DarkSide Books estreia na Bienal com experiências além dos livros

No ano em que completa 13 anos de vida, a DarkSide Books marca a sua estreia na Bienal do Livro Rio 2025 abrindo para os leitores as portas da sua Casa Dark, um estande de 300m² que reflete a sua pluralidade literária e a sua relação com a cultura pop, sem perder as raízes com o terror, gênero tão característico da Caveira


A experiência, aliás, começa antes de chegar à Bienal. A editora, marcada pela sua comunidade de “DarkSiders”, disponibilizou o DarkBus, um ônibus gratuito que levará os leitores do Aeroporto Santos Dumont até o Riocentro em um percurso de 1h40 que será uma atração à parte, com interações e brindes que irão preparar os passageiros para o que devem encontrar no estande da Caveira.

Espaços que levam o universo Dark para os leitores

Já no Riocentro, a Casa Dark contará com um espaço particularmente nostálgico para quem viveu a era das videolocadoras. O cenário reproduz com fidelidade uma locadora típica dos anos 1980, reunindo os títulos da DarkSide que têm tudo a ver com cinema, como as novelizações de Os Goonies, Tubarão e Star Wars, clássicos do catálogo, além de novidades como Pânico: O Legado do Grito.

Enquanto isso, outro “cômodo” da Casa é perfeito para entusiastas de investigação criminal: a réplica de um necrotério, que fará com que os visitantes se sintam em meio a uma investigação forense. Além do terror, a DarkSide é bem conhecida por seus livros de true crime, como os estudos de caso de serial killers como Ted Bundy, Jeffrey Dahmer e BTK.

A marca Crime Scene tem como madrinha a criminóloga Ilana Casoy, que publicou pela DarkSide obras como Casos de Família, com análises aprofundadas dos casos Richthofen e Nardoni.

 

O País das Maravilhas na Bienal

Um dos maiores clássicos da literatura mundial terá um espaço dedicado dentro da Casa Dark: uma exposição com as ilustrações originais de John Tenniel para Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Fora da Casa Dark, a editora também levará Alice e seu universo fantástico para a roda-gigante Leitura nas Alturas. A cabine “Alice e o Coelho” é inspirada na obra, com direito a áudios relacionados à obra.

Alice ainda estará bem acompanhada no Labirinto de Histórias Paper Excellence. Para os admiradores de releituras inovadoras, a DarkSide Books une os universos de Alice no País das Maravilhas e Wicked, reinterpretando dois clássicos da literatura mundial.

 

Programação educacional, livros de colorir, brinquedos e papelaria

A DarkSide também aproveita o momento da Bienal para anunciar sua célula dedicada à educação: a EducaDark foi pensada no fortalecimento da relação dos livros com o aprendizado. Nos dias 16, 17 e 18 a Casa Dark contará com uma programação especial, voltada a estudantes e professores.

Também pensada para as crianças — de todas as idades, neste caso —, é a nova linha de livros para colorir original do universo Fofotrevas. Inspirados no universo da DarkSide, mas com um toque lúdico, os Fofotrevas são figuras como a boneca Annabelle, o vampiro Nosferido, o Zezé do Caixão, entre outros.

E eles não vivem apenas nas páginas dos livros de colorir: os Fofotrevas inauguram a nova linha de brinquedos da editora, a DarkToys. Os bonequinhos estreiam na Bienal como brindes especiais da Casa Dark para clientes e fãs que participarem das atividades da editora.

Outra novidade é a marca de papelaria da DarkSide, a Darkpaper. Com cadernos universitários conectados à essência da editora, ao universo de Alice no País das Maravilhas e ao da botânica e bruxaria natural, a Darkpaper nasce do respeito e da relação da editora com o papel e com o estímulo à criatividade.

 

Auditório Dark Mojica e encontros com autores

Um auditório com capacidade de 40 pessoas será palco de grandes encontros entre autores, fãs, profissionais do livro e entusiastas da cultura pop. De 13 a 22 de junho, o Auditório Dark Mojica, em homenagem a José Mojica Marins, o Zé do Caixão e padrinho da DarkSide, contará com a presença de 18 escritores, nacionais e internacionais, em eventos de bate-papo e sessões de autógrafo. Confira a programação completa:

Dia 14/06 (sábado)

 

11h – Bate-papo Financiar Sonhos: O poder do crowdfunding na publicação independente, com Editora Wish

13h – Encantos Botânicos e Imaginação Ilustrada, com Jessica Roux (Floriografia, Ornitografia, Oráculo dos Guardiões da Floresta, História Natural das Fadas e A Roda do Ano)  e Valentina Toro (Violeta e o Pincel Encantado)

14h – Sessão de autógrafos com Jessica Roux e Valentina Toro

17h – Sessão de autógrafos com Cesar Bravo

18h – Sessão de autógrafos com Ilana Casoy

 

Dia 15/06 (domingo)

 

10h – Bate-papo Encantos Botânicos e Imaginação Ilustrada, com Jessica Roux e Valentina Toro

11h – Sessão de autógrafos com Jessica Roux e Valentina Toro

14h – Bate-papo A Natureza do Mal em Anjos Cruéis, com Daniel Cruz (Anjos Cruéis e Jeffrey Dahmer: Canibal Americano)

15h – Sessão de autógrafos com Daniel Cruz

17h – Bate-papo O Fantástico Insólito na Literatura Nacional, com Enéias Tavares (Parthenon Místico, Lição de Anatomia e Serpentes & Serafins), Paula Febbe (Vantagens que Encontrei na Morte do Meu Pai e Vermelho), Paulo Raviere (Todos se Lavam no Sangue do Sol) e Roberto Denser (Colapso)

18h – Sessão de autógrafos com Enéias Tavares, Paula Febbe, Paulo Raviere e Roberto Denser

 

Dia 16/06 (segunda-feira)

 

15h – Bate-papo Editando Alice: Desafios e Devaneios no País das Maravilhas, com Bruno Dorigatti e Marina Avila

17h – Bate-papo Traduzir com Imaginação: Camadas, vozes e versões, com Daniel Bonesso, Bruno Dorigatti e Paulo Raviere

 

Dia 17/06 (terça-feira)

 

14h – Bate-papo Wicked: Bruxas, livros e magia no mainstream, com Jana Bianchi e Z Mario

16h – Bate-papo Tradução de Clássicos e Contemporâneos em Nova Língua, com Regiane Winarski, Marcia Heloisa e Fernanda Lizardo

18h – Bate-papo Tarot no Dia a Dia, com Léo Silva

 

Dia 19/06 (quinta-feira)

 

12h – Bate-papo A HQ como Ferramenta Social: Das favelas às vacinas, com André Diniz (A Revolta da Vacina e T.A.T.T.O.O.) e Maurício Hora

13h – Sessão de autógrafos com André Diniz

15h – Bate-papo A Linguagem Dark nos Quadrinhos, com Thiago Carneiro (AfroNerd) e Daniel Miranda (NegroGeek)

18h – Bate-papo Corações à Deriva: Um Encontro com Irka Barrios (Vespeiro) e Francisca Libertad (Se Acaso Numa Curva)

19h – Sessão de autógrafos com Irka Barrios e Francisca Libertad

 

Dia 20/06 (sexta-feira)

 

11h – Bate-papo com André Diniz (A Revolta da Vacina, T.A.T.T.O.O. e Morro da Favela) e Maurício Hora

12h – Sessão de autógrafos com André Diniz

14h – Bate-papo E.L.A.S com Jess Lourey (Garotas na Escuridão), Kate Alice Marshall (O que Está Lá Fora) e Sam Holland (O Colecionador de Monstros)

15h – Sessão de autógrafos com Jess Lourey, Kate Alice Marshall e Sam Holland

18h – Bate-papo Horror Latino com Agustina Bazterrica (Saboroso Cadáver e Dezenove Garras e um Pássaro Preto)

19h – Sessão de autógrafos com Agustina Bazterrica

 

Dia 21/06 (sábado)

 

10h – Bate-papo Tokyo Terror: Mangás e animes nas sombras, com Ricardo Oliveira (Vila Anime)

14h – Bate-papo E.L.A.S em Evidência: Novas Vozes femininas do thriller internacional, com Jess Lourey, Sam Holland e Kate Alice Marshall

15h – Sessão de autógrafos com Jess Lourey, Sam Holland e Kate Alice Marshall

17h – Bate-papo Entre Guerras e Amores: Um encontro com Julie Berry (Guerra, Adorável Guerra)

18h – Sessão de autógrafos com Julie Berry

 

Dia 22/06 (domingo)

 

10h — Sessão de autógrafos com Agustina Bazterrica

14h — Sessão de autógrafos com Julie Berry

Deixe uma resposta