Torneio nacional contou também com estreias no segundo fim de semana de partidas válidas pela fase de grupos
A segunda semana da BLAST R6: Liga Brasileira 2023, competição nacional de Rainbow Six Siege, foi marcada por grandes jogos e estreias na temporada. Entre os destaques está a vitória da FaZe Clan no grande clássico do cenário competitivo contra a Team Liquid, a estreia da Magic Squad e as primeiras vitórias de TropiCaos e LOS oNe.
Após os resultados do fim de semana, a classificação ficou da seguinte forma: no grupo A, a W7M Esports lidera com seis pontos, seguida pela Black Dragons, com quatro e, fechando a zona de classificação, está o MIBR, com três. A TropiCaos, com os mesmos três pontos, mas atrás por critérios de desempate, e Looking For Org, com dois, no momento estariam fora dos playoffs. Já no grupo B, a Team Liquid lidera com sete pontos ganhos, em segundo lugar vem a FaZe Clan com cinco e, fechando o top 3, a LOS oNe, com três. Fora da zona dos playoffs estão Magic Squad – com a mesma pontuação da terceira colocada – e Ninjas in Pyjamas, ainda sem nenhum ponto conquistado.
O Brasileirão retorna no próximo sábado (25) com mais quatro jogos. Pelo grupo A, a W7M luta para manter a liderança em duelo contra a TropiCaos e a Looking For Org busca recuperação contra o MIBR. Já pelo grupo B, a Team Liquid encara a Magic Squad e a FaZe Clan enfrenta a Ninjas in Pyjamas, que busca seus primeiros pontos na competição. No domingo (26) os jogos são: Looking For Org x TropiCaos e Black Dragons x MIBR (grupo A), além de FaZe Clan x Magic Squad e LOS oNe e Ninjas in Pyjamas (grupo B).
A BLAST R6: Liga Brasileira 2023, assim como as outras ligas do circuito competitivo de cada região, distribuirá pontos aos três primeiros colocados – 150 para o 1º, 135 para o 2º e 115 para o 3º – para a Classificação Global do Six Invitational 2024, que acontecerá pela primeira vez no Brasil. O campeonato conta com transmissão dos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube.
Team Liquid mantém 100% de aproveitamento e Ninjas in Pyjamas segue sem vitórias – sábado (18/03)
Ninjas in Pyjamas 5×7 Magic Squad
Na abertura do sábado, Ninjas in Pyjamas e Magic Squad mediram forças no mapa Banco. O início foi equilibrado, com as equipes trocando rounds e sem abrir grande vantagem no placar. Com um 4k de Victor “Hornetao”, a Bruxaria impediu que os Ninjas terminassem à frente na primeira metade, que terminou empatada. Na troca de lados, a NiP se ajustou e tomou a dianteira do placar, mas após uma pausa tática, a Magic Squad neutralizou o ataque rival, virou o marcador e conquistou a vitória por 7 a 5.
Após o triunfo, Gleidson “GdNN1” ressaltou a importância de começar a competição com o pé direito: “Como somos um time novo, o principal é que os meninos entendam que não é um bicho de sete cabeças. Se nos dedicarmos, independentemente da qualidade do time adversário, podemos vencer qualquer equipe. Agora é continuar neste trabalho”.
MIBR 7×3 TropiCaos
MIBR e TropiCaos protagonizaram o segundo duelo do dia. No Café Dostoiévski, apesar de um 4k de Pedro “PpWs”, foi o MIBR que começou melhor, conquistando os quatro primeiros rounds na defesa. A TropiCaos reagiu e levou uma rodada, mas a vantagem se estendeu na primeira metade com o 5 a 1. Na mudança de lados, a TropiCaos ainda venceu dois rounds, mas não conseguiu anular os avanços do MIBR, que fechou o placar em 7 a 3.
Os primeiros pontos no torneio foram comemorados por Kaique “Faallz”: “É uma vitória importantíssima. Como agora são apenas quatro jogos, cada confronto é relevante, além de essa ter sido a primeira vitória da line-up, que dá muita confiança para a sequência dos jogos”.
W7M Esports 3×7 Black Dragons
Na sequência, W7M e Black Dragons se enfrentaram no mapa Fronteira. O duelo começou acirrado, com os Touros executando os plants e a BD estabelecendo a defesa para anular o ataque, antes de João “Jv92” realizar um 4k e deixar tudo igual. Porém, os Dragões se acertaram e foram para a troca de lado com vantagem de 4 a 2 no placar. Após a inversão, a W7M obteve o primeiro ponto, mas foi a Black Dragons que levou a melhor no ataque ao garantir três rodadas consecutivas e chegar ao 7 a 3.
Depois da primeira vitória nesta etapa, Guilherme “Bassetto” comentou sobre o confronto diante da vice-campeã do Six Invitational 2023: “Era um jogo muito importante para nós já que estreamos com derrota, então nos dá confiança para o campeonato. Por mais que tenham mudado a line-up, o potencial continua enorme. Para nós, fica a sensação de um trabalho bem-feito, pois, se der bobeira contra eles, você dá chances para a derrota”.
Team Liquid 7×3 LOS oNe
O mapa Banco foi o palco para o confronto de encerramento do sábado entre Team Liquid e LOS oNe. A Onda Laranja abriu o placar, mas a Cavalaria mostrou força defensiva para pontuar mais na primeira metade, finalizada com uma rodada perfeita da Liquid. Na mudança de lados, a LOS oNe respondeu com um 4k de Gabriel “Maia”, mas não segurou o ímpeto da Team Liquid, que foi agressiva nas trocações para fechar o mapa em 7 a 3 e manter 100% de aproveitamento.
Recém-chegado à equipe, Gabriel “volpz” destacou o período de adaptação com os novos companheiros: “No geral tem sido tranquilo, a parte mais difícil é pegar as táticas e jogadas novas, além dos nove mapas que utilizamos. Mas com os treinamentos compensamos isso e só posso agradecer o apoio do pessoal neste período”.
FaZe vence “El Clássico” e W7M reassume liderança do grupo – domingo (19/03)
W7M Esports 7×2 Looking For Org
No primeiro confronto do domingo, a W7M derrotou a Looking For Org por 7 a 2 em partida disputada no mapa Oregon. Os atuais vice-campeões mundiais fizeram um excelente trabalho defensivo e abriram vantagem de cinco pontos em sequência e, mesmo perdendo um round, fecharam a primeira metade do mapa em 5 a 1. Na troca de lados, a LFO conseguiu conquistar mais um round, mas os Touros retomaram o controle da partida e fecharam o confronto com tranquilidade.
Para o MVP da partida, João “Jv92”, da W7M, a equipe conseguiu manter a intensidade mesmo com a troca de integrantes da line-up e alertou sobre a capacidade dos outros times no campeonato: “Perdemos ontem contra a BD e foi meio que um aviso para nós. Temos que ficar ligados pois não existe time bobo nesse campeonato. Conseguimos manter uma base do time do ano passado e, com a entrada do nade e do Felipox, mantivemos o nível. Estamos treinando muito forte durante a semana para aperfeiçoarmos o nível dentro do jogo”.
Black Dragons 3×7 TropiCaos
O segundo jogo do dia colocou frente a frente Black Dragons e TropiCaos. Clube foi o mapa escolhido para o duelo e, já no primeiro round, a BD – com um ataque fulminante – saiu na frente com direito a quatro eliminações em sequência de Vinicius “Stemp”. Mas a TropiCaos entrou de vez no confronto e conquistou cinco rounds em sequência, virando de lado em vantagem de 5 a 1. Na troca de lados, os Dragões esboçaram uma reação ao vencerem dois rounds seguidos, mas a Caos retomou o controle da partida e fechou o jogo em 7 a 3.
Segundo Lucca “yektz”, da TropiCaos, a semana de estreia foi de bastante aprendizado e acredita em um bom campeonato da equipe na sequência: “Foi uma semana bem produtiva. Aprendemos muito com o jogo de ontem, entramos meio nervosos, tomando atitudes que não faríamos nos treinos. No jogo de hoje chegamos bem tranquilos e a tendência a partir de agora é crescer na competição”.
LOS oNe 7×5 Magic Squad
A LOS oNe conquistou sua primeira vitória no campeonato após vencer a Magic Squad no terceiro jogo do dia. O embate aconteceu no mapa Arranha-céu e, começando na defesa, a LOS oNe saiu na frente. A Magic empatou logo na sequência, mas o time laranja emplacou três rounds seguidos e, mesmo perdendo mais um round, fechou a primeira metade do mapa em vantagem. Na troca de lados, os Bruxos esboçaram uma reação e venceram dois rounds seguidos, com direito a quatro eliminações de Victor “Hornetao”, mas a onda laranja se manteve firme no jogo até finalizar o confronto em 7 a 5.
Leonardo “d4sh” acredita sua equipe já vinha desempenhando bem apesar dos resultados e a vitória de hoje é uma mostra do que a LOS oNe pode apresentar na competição: “Estávamos bem desde o início do campeonato, a gente acabou perdendo dois jogos pois cometemos alguns erros incomuns para nós. Os outros times também tiveram mérito nas suas vitórias, mas ficamos meio perdidos no começo, mas hoje a gente acabou conseguindo implementar o nosso estilo de jogo e o resultado veio”.
Team Liquid 7×8 FaZe Clan
Para encerrar o fim de semana em grande estilo, Team Liquid e FaZe Clan se enfrentaram em mais um “El Clássico” do cenário competitivo de Rainbow Six Siege. O confronto que teve Clube como cenário escolhido foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes.
Em um ataque avassalador a FaZe saiu na frente com direito a um 4k de Jaime “Cyber”, a Liquid empatou na sequência e, após mais uma troca de rounds entre os times, a Faze Clan emplacou dois rounds seguidos e terminou a primeira metade em vantagem de 4 a 2. Na troca de lados, foi a vez de a Cavalaria tomar conta do jogo e emplacar três rounds em sequência, mas a FaZe conseguiu reagir e conquistou os dois rounds seguintes, ficando assim com o ponto decisivo. Porém, como o esperado de um “El Clássico”, a Liquid não se deu por vencida e conseguiu levar a partida para o overtime. Na prorrogação a Cavalaria sai na frente, mas vê a FaZe Clan garantir os dois rounds seguintes, fechando o confronto em 8 a 7.
Lucas “soulz1”, da FaZe, ressaltou a importância de vencer um clássico contra o rival: “Acho que estamos bem, confiantes com a mudança da line e nos adaptando aos poucos. Ainda cometemos alguns erros básicos, mas melhoramos o time a cada dia. Sobre o clássico, sabemos que todo jogo é importante e a gente tem que dar a vida em todos para ganharmos, só que contra eles sabemos que é sempre um duelo emocionante, tanto para a torcida quanto para nós”.