Bienal do Livro do Rio 2025 se transforma em parque literário instagramável; confira 16 lugares para visitar e abastecer as redes sociais

Apostando em formas inovadoras de conectar autores e histórias a partir do novo conceito de Book Park, a Bienal do Livro Rio 2025 convida o público a viver momentos marcantes com a literatura, em um ambiente capaz de engajar diferentes comunidades leitoras e impulsionar tendências, sem perder a sua essência e seu foco nos livros


Pelos pavilhões do Riocentro, ativações criativas rendem registros perfeitos para as redes sociais e transformam cada visita em um conteúdo de destaque para o Instagram e o TikTok.
Com mais de 130 mil m² dedicados às programações literárias e imersivas, conhecer e andar pelos pavilhões da Bienal é garantia de conteúdo visual muito rico para um feed colorido, divertido e diferenciado. Veja:

Editora DarkSide – Pavilhão 4 (entre as ruas T53 e U54)
A editora Darkside montou uma experiência macabra e fotogênica: roleta com brindes que vão desde lápis até água benta. O estande conta com efeitos sonoros e visuais em que o visitante participa de uma ativação imersiva e fotográfica: ao abrir uma porta, uma câmera é acionada e faz a captura da imagem de quem está no local.

Além disso, um espaço dedicado à Alice no País das Maravilhas também pode ser usado para tirar fotos e gravar vídeos em meio às decorações e imagens relacionadas à história da autora Lewis Carroll. Outro ponto instagramável do estande é uma videolocadora inspirada na época dos blockbusters, mas com uma pegada especial de terror: luz vermelha e imagens de grandes vilões, como Freddy Krueger. A ideia é transportar o visitante para um cenário antigo e desenvolvido para criação de conteúdos visualmente impactante no feed.

Cabine de gravação para o TikTok Pavilhão 4 (entre as ruas R30 e Q29)

Outra boa oportunidade dentro do Pavilhão 4 é passar na cabine de gravação para o TikTok, inspirada na tela real usada pelos usuários do aplicativo. No local, o visitante pode ficar durante cinco minutos criando diversos takes de até 30 segundos que variam entre gifs, trends, danças e vídeos para a plataforma. Ao final, é possível escanear um código que possibilita o download das gravações para o visitante compartilhar nas redes, além de ganhar brindes. O espaço conta ainda com um sofá confortável, ideal para recarregar as energias entre os estandes.

Escape Bienal Rio Estácio

Prepare-se para uma aventura de tirar o fôlego no Escape Bienal Rio Estácio, ambiente repleto de mistérios, enigmas e reviravoltas, onde cada passo pode ser decisivo para desvendar segredos ocultos em quatro labirintos temáticos inspirados em grandes obras e autores. Para esta ativação, a Bienal contou com o apoio de grandes editoras, que idealizaram seus espaços, ambientando-os para colocar os leitores dentro das respectivas histórias de suspense.

Biblioteca Fantástica (Área central do Pavilhão 2)

Dentro do evento, os visitantes ainda podem encontrar a “Biblioteca Fantástica”, um novo espaço dedicado ao público infantil. A parte instagramável se destaca quando todos são convidados a olhar para as histórias a partir de uma nova perspectiva: livros se transformam em túneis espelhados repletos de letras coloridas penduradas, com labirintos, páginas voando, e personagens interagindo.

Labirinto de histórias Paper Excellence (Pavilhão das Artes)

Ativação especial parra os fãs de “Corte de Espinhos e Rosas”, da autora Sarah J. Maas, transportando o visitante para a cidade fictícia de Velaris, e garantindo vários registros para compartilhar nas suas redes. Ainda no local, os visitantes também podem criar conteúdo em espaços dedicados à complexidade de “Wicked”, ao mundo fantástico de “Alice no País das Maravilhas”, e ao mitos e os poderes de “Hades & Perséfone” e “Covenant”.

Painel em homenagem a Ziraldo (Pavilhão das Artes)

Um grande mural de 485 metros quadrados em grafite foi desenvolvido reunindo a obra e os principais personagens do artista, além de uma representação das gigantes filas de fãs que se formavam para falar com ele todos os anos.

Mais 10 espaços instagramáveis (editoras):

 

– Grupo Editorial Pensamento (Pavilhão 4 – P35/36)
– VR Editora (Pavilhão 4 – X53/Z54)

 

– Faro Editorial (Pavilhão 4 – X53/Z54)

 

– Gutenberg (Pavilhão 4 – X61/Z62)

 

– Grupo Editoral Aleph (Pavilhão 4 – R46/S46)

 

– Faber-Castell (Pavilhão 4 – T19/U20)

 

– Green Books (Pavilhão 2 – D05)

 

– Editora Mundo Cristão (Pavilhão 2 – D47/E48)

 

– Editora Planeta (Pavilhão 3 – K25/L38)

 

– Intrínseca (Pavilhão 3 – I19/J38)

Deixe uma resposta