O eBrasileirão, torneio de esports promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está de volta em 2025. A competição chega à sua 9ª edição e terá disputas em eFootball e Rocket League com premiação total de mais de R$100 mil, a maior de sua história.
A operação técnica e comercial do torneio ficará a cargo da HB Company (HB&CO), uma holding que reúne três empresas no segmento de games: Hero Base, Level8 e Arcode. Entre seus fundadores estão o fenômeno digital João “Flakes Power” Sampaio e seu sócio João “Biggie” Feio, atual CEO da companhia. A companhia será responsável pela organização, produção e transmissão do circuito, além de liderar ativações de comunidade e ações promocionais.
Aberto a jogadores profissionais e amadores de todo o país, o eBrasileirão 2025 promete reforçar seu papel como um dos principais palcos de revelação de talentos no cenário competitivo brasileiro. O torneio contará com playoffs transmitidos ao vivo e finais presenciais, com detalhes a serem anunciados em breve. Este será um dos maiores eventos de eFootball e Rocket League da história em termos de esports no território nacional.
Segundo Thiago Mori, Chief Commercial Officer da HB Company, o desafio é transformar o torneio em uma experiência única para todos os públicos: “Assumir a operação do eBrasileirão é um marco para a HB Company. Nosso objetivo é não apenas organizar um campeonato, mas criar experiências que valorizem jogadores, clubes e a comunidade gamer. Queremos colocar essa edição na história dos esports brasileiros.”
Entre as novidades desta edição, o Rocket League contará com a participação de até quatro organizações tradicionais de esports a serem reveladas, que se juntarão às equipes dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão. Outro destaque será o Draft Reverso: ao contrário do que acontece em ligas esportivas tradicionais, os jogadores escolherão seus clubes de acordo com sua performance, em ordem decrescente de classificação. O lançamento oficial acontece na próxima quinta feira, dia 11 de Setembro e as inscrições serão abertas no dia seguinte, dia 12 de Setembro, no site da CBF.
Para a CBF, o campeonato reforça uma estratégia de longo prazo. “O eBrasileirão é um projeto que reafirma a vocação da CBF em apoiar o desenvolvimento do esporte em suas diferentes formas. Ao investir no universo dos esportes eletrônicos, ampliamos nossa presença junto às novas gerações e fortalecemos a ligação entre futebol e tecnologia, sempre com o objetivo de valorizar atletas e torcedores”, afirma Samir Xaud, , presidente da CBF.
O campeonato também aposta em uma nova lógica de divulgação, priorizando a força da comunidade gamer e de esports do Brasil. A estratégia inclui a participação de influenciadores do mundo dos esports, co-streams (retransmissão por canais parceiros), e a utilização de canais oficiais da CBF, além da transmissão completa dos playoffs e finais no YouTube da entidade. Torcedores poderão acompanhar notícias e ativações diárias do campeonato por meio dos perfis oficiais do eBrasileirão, em @eBrasil pelo Instagram e pelo YouTube, e em @eBrasileirao pelo X.
O retorno da competição está em sintonia com o calendário internacional. A FIFA promoverá, em dezembro, o FIFAe Finals 2025 em Riade, na Arábia Saudita, reunindo seleções de mais de 90 países também em disputas de eFootball e Rocket League. Excepcionalmente nesta edição, o eBrasileirão não é classificatório, mas se consolida como etapa fundamental de preparação e visibilidade para os atletas brasileiros que buscam competir entre os melhores do mundo nos próximos anos.
Criado em 2016, o eBrasileirão já revelou talentos que representaram o Brasil em competições globais e consolidou-se como um dos principais torneios de esportes eletrônicos do mundo ligados ao futebol. Agora, com a nova fase em parceria com a HB Company, a expectativa é ampliar seu alcance, relevância e contribuição com o ecossistema nacional de esports.



