A Deezer, plataforma global de experiências musicais, recebe todos os dias mais de 30.000 faixas totalmente geradas por IA – representando mais de 28% de todas as músicas entregues diariamente
A ferramenta de detecção de IA da Deezer está em operação desde o início do ano, permitindo à empresa acompanhar o aumento constante de conteúdos totalmente sintéticos na plataforma. Em junho, inclusive, a Deezer se tornou a primeira (e até agora única) plataforma a identificar explicitamente músicas geradas por IA.
“Após um aumento significativo ao longo do ano, a música produzida por IA agora representa uma parte importante das faixas entregues diariamente ao streaming, e queremos liderar o caminho para minimizar qualquer impacto negativo para artistas e fãs“, afirmou Alexis Lanternier, CEO da Deezer. “Nossa abordagem é simples: removemos conteúdos totalmente gerados por IA das recomendações algorítmicas e não os incluímos em playlists editoriais. Assim, garantimos que o impacto na arrecadação de royalties seja mínimo, ao mesmo tempo em que proporcionamos uma experiência transparente para o usuário. E, o mais importante, continuamos a combater atividades fraudulentas, que são o principal motivador do envio de conteúdos totalmente gerados por IA.”
Em janeiro, a Deezer havia informado que cerca de 10% de todo o conteúdo entregue à plataforma era gerado por IA. Esse número aumentou para 18% em abril e agora alcançou um recorde de 28%.
***


