Em um país como o Brasil, em que a população majoritariamente é negra, a luta diária por igualdade ainda caminha lentamente para grande parte da sociedade, apesar de representarem 56% da população, ainda assim essa parcela da população é vista como não pertencentes a diversos espaços, em especial a indústria audiovisual.
O setor audiovisual tem se tornado um instrumento indispensável. As novas tecnologias para produção e distribuição de conteúdos estão transformando o cotidiano das pessoas e dominando o cenário da comunicação. Personalidades negras têm ganhado visibilidade dentro de novelas, filmes, séries e programas de TV, fazendo uma revolução em um mercado que é majoritariamente branco.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Paramount Global em 2022, 52% das pessoas que participaram do levantamento afirmaram se sentir mal representadas ou carregadas de estereótipos que de fato não corresponde à figura do negro.
Em contrapartida a esse cenário desigual existem empresas que estão construindo uma nova forma de comunicação valorizando a cultura afro e viabilizando a presença de profissionais negros dentro do setor audiovisual.
1- Trace Brasil
No Brasil, Zizo Papa, que já foi CEO de Cannes Lions e da WGSN Global, está à frente da empresa multiplataforma de mídia e entretenimento junto de Ad Junior, comunicador e consultor em diversidade, referência na produção de conteúdo sobre combate ao racismo e preconceito na mídia. A companhia chegou ao país em julho de 2019 e, em novembro, lançou o Trace Trends, na RedeTV! e, desde junho de 2021, está no ar no Multishow e no Globoplay. O canal Trace Brazuca foi lançado em julho de 2020 nas operadoras Net/Claro, Vivo, Blue TV e Guigo TV, com pautas sobre música, comportamento, arte, diversidade, esportes e empreendedorismo, mostrando sempre o melhor da cultura afrourbana.
2- Move Maria
Lançada em 2010 e reconhecida como uma das melhores produtoras com foco em diversidade, equidade racial e de gênero, a Move Maria, tem a proposta de intensificar a presença de negros no mercado audiovisual na produção, execução de conteúdos para mídias digitais, cinema, televisão, redes sociais, propagandas, branded content e conteúdos para plataformas de educação. Tendo fechado parceria com as principais empresas do país: Intel, Claro, Braskem, Logitech, Nissan, Gerdau, Mover, Ambev, Suzano, Itaú, Globo Filmes, dentre outras.