Empresa é a primeira de eletrônicos de consumo a disponibilizar aos consumidores informações detalhadas sobre o impacto ambiental de cada produto de seu portfólio.
A Logitech, líder mundial em periféricos, anuncia hoje que vai comunicar o impacto de carbono de todos os seus produtos nas embalagens e site institucional. A empresa vai incluir a primeira leva de rotulagem de impacto de carbono em seus produtos de games ainda este ano, seguida por uma distribuição em todos os produtos do portfólio.
Como uma empresa de design premiada, a Logitech pensa sobre sustentabilidade em todas as suas marcas, procurando maneiras de reduzir o impacto de seus produtos no meio ambiente durante todo o processo de desenvolvimento. Até agora, o impacto do carbono não era visível para os consumidores que procuravam entender melhor seu impacto individual no meio ambiente. Agora, as embalagens com informações claras sobre a pegada de carbono dos produtos da Logitech quantificam esse impacto, informam os consumidores e dão poder ao consumidor para tomar decisões de compra mais conscientes.
“Reconhecemos a escala dos desafios ambientais que o planeta enfrenta atualmente”, disse Bracken Darrell, presidente e CEO da Logitech. “Estamos dobrando nossos esforços para reduzir nosso impacto ambiental, mas não podemos fazer isso sozinhos. Ao comunicar o impacto de carbono de nossos produtos estamos dando poder e informação aos nossos consumidores para melhorarem o mundo. O carbono é a nova caloria – precisamos saber quanto estamos consumindo. Também convidamos outras empresas a se unirem à Logitech, promovendo mudanças positivas, fornecendo total transparência em seus produtos. Será necessário um esforço de toda a indústria para realmente fazer a diferença”, completa.
A transparência na pegada de carbono amplia ainda mais o compromisso da Logitech com a sustentabilidade em seus produtos, embalagens e operações. Em 2019, a Companhia neutralizou o carbono em seu portfólio de produtos para jogos, anunciou seu apoio ao Acordo de Paris, comprometendo-se a limitar sua pegada de carbono para apoiar a ambiciosa meta de 1,5oC e se comprometeu a consumir exclusivamente eletricidade renovável até 2030.
Cálculo do impacto do carbono
O impacto do carbono é uma medida quantificável reconhecida, alinhada aos esforços de ação climática. A Logitech passou anos desenvolvendo um recurso de Análise do Ciclo de Vida (LCA) que reflete o impacto de carbono de um produto ao longo da vida, desde suas matérias-primas até a fabricação, distribuição, uso pelo consumidor e, finalmente, o fim da vida útil. A aplicação das ferramentas de LCA e a experiência em design permitem que a empresa analise o impacto de carbono, toxicidade e circularidade de vários produtos e materiais das embalagens.
Para oferecer suporte à integridade dos cálculos internos, a Logitech trabalha com conhecidos parceiros, como a Natural Capital Partners, iPoint Group e uma consultoria independente para verificar e validar criticamente os impactos de carbono no nível do produto para os padrões de certificação DEKRA. A Logitech está voluntariamente comunicando as informações sobre a pegada de carbono de seus produtos e fornecerá acesso on-line à metodologia e ao protocolo aplicados, atendendo aos padrões de quantificação e comunicação ou rotulagem da pegada de carbono descritos nas normas ISO 14067 e ISO 14026.
“Cada vez mais vemos consumidores buscando informações claras, transparentes e fidedignas de ação climática por parte das empresas”, disse Rebecca Fay, diretora de marketing da Natural Capital Partners. “Aplaudimos o programa de transparência de carbono da Logitech, que é um complemento ideal para a certificação CarbonNeutral (R) de seus produtos e demonstra verdadeiramente que é uma empresa comprometida com uma transformação de baixo carbono”.
“Criar transparência para as pegadas de carbono dos produtos de uma empresa é um passo importante para a redução de gases de efeito estufa e, portanto, na luta contra as mudanças climáticas”, disse Martina Prox, estrategista de sustentabilidade do iPoint Group. “Esperamos continuar trabalhando com a Logitech no cálculo e análise da pegada de carbono de seu portfólio de produtos”.