O TikTok anuncia parceria com o AfroGames, primeiro centro de formação de atletas de eSports em favelas do mundo, com foco em aumentar a sustentabilidade das ações do projeto na comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, além de dar suporte e oportunidades a uma nova geração de criadores gamers.
Como primeira iniciativa da parceria, o TikTok realizou uma doação para a substituição do sistema elétrico do centro de formação por energia solar, gerando uma economia de milhares de reais por mês. A operação tem como objetivo alinhar as atividades sustentáveis do AfroGames à Agenda 2030 da ONU com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, focado em garantir o acesso às diferentes fontes de energia, principalmente as renováveis, eficientes e não poluentes.
O TikTok também vai dar suporte para os alunos que desejarem desenvolver a sua conta na plataforma e oferecer a oportunidade de participar de eventos da área e outros treinamentos ao longo do ano. A plataforma irá promover workshops para capacitar os alunos do AfroGames como criadores de conteúdo gamer no TikTok e gravar materiais para seus perfis pessoais e do projeto.
“O AfroGames atende uma grande diversidade de gamers, incluindo mulheres, negros, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIAP+. Um foco muito alinhado com os valores do TikTok, onde buscamos promover a conscientização, sustentabilidade e a abordagem de causas relacionadas a grupos sub-representados e comunidades das periferias. A parceria chega para reforçar a união com a comunidade gamer na plataforma, que vem se tornando um destino onde criadores de jogos conseguem alcançar novos públicos”, explica Handemba Mutana, líder do TikTok For Good no Brasil.
“A parceria com o TikTok viabilizou um sonho antigo de sermos sustentáveis! Era o que faltava pra um projeto de tecnologia inédito no mundo como o AfroGames. Estamos levando o mundo bilionário dos games pra dentro da favela e, agora, com energia solar. A parceria não torna só sustentável nosso centro cultural no sentido da energia limpa e sustentabilidade, mas demonstra a preocupação da marca em apoiar um projeto que aposta no fomento e na ampliação de diversidade no universo de games.” afirma Ricardo Chantilly, diretor executivo AfroGames.