Análise sobre o filme “Ainbo: A Menina da Amazônia”, da Paris Filmes (a convite da Paris Filmes), aqui no site Cebola Verde.
Confira a ficha técnica da animação:
Nome: Ainbo: A Menina da Amazônia (Ainbo: Spirit of the Amazon)
Estreia: 30 de setembroo de 2021 – 1h 24m
Direção: Richard Claus
Elenco: Yeni Álvarez, Lola Raie, Thom Hoffman, Bernardo de Paula, Naomi Serrano
Distribuidora: Paris Filmes
Gênero: Aventura, Infantil, Família
Com uma aventura infantil recheada de temas a serem explorados, “Ainbo” é uma ótima animação para a garotada, mas peca na direção e com o desenrolar da narrativa.
Ainbo: A Guerreira da Amazônia é um filme de animação 3D peruano-holandês-americano dirigido por José Zelada e Richard Claus, com história de José Zelada. Ele conta a história de uma jovem menina indígena que precisa salvar seu território das forças do mal. A linguagem e comunicação do filme é simples para as crianças até certo ponto, pois às vezes mostra uma complexidade em certos assuntos abordados, os quais serão citados em breve nesta análise.
Na parte gráfica, Ainbo é simples, imagens marcantes e caricatas da Amazônia, porém em certos momentos há um desconforto visual na fluidez dos personagens. Tirando esse problema “humanoide”, a ambientação é um espetáculo à parte. Sendo assim, acaba sendo um atrativo gigantesco para as crianças.
A animação é direcionada às crianças, pois ela é caricata e despretensiosa. Entretanto, a trama do filme faz com que o espectador se preocupe com temas profundos e atuais, como o desmatamento, os mitos indígenas, as relações humanas em uma comunidade indígena – enfim, diversos temas em uma obra curtíssima de 1 hora e 24 minutos, por ser animação. Não há como o trabalho se aprofundar, ou seja, dá a noção no filme de algo “mal-resolvido”. A narrativa é limitada a relatos superficiais ou ações que pouco se tem uma carga emocional considerável.
É válido acompanhar a história de Ainbo e ver o que uma jovem menina indígena poderá fazer para ajudar sua tribo, suas terras. Uma aventura para toda família e características marcantes da fauna e flora da Amazônia.



