A mais premiada equipe universitária de robótica do Brasil, a RioBotz/PUC-Rio, será uma das atrações do Palco New Frontier, da Rio2C, no dia 16 de abril. A partir das 11h, integrantes da equipe vão apresentar o painel “RioBotz: 20 years thinking ahead (20 anos pensando à frente)”. O capitão Matheus Freitas e a coordenadora de Mecânica Emily Oliveira vão comandar o painel, junto com outros alunos da RioBotz.
Serão, ao todo, 12 robôs na Rio2C que estarão expostos para demonstrações ao público. Especialista em robôs de combate, a RioBotz/PUC-Rio já acumula 204 medalhas conquistadas desde 2004 em competições dentro e fora do Brasil. São 97 ouros, 58 pratas e 49 bronzes no total. “É uma honra e uma alegria poder participar da Rio2C e levar nossos robôs a um público tão aberto às novidades. Queremos despertar o interesse pela robótica e mostrar que, além da diversão, é um excelente caminho profissional a ser seguido”, afirma Matheus Freitas.
|
Entre os robôs que estarão à vista, o Humanoide é um dos que mais faz sucesso entre o público. Simpático, ele dança, sobe escada e joga bola. Já os da família Touro, o Maximus (100kg), o Light (27kg) e o Feather (13,6kg) estarão expostos, junto com o Aldebaran (3kg).
Por questões de espaço e segurança, as demonstrações de performance de combate serão com robôs de menor porte, os da categoria “inseto”, com pesos entre 150g e 1,36kg.