Faturamento da MY.GAMES supera US$ 562 milhões em 2020

Portfólio de produtos expandido, investimento estratégico em estúdios e abordagens de marketing eficazes contribuíram para o sucesso da MY.GAMES em um ano único

A MY.GAMES, marca global de jogos, anunciou hoje seus resultados referentes ao ano fiscal de 2020. A companhia registrou 30% de crescimento em 2020 quando comparado ao ano anterior, atingindo um faturamento de US$ 562 milhões (mais de 40 bilhões de rublos russos). A MY.GAMES, uma divisão do Mail.ru Group, correspondeu a 38% do faturamento do grupo em 2020. Com a expectativa de o EBITDA da MY.GAMES dobrar entre 2018 e 2022, os resultados deste ano mostram que a empresa está bem posicionada para alcançar este objetivo, e que planeja aumentar o faturamento em dois dígitos em 2021, mesmo com os efeitos do COVID-19.

Na América Latina, o faturamento em PC cresceu significativamente em 92% quando comparado a 2019, e o número de jogadores cresceu 184% no mesmo período. O crescimento de jogos para celulares na região foi impulsionado pelo sucesso de Love Sick (aumento de 478% em usuários), War Robots (faturamento com propaganda cresceu 79%) e Zero City (faturamento cresceu 117%).

O total de audiência da MY.GAMES cresceu em 165 milhões de usuários, chegando a 770 milhões em todo o mundo. Cerca de 75% de seu faturamento vem de mercados internacionais, com Estados Unidos, Alemanha e Japão correspondendo à maior parte. A companhia encerrou 2020 com nove novos jogos em seu portfólio, incluindo Warface: GO, Warface: Breakout, Warface no Nintendo Switch, Zero City, World Above, Dino Squad, Storigton Hall, Grand Hotel Mania e Rush Royale. A empresa também focou deliberadamente em uma estratégia de aquisição de novos usuários em seu portfólio de títulos. O jogo mobile War Robots atingiu 184 milhões de downloads em dezembro e mostrou um crescimento de faturamento anual de mais de 30% no sétimo ano desde que foi lançado

“Conseguimos construir um negócio de rápido crescimento com nosso ecossistema de produtos e serviços como o foco principal graças às experimentações constantes em desenvolvimento, desenvolvimento estratégico de nossas próprias IPs, gerenciamento efetivo de franchises, marketing e acordos regulares e bem-sucedidos de Fusões e Aquisições. Nossa paixão é desenvolver e oferecer games criados para a maior audiência possível, e hoje nosso portfólio inclui jogos dentro dos mais populares gêneros do mundo, especialmente nos celulares. Nos esforçamos para expandir consistentemente nosso catálogo para todas as plataformas, manter diversidade e adicionar produtos criados para uma ampla variedade de usuários. Nossos planos para 2021 partem de uma base sólida para atingir o objetivo de expandir nosso faturamento e EBITDA, e seremos apoiados nisso pelas nossas bem-sucedidas franquias, projetos lançados recentemente e pelo time de talentosos profissionais da MY.GAMES”, comentou Vasily Maguryan, CEO da MY.GAMES.

A expansão da MY.GAMES vai continuar através do desenvolvimento de suas próprias IPs, que correspondem a mais de 90% do faturamento total da marca, e de Fusões e Aquisições. Com uma comunidade de 13 estúdios parceiros dotados de uma expertise única, a companhia tem mais de dez produtos em desenvolvimento a cada ano. Em 2020, a MY.GAMES lançou nove games novos, e um deles -Rush Royale, do estúdio IT Territory – foi totalmente desenvolvido e lançado remotamente, tornando-se um dos mais ativos e crescentes títulos da empresa em 2021.

O fundo de investimento MY.GAMES Venture Capital (MGVC) realizou diversas movimentações em 2020 — durante o ano, o MGVC investiu em 12 estúdios de games e assinou contratos para duas consolidações – BeIngame e Deus Craft. Ao todo, o portfólio do MGVC inclui atualmente 35 estúdios. Ao investir em novos estúdios, a MY.GAMES continua a expandir a sua estratégia de diversificação de portfólio, além de prover estúdios com um sólido impulsionamento para o crescimento dos negócios e escalonamento de produtos.

Grand Hotel Mania, o jogo de gerenciamento de tempo desenvolvido pelo estúdio Deus Craft, atingiu 7,7 milhões de instalações desde o lançamento, figurando entre os três produtos da MY.GAMES com maior faturamento. O game foi 2º colocado entre jogos de celulares em termos de faturamento na categoria Gerenciamento de Tempo no iOS e Android, e indicado pelo Google Play ao prêmio Users’ Choice em diversos países: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França e Índia. A MY.GAMES também continuou a desenvolver seu programa de jogos do gênero hiper-casual, adquirindo uma participação no publisher Mamboo Games e oferecendo aos desenvolvedores suporte na publicação de jogos hiper-casuais.

Os jogos para celulares permanecem como um dos principais motores de crescimento da MY.GAMES, com um incremento de 73% em 2020. A MY.GAMES lançou sete novos jogos para celulares. Os cinco jogos que mais contribuíram para o faturamento no quarto trimestre de 2020 foram: War Robots, Hustle Castle, Grand Hotel Mania, Left to Survive e Zero City. Os estúdios recentemente adquiridos e consolidados contribuíram com 9% do faturamento da MY.GAMES em 2020.

Enquanto isso, a perene franquia Warface atingiu 109 milhões de jogadores em todo o mundo em todas as plataformas, permanecendo no top 3 em faturamento, além de ter chegado a novos mercados em 2020, como a Turquia. Nos consoles, Warface alcançou 23 milhões de instalações com cross-play disponível entre PlayStation, Xbox e Nintendo.

A MY.GAMES também continua a desenvolver seu ecossistema proprietário ao testar seu serviço de Cloud gaming, em estágio beta para usuários na Rússia. Lançado no quarto trimestre de 2020, o serviço já hospeda mais de 150 títulos de Techland, Gaijin, Nacon, Funcom, Paradox Int, CCP Games, MY.GAMES, dentre outros. Atualmente, o beta aberto pode ser acessado via Windows, e está planejado para chegar em 2021 para para Mac OS, Android, iOS e SmartTV. A MY.GAMES atingiu 100 mil usuários ativos mensais em três meses de testes beta sem promoção de marketing, excedendo as previsões internas em mais de dez vezes.