Análise sobre o filme “A Primeira Comunhão”, da Paris Filmes (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde.
Confira a ficha técnica da trama:
Nome: A Primeira Comunhão (La niña de la comunión)
Estreia: 30 de março de 2023 – 1h 39min
Direção: Victor Garcia (VI)
Elenco: Carla Campra, Aína Quiñones, Marc Soler
Distribuidora: Paris Filmes
Gênero: Terror
O cinema espanhol é conhecido por ter grandes obras em gênero de terror, entretanto vem perdendo força e se tornando o mais do mesmo. Aliás, o gênero por si só vem desagradando e fomentando os clichês. Para quem curte o gênero, pode ser apenas chato e repetitivo, com cenas de terror que não assustas, e sim, dão sono. Infelizmente, é o que acontece em “A Primeira Comunhão”, do diretor Victor Garcia, que pouco faz para mudar tal argumento negativo.
O filme se passa na Espanha, final dos anos 1980. A recém-chegada Sara (Carla Campra) tenta se entrosar com os outros adolescentes de uma pequena cidade na província de Tarragona. Ela passa sua “aventura” com sua melhor amiga extrovertida, Rebe (Aina Quiñones). Uma noite, elas vão para uma casa noturna e, na volta, a caminho de casa, elas se deparam com uma menina segurando uma boneca, vestida para sua primeira comunhão.
Apesar de ter um roteiro interessante, o filme não consegue entregar o que se espera. Há inúmeras perguntas sem respostas, furos de continuação e os sustos não funcionam, pois são totalmente previsíveis. E mesmo com uma química até agradável das protagonistas Sara e Rebe, os diálogos são caretas. Vale salientar que os coadjuvantes são nem um pouco importantes; são chatos e o espectador quer mais que aconteça o pior mesmo com eles.
É notório que Victor Garcia tenta reproduzir algumas ideias da famosa boneca hollywoodiana, Annabelle, mas passa bem longe disso. Depois ele busca algo de “O Chamado” e só busca mesmo, porque não há uma entrega satisfatória. Dito isso, os três atos não funcionam como deveriam e ficam um amontoado de tédio.
Entretanto, há um ponto interessante para o filme clichê de terror: a ambientação e a maquiagem são bem interessantes para o filme que se passa na Espanha nos anos 1980. Apenas isso.



