Com cinco rodadas de antecedência, Bulls asseguram vaga nos playoffs do torneio; MIBR conquista seis pontos e chega ao G-4
A segunda rodada do terceiro turno do Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege 2022 confirmou algo que já vinha se desenhando durante toda a temporada: a W7M Esports é a primeira equipe a garantir matematicamente uma das quatro vagas para as finais do BR6. Apesar da derrota para o MIBR no sábado (24), os Touros garantiram a vaga nos playoffs após vencerem a Team Liquid por 7 a 4 no domingo (25).
Outro grande destaque da rodada foi o MIBR que, com dois triunfos – contra W7M e Black Dragons – alcançou a zona de classificação para a Copa Elite Six da América, a “Libertadores do R6”, torneio que não disputa desde o ano passado. Outra novidade ficou por conta da TropiCaos, que apesar de ainda não vencer no torneio, conquistou seu primeiro ponto no turno após a derrota na prorrogação para a Ninjas in Pyjamas.
Com o fim da segunda semana, a tabela de classificação do terceiro turno do BR6 2022 ficou assim: a Black Dragons segue na liderança, com nove pontos. FaZe Clan, MIBR e Team oNe, todas com oito pontos, formam a zona de classificação para a Elite Six. Na sequência, estão Team Liquid, FURIA e W7M Esports, com seis pontos cada. As três posições finais são ocupadas por Ninjas in Pyjamas (5), 00 Nation (3) e TropiCaos (1).
O Brasileirão volta no próximo sábado (1), a partir das 12h30. Na abertura da terceira semana, a W7M Esports enfrenta a Black Dragons, a Team Liquid mede forças diante da FURIA, a 00 Nation duela contra a TropiCaos, a Ninjas in Pyjamas encara a FaZe Clan e, para fechar o sábado, a Team oNe enfrenta o MIBR. No domingo (2), mais cinco confrontos: Team Liquid x Team oNe, Black Dragons x 00 Nation, FaZe x FURIA, W7M x NiP e MIBR x TropiCaos.
Todas as partidas contam com transmissão nos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube. Em 2022 o BR6 traz como novidade as Watch Parties, transmissões oficiais do torneio feita por criadores de conteúdo selecionados pela Ubisoft.
MIBR, Team oNe e Team Liquid vencem e miram G-4 – Sábado (24/09)
W7M Esports 3×7 MIBR
Na abertura dos confrontos do segundo final de semana do Brasileirão de Rainbow Six Siege 2022, W7M e MIBR se enfrentaram no mapa Oregon. Com defesas bem sólidas e jogadas coletivas, o MIBR garantiu quatro pontos e terminou a primeira metade da partida em vantagem de 4 a 2. Na virada de lados, a W7M esboçou uma reação e logo de cara garantiu o primeiro ponto na defesa, mas o MIBR retomou o controle da partida, com grande atuação de Kaique “Faallz” na última rodada da partida, garantiram a vitória por 7 a 3.
Depois da vitória, Felipe “FelipoX” comentou sobre o crescimento da equipe na competição: “Estamos muito confiantes, corrigindo nossos erros dia após dia e sempre alinhamos tudo o que é possível ser melhorado. Estamos focados em conseguir a classificação para o Six Major”. O jogador também comentou que, nesta etapa do BR6, voltou a jogar de maneira agressiva e confiante.
Ninjas in Pyjamas 3×7 00 Nation
No Arranha-céu, Ninjas in Pyjamas e 00 Nation fizeram o segundo duelo do dia. Os Ninjas venceram as duas rodadas iniciais, mas a ZeroZero diminuiu a vantagem em um round apertado. O confronto seguiu equilibrado, com rounds conquistados de ambas as equipes, o placar da primeira metade ficou em 3 a 3. Na segunda metade, Thiago “xS3xyCake” fez um clutch que garantiu a vantagem da nação na partida. Com rodadas acertadas no ataque e desempenhos de destaque de xS3xyCake e Juliano “Levy”, que foi eleito MVP da partida, a 00 Nation conquistou a primeira vitória no turno ao fechar o marcador em 7 a 3.
Vinicius “Live” comentou sobre a importância desta primeira vitória da ZeroZero nesta etapa: “Significa muito para gente, pois não estávamos tendo bons resultados. Apesar de nos treinos irmos muito bem, no campeonato não repetimos o desempenho. Uma vitória contra a NiP nos deixa mais tranquilos, principalmente pela clareza na comunicação mostrada pela equipe.”
Black Dragons 7×3 FaZe Clan
O confronto entre Black Dragons e FaZe Clan colocou frente a frente equipes com bom começo no turno. No mapa Oregon, a BD com ótimas defesas garantiu três pontos de vantagem no começo do duelo. Apesar da reação da FaZe Clan, a BD ficou com o 4 a 2 a favor na virada de lados. Com a manutenção do ritmo na defesa, os Dragões dominaram o ataque para chegar ao placar final de 7 a 3.
Após o triunfo, Vinicius “Patoxy” comentou sobre a vitória: “É muito gratificante ganhar de um time que já foi campeão mundial e que atualmente é top 2 do mundo. Eles são muito fortes e temos muito respeito por todos que estão ali.” Ele também comentou sobre a confiança que o time tem nele e que estão trabalhando os déficits individuais e coletivos para manter o bom desempenho.
Team oNe 8×7 FURIA
Fronteira foi o palco para o confronto entre Team oNe e FURIA. Com forte jogo coletivo de ambos os lados, as equipes começaram a partida trocando vitórias nos rounds até a metade do jogo, que terminou em 3 a 3. O equilíbrio seguiu na segunda parte, com ambas as equipes apresentando um alto nível, o que culminou em um novo empate em 6 a 6, forçando o Overtime. Na prorrogação, a Team oNe buscou a vitória na partida por 8 a 7, com destaque para Maia, que terminou com 16 eliminações.
Ao final da partida, João “Dotz” falou sobre os dois pontos obtidos diante da FURIA: “Foi uma vitória apertada, mas sabíamos que seria difícil porque era o melhor mapa deles. Tivemos a confiança de puxar este mapa e foi uma ótima vitória para o grupo, mostrando nossas variações táticas”.
Team Liquid 7×2 TropiCaos
Para encerrar o sábado, Team Liquid e TropiCaos mediram forças no mapa Café Dostoiévski. Com um ataque poderoso, a Liquid começou melhor ao vencer os dois primeiros rounds, mas viu Raul “Kondzz” responder com um clutch 1vs2 para a TropiCaos. A jogada não abalou a Team Liquid, que seguiu à frente com vantagem para a virada de lados. Após a mudança, a Liquid manteve o ritmo e Lorenzo “Lagonis” garantiu o ponto decisivo para a Cavalaria. Mesmo com uma reação da Caos, a Team Liquid garantiu os três pontos depois de uma rodada perfeita e boas defesas, fechando o placar em 7 a 2.
Lagonis comemorou a atuação da equipe após o confronto: “O nosso diferencial na vitória de hoje foi a curva de crescimento. São apenas duas semanas de treino, mas cada semana é muito valiosa para a gente. Mesmo com jogo todo final de semana, durante a semana conseguimos progredir muito.”
W7M garantida nas finais do BR6 e fim da invencibilidade de Black Dragons e Team oNe – Domingo (25/09)
MIBR 7×3 Black Dragons
A abertura do domingo contou com o confronto entre MIBR e Black Dragons. No Oregon, o MIBR mostrou solidez defensiva e saiu à frente do marcador. A BD freou a sequência de vitórias do MIBR ao pontuar duas vezes consecutivas para empatar o placar, mas foi o MIBR quem levou a vantagem para a virada de lados. Agora no ataque, o MIBR foi mais eficiente que o adversário e não deu brechas para os Dragões, chegando ao ponto decisivo. A BD resistiu e buscou mais um round na partida, mas o MIBR se portou bem e garantiu o triunfo por 7 a 3.
Após o duelo, Guilherme “Guille”, manager do MIBR, comentou sobre a vitória: “Tivemos uma semana focada nos mapas que estávamos esperando e nos preparamos para isso. A Black Dragons já tinha jogado o mapa Oregon no dia anterior, e isso agregou no nosso material de preparação. Taticamente, foi uma vitória segura.”
Team oNe 3×7 FaZe Clan
No Café Dostoiévski, Team oNe e FaZe Clan realizaram o segundo duelo do dia. O confronto contou com um início agressivo da FaZe no ataque, que conquistou os três primeiros pontos. Os Golden Boys responderam com clutches de Renato “rhz” e Júlio “L0bex”, mas foi a vice-campeã do Six Berlim Major quem terminou a primeira metade em vantagem, 4 a 2. Na troca de lados, a FaZe Clan continuou com um ritmo forte, anulando as ofensivas da oNe. Após um ataque rápido da Team oNe, a FaZe neutralizou o adversário para fechar o mapa em 7 a 3.
Leandro “tgk”, manager da FaZe Clan, afirmou que a equipe está pronta para atuar em quaisquer cenários do jogo: “Temos um map pool completo, onde conseguimos nos adaptar de acordo com o mapa. Além disso, possuímos uma rotatividade muito grande de operadores devido à capacidade de adaptação dos nossos jogadores. O foco é seguir melhorando na comunicação e no trabalho em equipe”.
W7M Esports 7×4 Team Liquid
A terceira partida do domingo colocou frente a frente W7M Esports e Team Liquid. No Café Dostoiévski, a W7M mostrou a força defensiva e tirou os espaços do ataque da Cavalaria, vencendo quatro dos cinco primeiros rounds. Antes da virada de lados, a Liquid pontuou e buscou uma reação. Com direito a 4k de Luccas “Paluh”, a Team Liquid encostou no placar, mas alternou rodadas de vitórias com os Bulls, que chegaram ao ponto decisivo. Com o ataque preciso, a W7M eliminou os adversários para fechar o mapa em 7 a 4 e confirmar a classificação antecipada para as finais do BR6 2022.
Depois da vitória, Felipe “Abreu”, coach da equipe, falou sobre o papel de Julio “JULIO” neste turno: “Ele está voltando a jogar agora, após o período como coach. Sabemos que é um processo, mas ele possui uma visão macro das situações por conta do tempo na função anterior à volta. O BR6 servirá para evoluir o time como um todo”.
FURIA Esports 7×4 00 Nation
FURIA e 00 Nation mediram forças no Café Dostoiévski. O duelo foi equilibrado em toda primeira metade, com plants rápidos por parte da Pantera e ações defensivas cruciais da ZeroZero, deixando o placar em 3 a 3. Na virada de lados, a 00 Nation levou o primeiro round no ataque, mas foi a FURIA quem engatou e se encontrou na partida. Com triunfos em sequência, a FURIA terminou o confronto por 7 a 4 para chegar à primeira vitória no terceiro turno da competição. Destaque para Diogo “Fantasy”, que colaborou com 13 eliminações, todas com headshots.
De acordo com Thiago “Handyy”, os três pontos vieram após correções das derrotas apertadas do início da etapa: “Nós pecamos bastante na parte da comunicação diante da W7M e da Team oNe. Desde a semana passada, conversamos sobre este quesito e hoje evoluímos e mantivemos um bom nível na comunicação, com calma e tranquilidade”.
TropiCaos 7×8 Ninjas in Pyjamas
Para encerrar a segunda semana, TropiCaos e Ninjas in Pyjamas protagonizaram um duelo equilibrado. No Clube, os Ninjas abriram o placar, mas a boa gestão do relógio por parte da defesa da Caos levou à virada no marcador. A primeira parte seguiu parelha, com três pontos para cada equipe. Na troca de lados, a NiP organizou a defesa para pontuar e chegar ao matchpoint. Porém, a TropiCaos resistiu e encontrou as eliminações para forçar o overtime. Na prorrogação, após um round vencido de cada lado, a Ninjas in Pyjamas subiu o muro na defesa para finalizar o mapa por 8 a 7.
João “Kamikaze” destacou a dificuldade de atuar no Clube diante da TropiCaos: “É sempre um jogo difícil neste mapa, porque ambas as equipes gostam de jogar nele. Mesmo na nossa melhor fase, é complicado jogar contra eles no mapa, muito por conta da qualidade dos jogadores. É um duelo sempre disputado”.