Equipe ficou com o primeiro e o segundo lugar na categoria mais disputada e conquistou sua 30º medalha de ouro em todas as edições das quais participou.
Mais de 50 medalhas, sendo 30 de ouro. A RioBotz, equipe de robótica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), alcançou esta marca histórica ao retornar da 14ª edição do Winter Challenge, maior competição de robótica da América Latina, realizada de 05 a 08 de julho, no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul, SP.
Os alunos conquistaram uma medalha de ouro e uma de prata, numa dobradinha no pódio da classe Beetleweight (1,3kg), a categoria mais disputada da competição. O Mini Puma, após vencer todas as lutas, chegou invicto ao pódio e o segundo lugar ficou com o Mini Maloney. Nas 13 edições das quais participou, a RioBotz já soma 51 medalhas na Winter Challenge: 30 de ouro, 13 de prata e oito de bronze.
O principal desafio foi a integração dos novos alunos: “Quase todos os membros que viajaram estão conosco há apenas três meses. Os veteranos, membros há pouco mais de um ano, ainda estão aprendendo a lidar com os pitstops apertados”, ressalta Marco Antonio Meggiolaro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio e coordenador da RioBotz.
A surpresa ficou por conta de ter entre seus concorrentes, em todas as categorias de combate, ex-integrantes da RioBotz — e que também saíram vitoriosos da Winter Challenge: Daniel Freitas, da Panda Botz, ficou com ouro na Antweight (454g); Marcos Marzano, da Imperial Botz, ganhou ouros na Hobbyweight (5,5kg) e na Featherweight (13,6kg) e, na Lightweight (27,3kg), Rodrigo Duque Estrada levou uma medalha de prata com a ODDBotz. “É a RioBotz fazendo escola, deixando o seu legado: no aprendizado e no sufixo Botz ”, comemora Meggiolaro.