CRIA faz música literária para crianças de todas as idades em “Pra Bagunçar”

Álbum anterior do grupo foi finalista do Prêmio da Música Brasileira.

Canções para estimular a reflexão das crianças e entreter a todos. Essa é a missão do CRIA, grupo formado por grandes nomes da cena da MPB carioca, que se uniram para tentar reinventar os conceitos por trás da música infantil. Em “Pra Bagunçar”, novo álbum do projeto, já disponível nas plataformas de música digital,  eles criam um novo gênero musical: a Música Literária Infantil.

Ouça “Pra Bagunçar”: http://bit.ly/PraBaguncarCRIA

Buscando refinamento estético musical e textual, o grupo apaga as fronteiras entre a música para crianças e adultos e aposta no respeito à inteligência e imaginação dos pequenos como fórmula de comunicação universal. Desde a sua própria formação, que conta com instrumentos inusitados como o violino e o clarone, até as composições de melodias e letras sofisticadas do compositor Vinicius Castro, o grupo se diferencia dos demais enquanto conceito e execução e se apresenta como uma porta de entrada para os pequenos para a música brasileira.

Além de Castro, que também assina os violões, vocais e a produção musical, o CRIA é formado pelo percussionista e professor Mateus Xavier (do bloco Sargento Pimenta e do grupo vocal Ordinarius); a cantora e regente Maíra Martins (também do Ordinarius); o clarinete e o clarone de Frederico Cavaliere (Orquestra de Sopros Pro Arte); o  regente, pianista e acordeonista Christian Bizzotto (Orquestra Manouche); e o violonista Ayran Nicodemo (Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ). Todos com uma discografia recheada, prêmios e até trabalhos acadêmicos aprofundados em música.

Em 2013 lançaram o álbum “A Família”, que trazia divertidas canções sobre as relações familiares e seus membros. O disco foi finalista do Prêmio da Música Brasileira. Depois de passar com sua turnê por palcos no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Pantanal e tantos outros, chegou a hora do CRIA explorar novos ares no álbum “Pra Bagunçar”.

O novo trabalho reflete o mundo atual e reimagina as convenções que temos do universo infantil, convidando o público a refletir sobre os personagens, seus arquétipos, clichês e a ressignificar suas histórias. Príncipes, princesas, vilões e super-heróis são desconstruídos de forma bem-humorada e descontraída. Em “Cotidianinho”, o CRIA traz o dia a dia de um família através de citações de canções de Chico Buarque como “Cotidiano”, “Joana Francesa”, “João e Maria” e “Flor da Idade”. O disco conta com arranjos de grande nomes da música carioca, como Alfredo Del-Penho e Augusto Ordine, e passeia por frevo, maxixe, maracatu, ciranda, jazz e blues.

“Pra Bagunçar” está nas plataformas de música digital e tem show de lançamento gratuito em São Paulo marcado para os dias 06 e 07/10, no Itaú Cultural, às 16h.

Volney Tolentino

Jovem dinâmico, que detém o poder central dos Cebolas Verdes; Um clã no interior (sigilo) da imensa África Subsaariana. Sua missão é fazer o bem como designer, crítico de cinema, professor de inglês e amante esportivo.

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE