O Skeelo, principal plataforma e comunidade de leitura do Brasil, participa da Bienal do Livro Rio 2025 como um dos patrocinadores oficiais do evento e da roda-gigante do Book Park
Com um estande de 369 m² e diversas ativações inéditas, a marca chega em um momento estratégico, fortalecida pela recente incorporação do Skoob, a maior rede social de leitores do País. A Bienal será realizada no Riocentro, Rio de Janeiro, entre 13 e 22 de junho. Um dos destaques da participação da marca na Bienal é a roda-gigante do Book Park, que impressiona com seus 20 metros de altura e 16 cabines temáticas inspiradas em obras literárias. A empresa é patrocinadora oficial dos áudios que embalam cada cabine, com audiobooks exclusivos desenvolvidos especialmente para o público do evento. Uma das cabines será inteiramente dedicada ao mascote Skee, personagem símbolo da plataforma, onde os visitantes poderão ouvir a história original do personagem em formato de audiobook, disponível no aplicativo. Como brinde exclusivo, quem visitar a cabine do Skee também receberá um livro físico para colorir, com a narrativa apresentada. As demais cabines contarão com trilhas sonoras inspiradas em diferentes livros, criando uma experiência imersiva e variada.
Um dos destaques da participação da marca na Bienal é a roda-gigante do Book Park, que impressiona com seus 20 metros de altura e 16 cabines temáticas inspiradas em obras literárias. A empresa é patrocinadora oficial dos áudios que embalam cada cabine, com audiobooks exclusivos desenvolvidos especialmente para o público do evento. Uma das cabines será inteiramente dedicada ao mascote Skee, personagem símbolo da plataforma, onde os visitantes poderão ouvir a história original do personagem em formato de audiobook, disponível no aplicativo. Como brinde exclusivo, quem visitar a cabine do Skeelo também receberá um livro físico para colorir, com a narrativa apresentada. As demais cabines contarão com trilhas sonoras inspiradas em diferentes livros, criando uma experiência imersiva e variada.
“Nosso objetivo é mostrar que a leitura pode acontecer em qualquer lugar e de muitas formas. Estamos conectando o físico ao digital com experiências imersivas, acessíveis e criativas, que estimulam o hábito da leitura em públicos diversos. A presença do Skeelo na Bienal reforça nosso compromisso com a democratização do conteúdo e com a inovação no universo literário”, destaca Victor Meinberg, Chief Revenue Officer do Skeelo.
No estande da marca acontece o Skeelo Talks, uma programação diária de bate-papos com autores renomados, mediada por influenciadores literários como Rodrigo de Lorenzi, Patrick Torres e Tatiany Leite. Entre os autores confirmados estão Thalita Rebouças, Itamar Vieira Junior, Cara Hunter, Maidy Lacerda, Ana Suy e Marcela Ceribelli, promovendo discussões sobre literatura, criatividade e tendências de leitura. Outra atração é a Resenha do Skoob, uma ação diária de troca de livros que será realizada no estande, iniciativa que incentiva a sustentabilidade e a economia circular entre os leitores.
Cada sessão será conduzida por um influenciador literário, criando um ambiente de interação e compartilhamento. Para fortalecer o ecossistema de leitores e criadores, a Bienal contará com o Lounge dos Creators — espaço dedicado a influenciadores de conteúdo literário, com patrocínio do Skeelo. Ao longo dos dez dias de programação, os creators poderão produzir vídeos, transmissões ao vivo e outras dinâmicas voltadas ao universo da leitura. Já no estande da marca, o público encontrará uma estrutura interativa com cabine de fotos, brindes exclusivos e uma máquina no estilo “garra”, que desafia os visitantes a testarem a sorte para ganhar prêmios especiais.
Maior ecossistema nacional de leitura digital
A aquisição do Skoob, em agosto de 2024, reforçou a estratégia do Skeelo de construir o maior ecossistema nacional de leitura digital, integrando funcionalidades e ampliando o engajamento entre leitores. Na sua 4ª participação na Bienal do Livro, a marca destaca esse protagonismo ao conectar suas plataformas e impulsionar a transformação digital do mercado editorial no Brasil. Juntas, Skeelo e Skoob somam mais de 1,9 milhão de usuários ativos mensais, um acervo com mais de 11 mil títulos, mais de 17 milhões de downloads, 286 milhões de minutos consumidos em leitura somente em 2024, além de avaliações acima de 4,8 nas lojas de aplicativos, indicadores que comprovam a força da empresa 100% nacional na missão de democratizar o acesso à leitura e fortalecer a cultura do livro no país. “O Skoob trouxe uma comunidade engajada e ativa que agora pode vivenciar presencialmente o que já compartilha diariamente no ambiente digital. Queremos ser a ponte entre leitores, autores, influenciadores e histórias, e a Bienal é o espaço perfeito para isso”, finaliza Meinberg.


