Temporada 2018-2019 apresenta cinco novas performances da companhia de dança mais tradicional do mundo.
A rede UCI exibe e distribui para redes de cinema de todo o país a temporada 2018/2019 do balé Bolshoi, que chega com novidades para os apaixonados pelo balé clássico: são cinco novas montagens gravadas especialmente para as telonas diretamente das apresentações ao vivo no teatro da companhia, em Moscou. Entre os destaques estão “Coppélia”, “La Sylphide” e “La Bayadère”, além do queridinho “O Quebra-Nozes” e da suíte de “Carmen/Petrushka”. Ainda na agenda de apresentações, “A Bela Adormecida”, “Dom Quixote” e “A Era de Ouro”. [Sinopses dos espetáculos abaixo].
Os ingressos para as sessões especiais já estão à venda na rede UCI e podem ser adquiridos na internet, nas bilheterias, nos canais da Ingresso.com e nas máquinas de autoatendimento disponíveis no hall dos cinemas. As entradas custam R$ 40,00 (inteira em salas convencionas) e R$ 50,00 (inteira em salas vips). Clientes UNIQUE, o programa de relacionamento da UCI, pagam meia. Para mais informações acesse http://www.ucicinemas.com.br/Unique.
Sobre os espetáculos
Coppélia (2h45m)
22 e 25 de novembro
Gravado em 10/06/2018
Direção: Sergei Vikharev
Swanhilda percebe que seu noivo Franz está apaixonado pela bela Coppélia, que se senta para ler em sua varanda todos os dias. Mas Coppélia não é o que parece e Swanhilda decide ensinar uma lição a Franz. A versão única de Coppélia, do Bolshoi, exibe uma reconstrução fascinante da coreografia do século XIX dessa comédia exuberante envolvendo uma corajosa heroína, um noivo imaturo e um velho fabricante de bonecas. O deslumbrante corpo de balé brilha nos “divertissements” e na famosa “dance of the hours,” e seus bailarinos principais contam com uma energia juvenil em abundância e humor irresistível nesta produção efervescente.
La Sylphide (2h)
27 e 30 de dezembro
Gravação em 11/11/2018
Direção: Johan Kobborg
No dia de seu casamento, o jovem Scotsman James é acordado com um beijo de uma criatura alada etérea, uma Sílfide. Fascinado com sua beleza, James arrisca tudo em busca de um amor inalcançável. La Sylphide é um dos mais antigos balés do mundo, um tesouro no estilo Bournonville dinamarquês. Remontado para o Bolshoi por Johan Kobborg, essa produção é a irrevogável obra-prima romântica.
Dom Quixote (2h55)
10 e 13 de janeiro
Direção: Alexei Fadeyechev
Inspirados nos atos heróicos de cavaleiros corajosos, Dom Quixote de la Mancha e seu fiel servo Sancho Pança partem em uma aventura para encontrar sua mulher ideal, Dulcinéia. O herói de Cervantes ganha vida na apresentação aclamada pelos críticos desta grande performance do balé Bolshoi. Com confiança e técnica brilhante, os dançarinos principais Ekaterina Krysanova e Semyon Chudin lideram o elenco espetacular de toureiros, dançarinos de flamenco, ciganos e dríades em uma dança virtuosa que traduz o Bolshoi em sua essência. Foi captado ao vivo em 10 de abril de 2016.
O Quebra-Nozes (2h20)
7 e 10 de fevereiro
Gravação em 23/12/2018
Direção: Yuri Grigorovich
Na véspera de natal, o boneco quebra-nozes de Marie se transforma magicamente em um príncipe e sua magnífica aventura começa. O clássico de natal retorna para o palco majestoso do Bolshoi para uma transmissão ao vivo de uma história atemporal, O Quebra-Nozes, levando o público de todas as idades em uma jornada mágica por um mundo de completo encantamento, com flocos de neve dançantes e bonecos que ganham vida, acompanhados da amada trilha sonora de Tchaikovsky.
La Bayadère (3h20)
28 e 31 de março
Gravação em 20/01/2019
Direção: Yuri Grigorovich
A dançarina do templo Nikiya e o guerreiro Solor se apaixonam perdidamente, dando lugar a calorosas paixões e intrigas assassinas quando Rajah e sua filha Gamzatti descobrem seu amor proibido. La Bayadère é uma das maiores obras da história balé clássico – uma história de amor, morte e julgamento vingativo situado na Índia. Cenários e figurinos deslumbrantes, e uma das cenas mais icônicas do balé, o “Reino das Sombras” ilumina o conto trágico do amor da dançarina do templo Nikiya pelo guerreiro Solor, e sua redenção definitiva.
A Bela Adormecida (2h50)
25 e 28 de abril
Direção: Yuri Grigorovich
A princesa Aurora cai sob a maldição da fada malígna Carabosse em seu aniversário de dezesseis anos, ficando em um sono profundo de cem anos. Somente o beijo de um príncipe poderia quebrar o feitiço. Um brilhante balé de conto de fadas performado pelo Bolshoi. A Bela Adormecida apresenta diversos personagens mágicos, incluindo fadas, a Chapeuzinho Vermelho, o Gato de Botas e uma linda e jovem princesa Aurora interpretada por Olga Smirnova, um “talento verdadeiramente extraordinário” (The Telegraph).
A Era de Ouro (2h20)
30 de maio e 2 de junho
Direção: Yuri Grigorovich
Nos anos 1920, o cabaré A Era de Ouro é o recinto noturno favorito. O jovem pescador Boris se apaixona por Rita. Ele a segue até o cabaré e percebe que ela é a linda dançarina “Mademoiselle Margot”, mas é também o interesse amoroso do gangster local Yashk. Com sua trilha sonora de jazz de Shostakovich e sua atmosfera de music hall com belos tangos, A Era de Ouro é um mergulho refrescante e colorido nos anos 20. Um bale histórico que só pode ser visto no Bolshoi! Captado ao vivo em 16 de Outubro de 2016.
Carmen Suite/ Petrushka (2h20)
27 e 30 de junho
Gravação em 19/05/19
Direção: Alberto Alonso
Carmen, sempre apaixonada e de espírito livre, se encontra em um triângulo amoroso. O balé de um ato do coreógrafo Cubano Alberto Alonso originalmente criado para a legendária primeira bailarina do Bolshoi Maya Plisetskaya irá cativar audiências junto com Petrushka, uma nova criação do Bolshoi pelo coreógrafo contemporâneo Edward Clug, em uma noite que captura a alma do balé russo.