Retrospectiva reúne momentos memoráveis na plataforma durante o ano, desde artistas até receitas
Em 2024, a comunidade do TikTok foi muito “demure”, se divertiu com seus “cascas de bala”, deixou tudo verde-limão com o Summer Brat e se apaixonou por um hipopótamo atrevido, enquanto apoiou bastante pequenas empresas. Ao longo do ano, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo descobriram novas ideias, compartilharam suas paixões e inspiraram mudanças. De artistas que quebraram recordes a releituras de receitas, best-sellers e empresas de todos os tamanhos, a comunidade da plataforma encontrou alegria em aprender, rir e se conectar uns com os outros.
“Em 2024, o TikTok continuou a ser uma plataforma onde as pessoas descobrem, criam e se conectam por meio da linguagem universal do vídeo. Desde pequenas empresas que lançaram suas marcas globalmente até criadores e artistas na vanguarda de movimentos culturais, a plataforma tem contribuído para o crescimento econômico, tendências culturais e um impacto social positivo. Estamos felizes em celebrar nossa comunidade global, que nos inspirou ao longo do ano, enquanto nos dedicamos a manter um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos possam se divertir, expressar suas vozes e brilhar”, comenta James Stafford, Head Global de Conteúdo do TikTok.
Chegou a hora de revisitar histórias memoráveis do ano e momentos que se tornaram grandes acontecimentos. Mergulhe nos eventos que transformaram 2024 e marcaram a comunidade no TikTok.
Memes e tendências
Em 2024, o TikTok seguiu inspirando criatividade, dando origem a tendências que atravessam fronteiras e gerações. De bordões a remixes e danças icônicas, estes são alguns momentos que deixaram uma marca memorável na cultura pop deste ano:
- Asoka (@CamilaPudim, Brasil): Aproveitando uma tendência inspirada em Bollywood, criadores de todo o mundo se envolveram nessa trend de maquiagem ao som da música hindi “San Sanana”. A brasileira Camila Pudim brilhou com seu vídeo que ultrapassou 500 milhões de visualizações.
- Casca de Bala ( thulliomilionario, Brasil): Uma das tendências mais fofas de 2024 apresentou os “cascas de bala” de diversas regiões do país, incluindo cachorrinhos, gatos e até um bode afrontoso. Ela também ajudou a criar o maior hit do ano.
- Brat Summer ( charlixcx, Reino Unido): Inspirado no álbum de Charli xcx, esse movimento celebrou a autoexpressão e uma atitude despreocupada, rendendo a icônica coreografia da música Apple.
- Demure ( joolieannie, EUA): Com vídeos #demure, a tendência redefiniu o termo “recatada”, influenciou tendências da moda e promoveu uma comunidade online mais inclusiva, sendo eleita a palavra do ano pelo dicionário online Dictionary.com.
- Man in Finance ( girl_on_couch, EUA): O meme viral de Megan Boni gerou paródias engraçadas e discussões sobre expectativas em relacionamentos.
- Moo Deng (//www.tiktok.com/@khamoo.andthegang” > khamoo.andthegang, Tailândia): Um hipopótamo pigmeu bem atrevido conquistou corações e promoveu uma discussão sobre a importância da preservação de espécies ameaçadas.
- Pesto ( sealifemelbourneaquarium, Austrália): Outro animal muito fofo que virou ícone global. Desta vez um pinguim-imperador que jogou luz sobre questões ambientais.
Estrelas que nos conquistaram
Com um conteúdo verdadeiramente autêntico e criativo, muitos nomes promoveram conversas e risadas, tanto na plataforma como no mundo real, além de inspirar outras pessoas a criarem vídeos de receitas, moda, humor, esportes e muito mais. Alguns dos destaques brasileiros deste ano foram:
- Gabb (@tictoxica, Brasil): Gabb foi uma das grandes estrelas do ano e conquistou o público com seu vasto conhecimento sobre moda e cultura pop. Também mostrou no TikTok bastidores de eventos globais como Cannes e Olimpíadas.
- Aline Maia ( alineueu, Brasil): Com um humor de certa forma filosófico, fez todo mundo se perguntar se o que está acontecendo à nossa volta é real ou apenas parte de uma série em que somos os protagonistas (ou figurantes).
- Thallita Xavier ( thallitaxavier, Brasil): Chef vegana, atriz e ativista, foi uma das Vozes Visionárias do TikTok – programa da plataforma que coloca em destaque criadores de diversas causas –, além de ensinar receitas e defender o empoderamento feminino.
- Kananda Eller ( deusacientista, Brasil): Escolhida como uma das criadores que promove mudanças de impacto no mundo, pelo programa Change Makers globais do TikTok. Pioneira na comunicação científica, dedicada a amplificar as vozes negras nas ciências e a melhorar a acessibilidade educacional.
- Zolia Isabel ( meninadasvassouras, Brasil): Especialista em reciclagem criativa, também foi uma das Change Makers globais do TikTok. Promove a sustentabilidade ensinando como transformar plástico descartado em soluções práticas para o dia a dia.
Prosperando no TikTok
No TikTok, marcas e empresas de todos os tamanhos levaram sua criatividade – e seus negócios – cada vez mais longe, envolvendo o público por meio dos recursos da plataforma.
- Temaki do Ailton ( temakidoailton, Brasil): De uma barraca no bairro da Liberdade a dono de restaurante. Depois de bombar no TikTok, Ailton abriu o próprio estabelecimento, e hoje usa o rede para divulgar o local e conquistar mais clientes.
- Kabelera //www.tiktok.com/@kabelera.oficial” >(@kabelera.oficial, Brasil): Caio cria acessórios para cabelos afro e foi um dos vencedores do prêmio #TikTokMeFezEmpreender, destacando-se também como uma das Vozes Visionárias no mês na Consciência Negra.
- Louise Pantie ( louisepantie, Brasil): Empreendedora trans e uma das Vozes Visionárias do mês do orgulho do TikTok, produz e divulga em seu perfil peças de praia, conquistando, inclusive, clientes internacionais.
Descobertas do #BookTok
Com mais de 1,2 milhão de postagens criadas com a hashtag #BookTok só nos primeiros 10 meses de 2024, o TikTok segue sendo uma plataforma poderosa para autores, leitores e fãs de livros se conectarem. Além disso, mais de um terço dos usuários diários do TikTok relatam ter comprado um livro no último mês, destacando o impacto da plataforma no hábito de leitura da comunidade. [1]
- A redescoberta de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” ( courtneyhenningnovak, EUA): Courtney Novak trouxe Machado de Assis ao público internacional com uma resenha do livro em seu perfil, apresentando um dos maiores nomes da literatura brasileira para novos leitores.
- Você troca qualquer coisa por um livro? ( digaoroque, Brasil): Digão Roque foi um dos criadores que promoveu trocas de livros por qualquer coisa que a pessoa tivesse no momento, incentivando a leitura de forma criativa no #BookTokBrasil.
- Romantasy (@kimskindle, EUA): O gênero que mistura romance com fantasia explodiu em 2024, impulsionando a hashtag #Romantasy, que registrou um aumento de quase 300% nas postagens este ano em comparação com o ano passado.
Descobertas do #FoodTok
Este ano, a comunidade #FoodTok seguiu inspirando pessoas de todo o mundo a experimentar novas receitas e descobrir criações de dar água na boca.
- Biscoito Montanha-Russa ( chacaracristal2, Brasil): Com poucos ingredientes e uma receita super simples, este biscoito de polvilho conquistou os feeds e fornos de todo o Brasil com seu visual e sabor únicos.
- Salada de pepino ( logagm, Canadá): Logan Moffitt, conhecido como “o cara do pepino” no TikTok, provocou um fenômeno mundial com sua salada de pepino.
- Chocolate de Dubai ( mariavehera257, Emirados Árabes Unidos): A Fix Dessert Chocolatier conquistou a internet com sua barra de chocolate com pasta de pistache cremosa.
Temporada de esportes
Em 2024, o TikTok ajudou a reinventar a maneira como vivenciamos os esportes, redefinindo como os fãs se conectam e interagem com seus atletas, times e ligas favoritos. Houve um aumento de 350% nas publicações com a hashtag #SportsOnTikTok em comparação ao ano anterior. No Brasil, apenas nos últimos três meses, foram mais de 120 mil publicações com a hashtag #TikTokEsportes, comprovando o grande impacto do TikTok na indústria esportiva como um todo.
Do #ChocolateMuffinTok a vitórias épicas e momentos de orgulho nacional, o conteúdo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), e de atletas, os usuários puderam ter uma visão única do maior espetáculo esportivo do planeta, compartilhando um lado mais humano dos Jogos. De 26 de julho a 11 de agosto de 2024, as hashtags relacionadas às Olimpíadas tiveram 1,9 milhão de publicações e quase 50 bilhões de visualizações, enquanto as contas oficiais das Olimpíadas no TikTok acumularam quase 2 bilhões de visualizações.
Neste ano, mais de 1,5 milhão de pessoas sintonizaram o conteúdo ao vivo do perfil oficial das Paralimpíadas ( Paralympics), ajudando a arrecadar 500 mil dólares para os programas de desenvolvimento do esporte paraolímpico, em apoio aos futuros atletas.
Os esportes femininos experimentaram um crescimento explosivo no TikTok em 2024, celebrando conquistas e reunindo uma comunidade que defende maior visibilidade e representação. Postagens com a hashtag #WomenInSports aumentaram mais de 2400% este ano, destacando um público apaixonado e ansioso para apoiar atletas como jrayssaleal, rebecaandrade4, maarounian_, //www.tiktok.com/@caitlin.clark22” >caitlin.clark22 e ilonamaher.
#TikTokMeFezAssistir
As comunidades do #FilmTok e #TikTokMeFezAssistir ofereceram aos artistas um espaço para exibir seu talento, serem descobertos e impulsionar a indústria como um todo. Uma nova pesquisa mostrou que usuários do TikTok nos Estados Unidos têm 44% mais chances do que não usuários de ir ao cinema pelo menos uma vez por mês, destacando o impacto do TikTok para atrair o público para as telonas.
O cinema brasileiro também se fortaleceu na plataforma, com filmes antigos voltando a conquistar o público por meio de cortes que instigaram mais pessoas a conhecerem nosso cinema e nossas estrelas. E tudo isso só foi possível pela força criativa da comunidade de amantes de filmes, como é o caso do criador Nicolas Avancini ( nicolasavancini), estudante de cinema que fez muito sucesso com a comunidade da plataforma e do #TikTokMeFezAssistir. Ele resgatou e colocou em destaque várias produções brasileiras, incluindo recomendações de títulos que todo mundo deveria ver.
Música no TikTok: A trilha sonora de 2024
O TikTok continua dominando o cenário musical em 2024, revolucionando a maneira como novos artistas emergem, como músicas são promovidas e como fãs se conectam com seus artistas favoritos. A plataforma é o destino principal para descoberta musical, onde mais de um bilhão de fãs se expressam por meio da música, impulsionando artistas novos e já consolidados dentro e fora da plataforma.
Top Músicas
As 10 músicas mais populares no TikTok globalmente geraram mais de 200 milhões de criações de vídeos na plataforma e representam mais de 8 bilhões de streams no Spotify. Essas faixas vêm de artistas de sete países diferentes, destacando o alcance global e a diversidade cultural da plataforma. A música global mais popular do TikTok em 2024 foi o hit de reggaeton Gata Only, de FloyyMenor e Cris Mj, com mais de 50 milhões de criações no TikTok.
No Brasil, o hit Casca de Bala, de Thullio Milionário, foi a música mais popular na plataforma. Outro destaque nacional neste ano foi o sucesso estrondoso da canção Só Fé, do Grelo, atraindo um novo público para suas músicas.
“Fiquei muito feliz e honrado em ter a música número 1 do ano nesse aplicativo que teve grande importância no sucesso da minha música e carreira, a viralização que o app e todos os usuários proporcionaram foi crucial na alavancagem e alcance desse mérito. Só gratidão ao TikTok”, comemora Thullio Milionario.
Brasil
- Casca de Bala – Thullio Milionário
- Bênçãos Que Não Têm Fim – Isadora Pompeo
- Só Fé – Grelo
- to bem – Jovem Dionisio
- Beautiful Things – Benson Boone
- Todas As Coisas – Fernandinho
- Alibi – Sevdaliza feat. Pabllo Vittar & Yseult
- Qual é seu desejo? – Tz da Coronel & Ryu, the Runner & Nagalli
- THE BOX MEDLEY FUNK 2 – THE BOX & Mc Brinquedo & MC Cebezinho & MC Tuto & Mc Laranjinha
- CHIHIRO – Billie Eilish
No mundo
- Gata Only – FloyyMenor & Cris Mj
- Pedro – Jaxomy & Agatino Romero & Raffaella Carrà
- Alibi – Sevdaliza feat. Pabllo Vittar & Yseult
- MILLION DOLLAR BABY (VHS) – Tommy Richman
- Tell Ur Girlfriend – Lay Bankz
- La Diabla – Xavi
- Nasty – Tinashe
- BIRDS OF A FEATHER – Billie Eilish
- Forever Young – Alphaville
- Beautiful Things – Benson Boone
*As top músicas são classificadas pelo número de criações no TikTok usando suas músicas.
Top Artistas
Pelo segundo ano consecutivo, um artista mexicano conquistou o primeiro lugar entre os 10 maiores artistas globais do TikTok. A sensação de reggaeton Yeri Mua lidera o ranking de 2024 graças ao sucesso viral de sua faixa Linea del Perreo. Artistas de K-Pop dominaram a lista, ocupando sete das dez primeiras posições.
O Top 10 brasileiro é liderado pelo segundo ano consecutivo por dois artistas do agronejo, Luan Pereira e Ana Castela, mostrando a força que o gênero tem na plataforma, impulsionada por diversos hits e tendências ao decorrer do ano. Nomes celebrados da música pop como Anitta, Pedro Sampaio e Luísa Sonza também aparecem na lista, que conta ainda com Chefin, representando o trap nacional. Pabllo Vittar, além de brilhar nas top músicas globalmente e no Brasil com Alibi, conquistou os fãs com seu conteúdo, figurando em oitava entre os artistas nacionais mais populares.
“TikTok é bom demais da conta! Uso todos os dias para postar meus vídeos e fazer a turma conhecer minhas músicas. Com toda certeza ele foi e é muito fundamental para minha carreira”, celebra Luan Pereira.
Brasil
- Luan Pereira ( luanpereiracantor)
- Ana Castela ( anacastelacantora)
- Anitta ( anitta)
- Anderson Neiff ( andersonneiff_)
- Mc J Mito ( mcjmito)
- Luísa Sonza ( luisasonza)
- Pedro Sampaio ( pedrosampaio)
- Pabllo Vittar ( pabllovittar)
- Michele Andrade ( micheleandradeofc)
- Chefin ( chefinoficial)
No mundo
- Yeri Mua ( yerimuaa)
- ENHYPEN ( enhypen)
- NCT ( official_nct)
- LE SSERAFIM ( le_sserafim)
- Stray Kids ( jypestraykids)
- aespa ( aespa_official)
- TOMORROW X TOGETHER (//www.tiktok.com/@txt.bighitent)
- Kim Loaiza (//www.tiktok.com/@kimberly.loaiza)
- TWICE ( twice_tiktok_official)
- Sabrina Carpenter (https://www.tiktok.com/@sabrinacarpenter)
*Os top artistas são classificados pelo número de visualizações em suas contas no TikTok.
O Ano no TikTok 2024 é baseado em uma pesquisa, realizada de janeiro a novembro de 2024, que inclui insights próprios e de terceiros com foco no impacto social, econômico e cultural do TikTok.
Fontes:
[1] GWI. Brasil internet users age 16-64. Surveys fielded Q1 & Q2 2024. Self-stated TikTok usage (monthly or greater)