O BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, anunciou ontem (6) os vencedores das 17 categorias do Festival. A lista foi definida por um júri composto por 53 pessoas, de diversos países.
Grande vencedor da noite, Curious Expedition 2, do estúdio alemão Maschinen-Mensch, levou a estatueta de Melhor Jogo. Trata-se de uma aventura narrativa semelhante a um roguelike ambientada em uma versão reinventada do final do século XIX.
O prêmio de Melhor Jogo Brasileiro foi para Retro Machina, da Orbit Studio, um jogo single-player de ação, puzzle e exploração, ambientado em um universo retrô futurista. Outro brasileiro premiado foi Vamos Brincar de Cozinhar, do Akom Studio, eleito o Melhor Jogo Infantil.
Outros dois jogos brasileiros foram destaque na premiação: Do Not Disturb, do Estúdio Hollow Harpy, que venceu a GameJam+ e o jogo em VR Gravitational, do estúdio Electric Monkeys, que foi selecionado como o Melhor Jogo por voto popular.
Os escolhidos levarão para casa muito mais do que a estatueta do BIG. Os vencedores de Melhor Jogo, Melhor Jogo: América Latina e Melhor Jogo: Brasil levam também um prêmio de R$ 5.000, enquanto que o Melhor Jogo: Voto Popular leva um prêmio de R$ 3.000.
A Xsolla, empresa de serviços de monetização de videogames que ajuda desenvolvedores, editores e parceiros da plataforma a comercializar, vender, conectar e otimizar seus produtos globalmente, dará US$ 500 em serviços a todos os indicados ao Festival. No total, haverá mais de US$ 115 mil em serviços e dinheiro para os finalistas e vencedores do Festival.
Além disso, a empresa dará um prêmio em dinheiro de US$ 10 mil ao vencedor de uma categoria especial promovida pela Xsolla: “Melhor Jogo – Escolha da Xsolla“. O vencedor desta categoria foi o jogo Figment 2: Creed Valley, do estúdio dinamarquês Bedtime Digital Games e foi escolhido pela própria empresa entre todos os 96 finalistas.