Casa Firjan promove o ‘Programação Especial da Casa’ durante quatro fins de semana

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Com atrações gratuitas para todas as idades, projeto tem cultura, exposição e oficinas. Fanfarra Pernaltas e Jazzpholia abrem programação.

A partir do próximo sábado, a Casa Firjan abre suas portas para o ‘Programação Especial da Casa’, projeto que reunirá durante quatro fins de semana uma série de atividades e atrações para pessoas de todas as idades. A programação gratuita promoverá a diversidade do espaço, criado para a difusão da inovação e da nova economia, integrando os participantes em pocket shows, oficinas de criação artística, no Jardim de histórias (contadores de histórias) e exibição de filmes, entre outras ações.

Como programação fixa durante o período, a partir das 10h, o Teatro de Bolso oferecerá sessões de filmes com temas históricos e pílulas do Laboratório de Tendências da Casa Firjan, apresentando o conteúdo das principais palestras sobre inovação, tecnologia, nova economia ocorridas no primeiro ano de atividades da Casa. Essas atrações, juntamente com as oficinas de criação artística, interagem com a exposição ‘Data Corpus – a vida codificada’, que aproxima o público da temática de dados, assunto que está presente em todas as rodas de discussão nos dias de hoje.

Já nos jardins, a Junta Local promoverá o PiqueNique, feira com os produtos sustentáveis. O movimento Sou do Rio também estará presente promovendo a sua rede, além de, nos três últimos fins de semana, trazer produtores de cerveja artesanal do Estado do Rio.

 

Programação variável

Na programação variável, a cada sábado e domingo, haverá oficinas artísticas e atrações musicais para a criançada e adultos. A primeira oficina, dias 13 e 14, será com Tatiana Altberg. Em ‘O mundo por um furinho de agulha – fotografia pinhole’, a fotógrafa Tatiana Altberg convida os participantes a experimentar o processo de fotografia artesanal, usando câmeras de orifício, passando pelo ato fotográfico até a revelação e fixação das imagens em laboratório preto e branco.

Ainda nos jardins, a parte musical para crianças apresentará neste primeiro fim de semana a Fanfarra Pernaltas e o Jardim de Histórias, com os contadores de histórias e bibliotecários da Firjan SENAI SESI Guilherme Fanni e Andreza Fernanda. O encerramento, a partir das 18h30, fica por conta do grupo Jazzophilia.

 

Próximas atrações

Nos demais fins de semana, a programação variável traz a oficina ‘Uma experiência de inteligência artificial na arte de Kátia Wille”, dias 20 e 21. A artista apresentará a obra Tota Machina, escultura em que instalou inteligência artificial, e debaterá com participantes o seu processo de criação, em que usa a tecnologia na produção da sua arte.

Neste segundo fim de semana, a atração musical para crianças será o Jazz, Bebê! E, para adultos, o Quarteto de Guilherme Pimenta.

Já o terceiro fim de semana, dias 27 e 28, apresenta a oficina de Rap ‘A importância de aprender’, com o MC Oficineiro Dorgo, poeta e produtor cultural, que integra o projeto Enraizados, na Baixada Fluminense. O Jardim de Histórias será com Cássia Curi e Kevin Soares. Também retorna neste fim de semana o Jazz, Bebê! e a atração musical será com Dani Spielmann Quarteto.

O último fim de semana, dias 3 e 4 de agosto, trará Priscila de Jesus e Glenda Valente no Jardim de Histórias. Já a oficina ‘Data Selfie – explorando dados com lápis e papel’, como o próprio nome indica, debaterá histórias pessoais a partir dos de e números. O encerramento musical ficará por conta do Fanfarra Pernaltas e da Orquestra de sopros Pro Arte.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR