Websérie “Ellas”, produzida em quarentena, é indicada a festival internacional

Produzida inteiramente durante o isolamento social, a websérie “Ellas”, da produtora de audiovisual independente Linha Produções, recebeu no último dia 11 de outubro, a indicação ao Rio Webfest 2020, maior festival de webseries do mundo e sediado no Rio de Janeiro.


Trazendo a história de um “Amor proibido”, a série indicada se passa em chamadas de vídeos de Luciana – professora de filosofia –, com Joana, – sua aluna. A trama se desenvolve em torno de um relacionamento escondido entre as personagens.

Com a pandemia a produção de projetos audiovisuais no formato webserie cresceu ainda mais. Diferente dos que embarcaram nessa novidade da quarentena, a Linha Produções já vem trabalhando e produzindo webseries desde 2017, mas precisou parar qualquer nova produção e respeitar o isolamento social. Desta forma, a diretora e roteirista Thaiane Soares, uma das sócias da Linha Produções, idealizou a trama “Ellas”, estrelada por Isadora Gondim e Fernanda Aymoré e gravada por meio de chamadas de vídeos.

“Ellas surgiu da necessidade de estar em um ritmo de produção intenso e não querer parar de produzir na quarentena. Observei que os teatros estavam fazendo suas peças em transmissões de chamadas de vídeos e a partir disso e de outras referências de filmes e séries, tive a ideia de criar essa narrativa 100% online e apresentar o distanciamento social de um casal que vive um romance proibido”, conta Thaiane.

Já destinado às webseries, mas entrando no clima do contexto atual de pandemia, o Rio Webfest inaugura uma nova categoria nesta edição do evento. Intitulada “Melhor Série de Quarentena”, a categoria é destinada às produções audiovisuais gravadas durante o isolamento social.

“É muito importante ter esse espaço para produções de quarentena. Fico feliz também de saber que muitas pessoas produziram conteúdos 100% de forma online para compor essa categoria. Tudo isso só mostra que nada é um empecilho para fazer o que se ama”, comenta Thaiane sobre a nova categoria do festival.

A trama “Ellas” concorre nessa categoria com outras 9 webséries. A diretora e roteirista também comenta a indicação da websérie ao festival internacional – “Nós temos um apego muito grande pela trama. Foi um processo, que apesar do distanciamento, foi muito tranquilo e feito com muita calma e cautela. Poder colher o fruto desse trabalho feito com tanto amor, é inexplicável”, diz.

O Rio Webfest 2020 acontece entre os próximos dias 11 e 14 de novembro de forma presencial, com todos os cuidados e cumprindo com as normas de isolamento social. Durante os dias de evento também acontecem os painéis e exibições das séries selecionadas, que poderão ser assistidos gratuitamente pelo site oficial do evento ou outras plataformas que ainda serão divulgadas. A exibição da websérie “Ellas” acontecerá no dia 12/11, às 15h. Já o painel ocorrerá no dia 13/11, 12h20, no Teatro de Câmara. A diretora e roteirista Thaiane Soares estará representando a trama e também a websérie “Magenta” no mesmo painel.

A noite da premiação acontecerá e a venda de ingressos será para o público geral, porém haverá um limite de vendas.

Indicações

Além de compor o time de indicados ao Rio Webfest 2020, “Ellas” também foi indicada a outros festivais internacionais, como por exemplo: Festivou 2020 e Vesuvius International Monthly Film Fest.