A 12ª Bienal do Livro de Campos, que este ano conta com o patrocínio da Ferroport, companhia que opera o terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte do Rio de Janeiro, será realizada desta sexta-feira (30 de maio) a 8 de junho, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), com entrada franca
Criador da primeira logomarca da Bienal e presente em duas edições do evento, o escritor, cartunista e jornalista Ziraldo (1932-2024), pai do Menino Maluquinho, é o homenageado este ano. Durante dez dias, a Bienal de Campos – que tem como tema “Descobertas e Reencontros” – vai promover atividades voltadas para o público com espaços diferenciados e multiculturais, entre eles café literário e cinco arenas: Maluquinha, Jovem, Ideias, Professores e Oficinas. Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Campos, o evento literário contará com debates, palestras, teatro, shows, contação de histórias e performances de ilustrações, além de lançamentos de livros.
Segundo os organizadores da Bienal, os espaços foram criados para atender ao interesse dos diversos públicos da cidade de Campos e região, como adultos, jovens, adolescentes e crianças, além de professores e escritores. Entre os convidados, estão: Conceição Evaristo, MV Bill, Itamar Vieira Junior, Ruy Castro, Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Arlete Sendra, Roseana Murray, Teresa Cárdenas, Fabrício Carpinejar, Eduardo Spohr, Juca Kfouri, Viviane Mosé, Tati Bernardi, João Varella, Otávio Júnior, Mary Del Priore, André Trigueiro e Bia Bedran.
Organizada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FMJOL), a Bienal de Campos terá ainda ações voltadas a estudantes, promovidas pela Secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A Ferroport (joint venture da Anglo American e da Prumo Logística), que completou dez anos de operações no Porto do Açu em 2024, é patrocinadora master da Bienal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Apoiar projetos de educação e cultura, como a Bienal, faz parte do compromisso da Ferroport. Buscamos contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região, promovendo ações de responsabilidade socioambiental, sempre em diálogos com a comunidade”, afirma Edenilson Donizeti Sanches, gerente da Ferroport de Sustentabilidade (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social).


