O impacto social da FURIA em 2023

A organização visa ampliar ações e dobrar resultados em 2024

A FURIA, uma das principais organizações de esportes eletrônicos do mundo, encerra o ano de 2023 celebrando uma série de iniciativas sociais que reforçam seu compromisso em causar um impacto positivo na sociedade. Ao longo do ano, a organização realizou diversas ações visando proporcionar experiências memoráveis e apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade e se uniu a ONGs reconhecidas nacionalmente pelo seu trabalho para tornar o ecossistema de esports um local mais equânime, inclusivo e diverso.

 

A Inclusão Começa em Casa

Pautada por uma estratégia sólida de inclusão social em toda sua estrutura, em 2023, 16 pessoas não brancas foram contratadas pela organização, totalizando 75% das contratações da FURIA no ano. Além disso, o investimento em desenvolvimento e educação corporativa também foi realidade: foram ministradas mais de 14 horas de aulas ao vivo e aproximadamente 20 horas de conteúdos voltados a diversidade e inclusão foram disponibilizadas internamente para consulta e fixação.

 

Cine FURIA: Levando Magia ao Cinema

Buscando dar acesso à cultura para jovens moradores de comunidades e periferias, a FURIA promoveu duas edições do projeto conhecido como Cine FURIA, e proporcionou experiências cinematográficas inesquecíveis para mais de 350 crianças em situação de vulnerabilidade. Cada uma das sessões teve um foco específico, uma no empoderamento da criança negra com o filme “A Pequena Sereia”, e outro no empoderamento feminino e na diversidade com “As Marvels”.  A iniciativa visou proporcionar momentos de alegria e cultura, estimulando o desenvolvimento, reforçando a importância da representatividade e incentivando a imaginação dos participantes.

 

Dia das Crianças na FURIA: A comunidade precisa estar perto!

Para além das ações externas, uma das estratégias pensadas em 2023 pela área de Diversidade, Inclusão e Equidade da FURIA visava incluir cada vez mais a comunidade de torcedores e do cenário de esports nos bastidores. Um dos modos de fazer isso foi recebendo grupos de jovens e adolescentes em seu escritório durante o Dia das Crianças. Com o intuíto de conectar os futuros adultos com o universo corporativo, a organização proporcionou um dia de diversão, aprendizado e troca de ideias, incluindo atividades interativas e a oportunidade de conhecer o universo dos esports de perto.

 

Ocupa BGS: Acesso como ferramenta de mudança

Buscando promover empoderamento e em parceria com a Pãozinho Solidário, ONG que atua auxiliando pessoas em condições de alta vulnerabilidade do Centro Histórico de São Paulo, a FURIA levou crianças moradoras dessas regiões para conhecer a Brasil Game Show. Através do projeto Ocupa BGS, as crianças tiveram uma experiência completa de imersão no universo dos games. No grupo, havia crianças refugiadas de diversas regiões da África e também crianças moradoras de rua que dificilmente teriam acesso a esse tipo de oportunidade.

 

Diversidade na BGS: Inclusão em Destaque

Durante a Brasil Game Show, a FURIA não apenas promoveu a inclusão mas também celebrou a diversidade em prol da acessibilidade com showmatches de jogadores que superam deficiências físicas. Também impactou por meio de palestras inspiradoras e outras atividades inclusivas, que destacaram o compromisso da organização em criar um ambiente mais diversificado no cenário gamer.

 

Ações de Natal: Espalhando Solidariedade

Em parceria com a AGON by AOC, a FURIA doou 160 cestas básicas na comunidade do Cai Cai em São Paulo, beneficiando mais de 250 famílias. Além disso, voluntários da FURIA distribuíram kits natalinos para crianças em ocupações do Centro Histórico de São Paulo, oferecendo alimentação e ceia de Natal para mais de 750 moradores de rua e 100 kits de materiais escolares para as crianças.

 

Ônibus FURIOSO: Uma Festa sobre Rodas em São Paulo

Mais de 250 crianças foram ativadas com o Ônibus FURIOSO, uma festa itinerante em um ônibus personalizado que percorreu São Paulo levando alegria e diversão.

 

Parcerias e Impacto em ONGs

As ações da FURIA impactaram ONGs como Pãozinho Solidário, CUFA (Central Única das Favelas), Dome Vive e AfroGames, fortalecendo parcerias e contribuindo para iniciativas sociais mais amplas.

 

Compromisso Contínuo com a Sociedade

Além dessas ações, ao longo do ano a FURIA fez questão de ser vocal sobre seu compromisso com inclusão e diversidade em ações pontuais como, por exemplo, a inclusão de um patch especial em seu uniforme no mês de Junho, em apoio ao mês do Orgulho LGBT. Todas essas iniciativas reforçam a visão da FURIA não apenas como uma potência nos esports, mas como um movimento sociocultural que sempre busca transformar positivamente os contextos em que está inserida.

 

A Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da FURIA, Patrícia Lima, avaliou o trabalho realizado em 2023 e projetou o ano de 2024: “A ideia em 2023 foi trazer mais protagonismo para as vozes de diversidade do cenário de esports, aumentar a representatividade em espaços que a FURIA ocupou, e fortalecer nosso time interno com pessoas diversas. Cabeças diferentes criam melhor, produzem melhor e, consequentemente, fazem minha área ter mais recursos para investir nas causas e ações sociais. Para 2024, estamos comprometidos com a campanha Future is Black, mas não abrimos mão do impacto social nas outras frentes de diversidade.”

 

Patrícia concluiu sua fala revelando metas e fazendo um convite: “Conversas estão acontecendo em todas as esferas e o nosso movimento visa impactar o dobro de pessoas que impactamos em 2023. Estamos em contato com o mercado de esports para apoiar essa causa, queremos estimular cada vez mais pessoas a participar do movimento.”