Os documentários são originais do Globoplay
O documentário Original ‘Malvinas: O Diário de uma Guerra’, que estreia nesta terça-feira, dia 3, no Globoplay, é a história da paixão de um repórter pelo seu ofício. Correspondente da Globo em Londres na década de 80, Ricardo Pereira, ex-diretor do escritório da Globo em Portugal, cobriu a guerra das Malvinas, iniciada em abril de 1982. Quarenta anos depois e após receber o diagnóstico de câncer, Ricardo descobre que o veterano argentino Adrián Sachetto, dono do diário que ele encontrou quando foi às ilhas um ano após os conflitos, está vivo e decide ir atrás dele para contar a sua última história. Os dois embarcam para as Malvinas com suas famílias, na viagem que deu origem ao documentário.
Ver essa foto no Instagram
Como Ricardo faleceu duas semanas após voltar da viagem, sua filha, Sofia Pereira, convidou a jornalista Eugenia Moreyra, amiga de Ricardo, para assumir a direção da obra. A produção do jornalismo da Globo também ouve amigos do jornalista, como Dráuzio Varella, sobre a batalha dele contra o câncer e a empolgação com a possibilidade de reviver essas memórias e contar mais uma história. ‘Malvinas: O Diário de uma Guerra’ tem direção de Ricardo Pereira e Eugenia Moreyra, produção executiva de Sofia Pereira e Clarissa Cavalcanti, e edição final de Dani Dantas.
O documentário ‘Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí’, que estreia nesta quarta-feira, dia 4, no Globoplay, retrata a história de Maurício Kubrusly, um dos mais brilhantes jornalistas de cultura do Brasil, e resgata sua trajetória com imagens de arquivo e depoimentos de amigos e profissionais que trabalharam com ele. Diagnosticado com Demência Fronto Temporal, Kubrusly já não reconhece a sua própria história. A doença consumiu suas lembranças e afetou a sua capacidade de ler e escrever. Hoje, ele vive com a mulher, Beatriz Goulart, em uma comunidade à beira mar no Sul da Bahia. O documentário é uma grande história de amor e acompanha a rotina de Kubrusly com a esposa, mostrando que ela faz de tudo para mantê-lo produtivo, dentro das possibilidades dele, cercando-o de cuidados e fazendo o possível para preservar a sua memória. A produção do Jornalismo da Globo também promove um reencontro entre Kubrusly e Gilberto Gil, que relembra uma crítica que o jornalista fez ao cantor, há 50 anos. ‘Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí’ tem direção de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki, que assina ainda o roteiro.