Chegamos ao final da fase de grupos da Eurocopa de 2016. Algumas seleções com favoritismo em seus grupos acabaram ficando de fora, abrindo espaço para que seleções de menor expressão pudessem escrever sua história na competição. Vamos ao panorama final da primeira fase do torneio:
GRUPO A:
No grupo da anfitriã, França, os donos da casa ficaram no 0 a 0 com a Suíça na última rodada da fase de grupos, o que classificou ambas para as oitavas de final. No outro jogo, a Albânia derrotou a Romênia por 1 a 0, gol de Sadiku, o primeiro dos albaneses em sua estreia na competição, mas ambas as equipes acabaram ficando de fora da fase seguinte.
GRUPO B:
No grupo B, o País de Gales fez bonito, se recuperou da derrota sofrida para a Inglaterra ao sepultar a seleção russa com um categórico 3 a 0, gols de Ramsey, Taylor e Bale. No outro jogo do grupo, Eslováquia e Inglaterra ficaram no 0 a 0, o que garantiu ambas as equipes na próxima fase da competição.
GRUPO C:
Alemanha e Polônia confiram seus favoritismos no grupo. A campeã do mundo passou em primeiro pelo saldo de gols, isso porque bateu a Irlanda do Norte, na última rodada, por 1 a 0, enquanto a Polônia bateu a Ucrânia, pelo mesmo placar. A Irlanda do Norte se classificou, ainda assim, à próxima fase como um dos melhores terceiros colocados.
GRUPO D:
Em um dos resultados mais surpreendentes da Eurocopa até aqui, a Croácia virou a partida diante da Espanha e se classificou em primeira do grupo com a vitória de 2 a 1. No outro jogo, a Turquia venceu a República Tcheca por 2 a 0, mas não foi o suficiente para se classificar à próxima fase. Turcos e tchecos estão de fora do torneio.
GRUPO E:
A Bélgica enfrentou a Suécia nessa última rodada, em partida que marcou a despedida de Zlatan Ibrahimovic do futebol de seleções, pois o atacante anunciara que se aposentaria da seleção sueca após sua participação na Euro, que foi bem curta. Os belgas venceram os suecos por 1 a 0, gol de Nainggolan. No outro jogo, a Irlanda bateu uma preguiçosa e já classificada Itália por 1 a 0 e também se garantiu na próxima fase da competição.
GRUPO F:
Quase que Portugal fica de fora da competição. A equipe só empatou com a Hungria na última rodada da competição: um eletrizante 3 a 3, com 2 gols de Cristiano Ronaldo para os lusos. Na outra partida, a Islândia derrotou a Áustria por 2 a 1, garantindo sua classificação como segunda colocada no grupo.
Desse modo, com os classificados definidos, assim ficou o chaveamento das oitavas de final:
Enquanto um lado do chaveamento carrega seleções de muita história e tradição no futebol, o outro contempla mais azarões e seleções de uma segunda prateleira na Europa. Agora, só teremos jogos eliminatórios, quem ganhar avança de fase!