encaixado, perdendo o foco e um ponto de interesse.
Mesmo com incríveis atuações de Eriberto Leão, como Rubens – um personagem perigoso que logo se apresenta tão bobo nos últimos atos –, e Bianca Bin, como Leônia – uma personagem realista, dona de si e que poderia ser muito mais bem elaborada pela incrível atriz. Junto a uma trilha sonora interessante e marcante da cultura brasileira.
Diante dos fatos supracitados, Assalto na Paulista teve um bom material em mãos para criar algo espetacular e emocionante aos espectadores, mas não conseguiram desamarrar isso e criar ápices de tensão. O elenco e a trilha sonora deram um diferencial no que poderia ser uma das maiores obras do cinema brasileiro, mas infelizmente não foi dessa vez.