O bilionário universo dos games – setor da economia criativa que mais cresce no mundo, faturando mais do que as indústrias da música e do cinema juntas – tem recebido atenção crescente do Rio2C a cada edição. A deste ano terá a estreia do palco Game+, em parceria com o Player1 Gaming Group – spin-off da unidade de games e eSports da Globo, hoje uma startup independente, com investimento da Globo Ventures.
O Game+ fará uma imersão na indústria dos games e eSports e suas múltiplas conexões. Segundo Leandro Valentim, Fundador e CEO da Player1 Gaming Group, que fez a co-curadoria de Games e eSports, “o evento reunirá publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas e os fãs, para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro. Questões como a diversidade, o protagonismo feminino e os modelos de negócio estarão em pauta. O tema também será tratado de forma transversal, em outros grandes palcos, a partir de sua interseção com o audiovisual, a música, o entretenimento e a moda”.
Palco principal do Rio2C, o Global Stage receberá Bruno ‘PlayHard’ Bittencourt, destaque na lista da “Forbes under 30”, fundador e CEO da Loud, Jaime Pádua, fundador e CEO da Fúria – duas das maiores empresas de eSports no mundo – e Roberta Coelho, CEO do MIBR – a mais tradicional organização de eSports do Brasil – no painel A Hora e a Vez dos eSports: O Brasil no Topo do Mundo (14/4). Ele terá mediação de Nyvi Estephan, apresentadora, atriz e host brasileira de eSport mais requisitada da América Latina. Em discussão, o crescimento dos eSports no mercado, como se tornaram uma forma popular de entretenimento, sua influência cultural e as estratégias que as suas ORGs usam para engajar o público, além do peso da responsabilidade de influenciar milhares de jovens.
Outra mesa que tratará da explosão dos esportes eletrônicos no país é eSports: Cenário Competitivo no Brasil Não para de Crescer(13/4), reunindo Carlos Antunes, Head de eSports da Riot Games – dona dos campeonatos oficiais de “League of Legends”, “Valorant”, “Wild Rift” e “Teamfight Tactics” –, e Rodrigo Terron, sócio e conselheiro da equipe de eSports Los Grandes, com moderação do publicitário Tiago Xisto, diretor da LNK Gaming.
O protagonismo feminino nos games será discutido no painel Game+Minas (13/4), com a ex-jogadora e influenciadora Nicolle Merhy, conhecida como Cherrygumms. Sócia e CEO da Black Dragons, ela foi indicada como a maior referência feminina nos games/eSports do Brasil pela “Forbes” e já trabalhou como consultora gamer para mais de 50 marcas no Brasil e no mundo. Na mesma mesa estarão Bruna Soares, diretora global da publisher francesa de games Ubisoft, com mais de 12 anos de experiência neste mercado, e Camila Silveira, mais conhecida como Camilota XP, apresentadora de eSports, atriz e embaixadora de diversas marcas, com mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram. A mediação será de Branca Galdino, fundadora da N9ne Cats, empresa de RP especializada em influenciadores e organizações do mercado de games e eSports.
A diversidade também está na pauta das discussões sobre games. Aos 26 anos, a streamer cearense Samira Close abriu portas para o público LGBTQIA+ e fala sobre a diversidade nesse universo ao lado de Maah Lopez, primeira mulher preta e LBGTQIA+ a ser caster de um campeonato oficial de esportes eletrônicos, no painel Diversidade: inclusão e cultura gamer (12/4), com a mediação de Bah Gutierrez, apresentadora e colunista de eSports.
As intersecções entre os esportes tradicionais e os games serão tema do painel Game+Esportes: Como o Físico e Digital Se Impulsionam? (12/4), com o skatista Luiz Francisco, o Luizinho – 4º lugar no skate park na Olimpíada de Tóquio –, o Head da NBA no Brasil, Rodrigo Vicentini, e o Diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva. Eles discutirão os benefícios da incorporação dos games no mundo dos esportes – como alcançar novas audiências, engajar as novas gerações e trazer novas linhas de receitas – e como os esportes tradicionais podem agregar valor aos games. A conversa será mediada pela jornalista Júlia Garcia, da TV Globo, especializada em esportes eletrônicos.
Para apresentar as tendências da indústria, o Game+ armou a mesa Web3/Metaverso: Tendências e Transformação da Experiência Gamer (13/4), com João Sampaio, o Flakes Power, influenciador fenômeno que recentemente teve sua skin anunciada dentro do Fortnite, e fundador da Hero Base e Hero Create, Gustavo Marinho, cofundador e CEO da Dropull, e moderação de Gui Barbosa, que recentemente atuou como Diretor-Geral da bayz, startup focada em jogos web3. Outro painel que abordará o tema é Business Models – A Evolução dos Modelos de Negócio das Publishers (14/4), que trará executivos de duas grandes publishers (Bertrand Chaverot, da Ubisoft, e Marcio Milani, da Garena) para endereçar questões como o futuro dos consoles (todos os jogos serão multiplataforma?), o “Free2play” viabilizado pelo modelo “freemium” e os modelos “P2W” (pay to win).
Um dos maiores streamers do Brasil, o mineiro Victor “Coringa” Augusto – cujo projeto Baguncinha, que mistura games, música e metaverso, reuniu mais de 3 mil espectadores presenciais e 1 milhão de espectadores únicos online em sua última edição, quebrando recordes na Twitch – estará ao lado de Beto Fabri, Sócio e VP da Omelete Company, no painel Game+Entretenimento: Cultura Globalizada e Função Estratégica (14/4). Eles falarão sobre a força dos games para engajamento da geração Z, online e offline, e projetarão perspectivas de futuro, com moderação da apresentadora Mari Ayrez.
O Rio2C terá também discussões de políticas setoriais voltadas aos empreendedores do universo gamer, no Primetime da Spcine, O Que Falta Para O Brasil Confirmar Seu Posto De Líder Do Setor De Games No Sul Global? (12/4), com Viviane Ferreira (Diretora-presidente da Spcine) e Pedro Zambon (Gestor da Spcine Games), e no painel Políticas Públicas para Jogos (13/4), com Carolina Caravana (Vice-Presidente da Abragames), Maurício Hirata Filho (Diretor de Investimentos da RioFilme) e João Andrade (ex-Diretor de Desenvolvimento Econômico e Políticas Audiovisuais da Spcine).