Casa Firjan promove o ‘Programação Especial da Casa’ durante quatro fins de semana

Com atrações gratuitas para todas as idades, projeto tem cultura, exposição e oficinas. Fanfarra Pernaltas e Jazzpholia abrem programação.

A partir do próximo sábado, a Casa Firjan abre suas portas para o ‘Programação Especial da Casa’, projeto que reunirá durante quatro fins de semana uma série de atividades e atrações para pessoas de todas as idades. A programação gratuita promoverá a diversidade do espaço, criado para a difusão da inovação e da nova economia, integrando os participantes em pocket shows, oficinas de criação artística, no Jardim de histórias (contadores de histórias) e exibição de filmes, entre outras ações.

Como programação fixa durante o período, a partir das 10h, o Teatro de Bolso oferecerá sessões de filmes com temas históricos e pílulas do Laboratório de Tendências da Casa Firjan, apresentando o conteúdo das principais palestras sobre inovação, tecnologia, nova economia ocorridas no primeiro ano de atividades da Casa. Essas atrações, juntamente com as oficinas de criação artística, interagem com a exposição ‘Data Corpus – a vida codificada’, que aproxima o público da temática de dados, assunto que está presente em todas as rodas de discussão nos dias de hoje.

Já nos jardins, a Junta Local promoverá o PiqueNique, feira com os produtos sustentáveis. O movimento Sou do Rio também estará presente promovendo a sua rede, além de, nos três últimos fins de semana, trazer produtores de cerveja artesanal do Estado do Rio.

 

Programação variável

Na programação variável, a cada sábado e domingo, haverá oficinas artísticas e atrações musicais para a criançada e adultos. A primeira oficina, dias 13 e 14, será com Tatiana Altberg. Em ‘O mundo por um furinho de agulha – fotografia pinhole’, a fotógrafa Tatiana Altberg convida os participantes a experimentar o processo de fotografia artesanal, usando câmeras de orifício, passando pelo ato fotográfico até a revelação e fixação das imagens em laboratório preto e branco.

Ainda nos jardins, a parte musical para crianças apresentará neste primeiro fim de semana a Fanfarra Pernaltas e o Jardim de Histórias, com os contadores de histórias e bibliotecários da Firjan SENAI SESI Guilherme Fanni e Andreza Fernanda. O encerramento, a partir das 18h30, fica por conta do grupo Jazzophilia.

 

Próximas atrações

Nos demais fins de semana, a programação variável traz a oficina ‘Uma experiência de inteligência artificial na arte de Kátia Wille”, dias 20 e 21. A artista apresentará a obra Tota Machina, escultura em que instalou inteligência artificial, e debaterá com participantes o seu processo de criação, em que usa a tecnologia na produção da sua arte.

Neste segundo fim de semana, a atração musical para crianças será o Jazz, Bebê! E, para adultos, o Quarteto de Guilherme Pimenta.

Já o terceiro fim de semana, dias 27 e 28, apresenta a oficina de Rap ‘A importância de aprender’, com o MC Oficineiro Dorgo, poeta e produtor cultural, que integra o projeto Enraizados, na Baixada Fluminense. O Jardim de Histórias será com Cássia Curi e Kevin Soares. Também retorna neste fim de semana o Jazz, Bebê! e a atração musical será com Dani Spielmann Quarteto.

O último fim de semana, dias 3 e 4 de agosto, trará Priscila de Jesus e Glenda Valente no Jardim de Histórias. Já a oficina ‘Data Selfie – explorando dados com lápis e papel’, como o próprio nome indica, debaterá histórias pessoais a partir dos de e números. O encerramento musical ficará por conta do Fanfarra Pernaltas e da Orquestra de sopros Pro Arte.

Volney Tolentino

Jovem dinâmico, que detém o poder central dos Cebolas Verdes; Um clã no interior (sigilo) da imensa África Subsaariana. Sua missão é fazer o bem como designer, crítico de cinema, professor de inglês e amante esportivo.

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE