CORINGA foi o filme mais reclamado no Reino Unido em 2019

De acordo com a Classificação do British Board of Film

Foto: Reprodução/Warner
Foto: Reprodução/Warner

Joker ofereceu uma visão muito diferente do Palhaço Príncipe do Crime, e o diretor Todd Phillips fez bom uso dessa classificação etária. Havia muitos temas obscuros em sua adaptação da DC Comics, sem mencionar exemplos de violência extrema (quando o Coringa atira na cabeça de Franklin Murray, por exemplo).

No Reino Unido, o Coringa recebeu uma classificação de 15 anos, o que significa que é considerado adequado para espectadores de apenas 15 anos ou mais. Agora, um relatório do British Board of Film Classification revelou que o filme acabou sendo o mais reclamado sobre o lançamento de 2019 na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

“Vários afirmaram que deveríamos ter classificado o filme 18 por causa da violência e do tom do filme”, ​​diz o relatório. “Um número pequeno considerou que o filme deveria ser banido. Há cenas de forte violência no filme, que incluem facadas e tiros, com detalhes de ferimentos que acompanham o sangue. No entanto, eles não se importam com o sofrimento de uma maneira ou de outra maneira. Isso requer [classificação] 18.”

Honestamente, pensar que o Coringa deveria ter sido banido por seu conteúdo é mais do que ridículo, então essas pessoas eram claramente bastante sensíveis. No entanto, pode-se argumentar definitivamente que ele precisava de uma classificação de 18, já que a violência e a linguagem não eram necessariamente o que muitos pais esperariam ver em um filme de 15 anos (no entanto, essa classificação raramente é vista nos dias de hoje).

Por que 18 é raramente usado? Bem, reduz massivamente as chances de sucesso de um filme nas bilheterias, e isso é algo que parece que o BBFC tem levado em consideração nos últimos anos.