Foto: Divulgação

Bossa Nova: Deezer celebra o gênero musical brasileiro que encantou o mundo

O Dia Nacional da Bossa Nova foi celebrado no último sábado e a plataforma de experiências musicais relembra os maiores nomes e sucessos da cena


No último sábado, dia 25 de janeiro, foi celebrado o Dia Nacional da Bossa Nova, uma homenagem ao movimento que deu ao Brasil artistas e canções imortais. Com suas harmonias sofisticadas e letras poéticas, o estilo que surgiu no país no final dos anos 1950 transformou a música popular brasileira e conquistou admiradores em todos os continentes.

Para celebrar o gênero, a Deezer selecionou alguns dos artistas mais influentes e revelou suas músicas mais ouvidas na plataforma, além de outros dados exclusivos. Confira abaixo:

Entre os principais nomes do estilo, destaca-se Tom Jobim, que ajudou a construir a base do gênero com clássicos como “Águas de Março”, “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade”, que estão entre as faixas mais tocadas pelos fãs brasileiros. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades que mais ouvem o artista na Deezer, com a maioria de seus ouvintes na faixa etária de 36 a 45 anos.

Outra lenda do gênero é João Gilberto, que trouxe uma nova forma de interpretar o violão e a voz. Seus sucessos mais ouvidos na plataforma incluem “The Girl from Ipanema”, “Desafinado” e “Corcovado”. Assim como Tom, João é muito popular em São Paulo e Rio de Janeiro, mas também em Salvador, cidade natal de muitas inspirações musicais.

Vinicius de Moraes, poeta que transformou versos em canções, também deixou um legado inesquecível com faixas como “Tarde em Itapoan”, “Onde Anda Você” e “Samba da Benção”, que lideram o ranking do artista na plataforma. Ele é amplamente ouvido nas principais capitais brasileiras, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A Bossa Nova também encontrou espaço em intérpretes como Gal Costa, cuja suavidade deu nova vida a canções como “Força Estranha” e “Baby”, as duas músicas mais ouvidas. Na Deezer, a cantora é celebrada principalmente em cidades como Salvador e Recife, reforçando suas raízes nordestinas.

A plataforma de experiências musicais também celebra Toquinho, que emocionou gerações com “Aquarela” e “Carta ao Tom 74”, e Sérgio Mendes, que projetou a Bossa Nova internacionalmente com sucessos como “Mas Que Nada” e “Never Gonna Let You Go”.

Jorge Ben Jor, com seu estilo que mescla a Bossa Nova com samba, marcou época com faixas como “Camarão Que Dorme a Onda Leva” e “Mas Que Nada”. Já Elis Regina, uma das maiores vozes do Brasil, eternizou clássicos como “Como Nossos Pais” e “Águas de Março”.

Na Deezer, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte aparecem como os principais polos de audiência para todos esses artistas, com destaque para um público entre 26 e 45 anos, majoritariamente masculino.

 

Deixe uma resposta