“O Homem que parou o Tempo” leva drama, realismo e ficção científica aos cinemas

Gabriel Pardal como João em “O Homem que parou o Tempo”.

A ficção científica “O Homem que parou o Tempo” traz para as telas a tentativa do protagonista João (Gabriel Pardal) de parar o tempo. Em um gênero pouco explorado pelo cinema nacional, o personagem se empenha em encontrar uma forma de realizar e aprofundar seus estudos sobre o assunto.

Com Pedro Lamin, Iuri Saraiva e Camila Márdila no elenco, o filme se passa num cenário distópico de um Rio de Janeiro abandonado. A narrativa em ordem cronológica mostra a evolução dos estudos sobre parar o tempo e também os esforços de João (Gabriel Pardal) que para conseguir concretizar seu objetivo, deverá abrir mão das suas conquistas e de seu convívio social, o que custará caro para ele e também para seus amigos.

Dirigido por Hilnando SM, o longa combina em 61 minutos, drama psicológico com ficção científica, para abordar a experiência do protagonista que se questiona muitas vezes sobre a forma com que ele e as pessoas utilizam o seu próprio tempo.

Para o diretor, somos dominados pelo tempo e pela forma que o utilizamos, por isso para ele a ficção científica é a melhor forma de trazer o assunto para a discussão. “Acredito que hoje vivemos subjugados a todas as demandas e obrigações de um tempo atual muito cruel e severo com nós mesmos. Por isso levanto no filme o pensamento de que estamos deixando de estar aqui e agora, perdendo a nossa grande presença física e mental em todas as nossas atividades diárias”.

“O homem que parou o Tempo” é o filme de estreia como diretor de ficção de Hilnando SM que também escreveu e produziu o seu próprio filme, com a coprodução assinada pela Clariô Filmes e distribuição da Elo Company. O filme estreia dia 13 de setembro em 20 salas de 19 cidades do país pelo Projeta às 7, parceria da Cinemark com a Elo Company que abre uma nova janela para o cinema nacional em horário nobre a preços acessíveis.