Novo Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024 terá aço Gerdau 100% reciclável

Na edição que comemora os 40 anos de história do festival, aço Gerdau estará novamente presente na cenografia do icônico Palco Mundo


Pela segunda edição consecutiva, o aço Gerdau estará presente no Palco Mundo do Rock in Rio Brasil. A renovação da parceria entre a maior empresa brasileira produtora de aço e o maior festival de música e entretenimento do mundo foi anunciada em uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo (SP) nesta quinta-feira (25), que trouxe os detalhes do novo palco da edição que comemora os 40 anos de história do Rock in Rio e contou com a presença do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, e do CEO da Rock World, Luis Justo.
Como destaque da Cidade do Rock, no Parque Olímpico, localizado na Barra Olímpica, Rio de Janeiro (RJ), a cenografia do Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024 terá um visual ainda mais moderno e contará com 200 toneladas de aço fornecidas pela Gerdau para a edição de 2022. A cenografia inclui 86 módulos cenográficos feitos com aço Gerdau, pesando 550 kg cada. O novo Palco Mundo será ainda maior, com 860 metros quadrados, 104m de largura e 30m de altura, equivalente a um prédio de 10 andares e com seis telões de LED, marcando um novo recorde histórico do festival, que teve início em janeiro de 1985.
A renovação da parceria marca a continuidade de uma união de propósitos iniciada no Rock in Rio Brasil 2022 e leva em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. A Gerdau é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina e produz aço com baixa emissão de carbono. Além do aspecto ambiental, o processo de reciclagem inclui milhares de cooperativas e pessoas em sua cadeia de geração de renda. Do ponto de vista da inovação, o aço da Gerdau é um produto versátil, flexível, moderno, inovador e com características perfeitas para uma construção rápida, ágil e segura.
“Pela segunda edição consecutiva, a Gerdau será o aço oficial do Rock in Rio Brasil. O mesmo aço que foi utilizado em 2022 será moldado e transformado em um novo Palco Mundo, dando mais uma vez visibilidade às pessoas que fazem parte da cadeia de reciclagem no País”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “Ficamos muito orgulhosos de estarmos mais uma vez ao lado do Rock in Rio, dando visibilidade ao trabalho de mais de um milhão de pessoas que atuam nessa cadeia no País e que ajudarão a dar vida ao palco do festival. Assim, esperamos contribuir para a construção de memórias inesquecíveis para os fãs do evento e reforçar a importância do aço para o futuro do planeta”.
O aço é um material 100% reciclável, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. A reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. A Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo dados World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.
“Estamos felizes e honrados por ter encontrado na Gerdau um parceiro que sonha junto com a gente e está conectado ao nosso propósito de aliar sustentabilidade e inovação, buscando impactar o mundo de uma forma positiva, tanto para o meio ambiente como para a sociedade — com um aço que vem da reciclagem de sucata e que inclui na operação milhares de cooperativas de catadores. O sucesso da nossa parceria com a Gerdau vem dessa comunhão dos mesmos valores de entender que podemos a partir de nossos negócios contribuir para o propósito de construir e trabalharmos juntos ‘Por um Mundo Melhor'”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World.

Parceria com Chilli Beans

Rodolfo Medina, Gustavo Werneck, Rogério Flausino, Luis Justo e Alessandra Valini

 

Outro grande anúncio feito na coletiva foi a parceria entre a Gerdau e a Chilli Beans, maior marca brasileira de venda de óculos na América Latina, para a criação de uma coleção inédita com óculos feitos de aço 100% reciclável, que homenageia o Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024. A apresentação da linha foi realizada pelo embaixador da Gerdau no festival, o músico e compositor brasileiro Rogério Flausino, que se apresentará no evento no dia 21 de setembro.
Os óculos poderão ser comprados nos pontos de venda da Chilli Beans na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, durante o Rock in Rio Brasil 2024, ou pela internet, no site da empresa. O design dos óculos feitos de aço homenageia a cenografia do Palco Mundo da edição comemorativa de 40 anos do maior festival de arte, cultura e entretenimento do mundo, que foi toda construída com aço Gerdau 100% reciclável. Os traços e o design do palco poderão ser encontrados nos dois modelos de óculos disponíveis para compra pelo público.
Com 44 coleções temáticas sendo lançadas por ano, essa colaboração se destaca por ser algo inesperado entre os públicos de ambas as empresas. “Adoramos fazer parcerias com marcas que refletem o nosso propósito e os nossos valores, como é o caso da Gerdau, que está comprometida com a sustentabilidade. A inovação está no nosso DNA, por isso, pela primeira vez, o aço utilizado pela Gerdau para construir o Palco Mundo do Rock in Rio estará em uma armação de óculos. Mais uma vez a Chilli Beans traz história no produto por meio de collabs. Esse lançamento será histórico!”, diz Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

 

Impacto social

Na ocasião, também foi anunciado pelo CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, que para cada óculos da coleção exclusiva com a Chilli Beans que for vendido, a Gerdau irá doar 20% do valor para o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa segue com a atuação da Gerdau, em parceria com o Rock in Rio, a Fundação Volkswagen e a ONG Gerando Falcões.
O Favela 3D tem como objetivo impactar socialmente a vida das famílias que moram no Morro da Providência, nas áreas do Buraco e Sessenta, além de levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil. A segunda edição irá somar forças para fazer a diferença na vida de 250 famílias, aproximadamente 1.800 pessoas, que vivem na região e serão beneficiadas pelas iniciativas, que fortalecerão o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para a transformação na região. O objetivo é impactar 250 famílias em trilhas de qualificação profissional.
“Unimos esforços mais uma vez para atuar em um projeto que impacta transversalmente a vida das famílias que residem no Morro da Providência. Este movimento reafirma o compromisso da Gerdau em ser parte das soluções para os desafios da sociedade e em transformar o cenário habitacional no Brasil”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
“Estamos, junto com a ONG Entre o Céu e a Favela, na segunda fase do Favela 3D no Morro da Providência. A primeira fase foi na Pedra Lisa e agora em Buraco e Sessenta. É muito simbólico estarmos na primeira favela do Brasil, ressignificando a história desse morro, como também reconhecendo a história e denunciando o fato de ainda termos pessoas em situações de extrema vulnerabilidade em um local tão histórico e central para o Rio de Janeiro. Esperamos continuar com essa transformação, família a família, mudando a história do morro, para uma favela que tenha dignidade”, afirma Nina Rentel, Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.
Iniciado em 2023, junto ao The Town, o maior festival de cultura, música e arte de São Paulo, promovido pelos mesmos criadores do Rock in Rio, o projeto já transformou a vida de 290 famílias da favela do Haiti, na capital paulista, e mantém o acompanhamento das famílias até dezembro de 2024. Para a edição de 2024, o projeto desembarca no Rio de Janeiro e chega nas áreas do Buraco e Sessenta, ambas do Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, para reestruturar a comunidade e melhorar a qualidade de vida das famílias.
Patrocínio musical Sonhos, Lama e Rock and Roll

Além da presença no Palco Mundo, a Gerdau também é a patrocinadora máster do musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, uma produção original que contará toda a trajetória das quatro décadas do maior festival de música e entretenimento do mundo, levando o público para uma viagem mágica pelos bastidores da criação do Rock in Rio. Com criação de Roberto Medina, produção musical de Zé Ricardo e concepção de Charles Möeller e Claudio Botelho, a peça será apresentada quatro vezes por dia no festival, com música ao vivo, performances de bailarinos e cenografia, para, em seguida, extrapolar os portões da Cidade do Rock.

 

BOX – Números da nova cenografia do Palco Mundo e da Gerdau

  • Aproximadamente 200 toneladas de aço: equivalentes a fabricação de 400 carros
  • 30 metros de altura: equivalente a um prédio de 10 andares
  • 104 metros de largura: equivalente a pouco mais de duas piscinas olímpicas
  • 100% reciclável, a cenografia do Palco Mundo será eternamente reaproveitada, quando deixar de ser palco, podendo se transformar em casas, edifícios, carros, centros hospitalares, entre outros
  • Mais 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau
  • 71% do aço da Gerdau é produzido a partir da reciclagem da sucata metálica
  • 11 milhões de toneladas por ano: A Gerdau é a maior recicladora das Américas
  • 30 mil colaboradores e colaboradoras