“Juntos os sonhos acontecem”. Esse é o lema do Rock in Rio para engajar, mobilizar e convocar o público a participar de ações em prol de um futuro melhor. O maior festival de música e entretenimento do mundo tem um histórico de campanhas com um olhar voltado para a causa e este ano convida o público a participar desta jornada. Entre as ações está a força-tarefa de reciclagem de resíduos e 4,5 milhões de copos plásticos, além das embalagens de plástico e papel, que serão recicladas pela Suzano. O leilão de 30 guitarras e itens das bandas que terão seus valores revertidos para o Ação da Cidadania e Amazonia Live, compensação da pegada carbônica e certificação na norma ISO 20121 também fazem parte do compromisso do festival. E como construção de um mundo melhor demanda que todos estejam juntos, a organização investiu em diversos recursos que garantem total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Plano de rotas, plataformas e interatividade, são algumas das ações que possibilitam o máximo aproveitamento de cada atração. Tudo isso, somado ao compromisso do Rock in Rio de oferecer a melhor experiência aos fãs, rendeu ao festival nota 9.4, em pesquisa presencial conduzida pelo instituto GFK.
No Palco Mundo, um dos artistas mais esperados desta edição, Justin Bieber, se apresentou como headliner para a alegria dos fãs, que esgotaram os ingressos em apenas 12 minutos e chegaram cedo à Cidade do Rock. Antes dele, foi a vez de Demi Lovato empolgar a plateia com sua superbanda formada apenas por mulheres, marca da nova fase roqueira de sua carreira. No segundo show do palco, Iza abriu a apresentação em meio a plateia com figurinos dignos de uma diva do pop e muita música. Na abertura do Palco Mundo, Jota Quest embalou a plateia com um repertório repleto de sucessos da carreira. No Sunset, Gilberto Gil recebeu a neta, Flora Gil, destaque da noite, em um show em homenagem aos seus 80 anos.
Cidade do Rock adaptada para pessoas com deficiência promove inclusão no festival
O Rock in Rio vem investindo cada vez mais em diversos recursos que garantem total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Plano de rotas, plataformas e interatividade, são algumas das ações que possibilitam o máximo aproveitamento de cada atração da Cidade do Rock. São diversos serviços gratuitos, como empréstimos de cadeiras de rodas manuais e motorizadas; manutenção e reparos de cadeiras de rodas e em órtese e próteses ortopédicas; acesso às plataformas elevadas melhor visualização dos shows nos Palcos Mundo e Sunset, traslados gratuitos em vans acessíveis, que saem do Shopping Metropolitano em direção ao estacionamento PCD do festival.
“Todos os estandes das marcas da Cidade do Rock possuem balcões rebaixados e rampa de acesso para acessibilidade, além de 20 banheiros adaptados. Outra experiência muito bacana é o serviço chamado ‘Sinta o Som’: serviço para deficientes auditivos que sentem a vibração do som com intérpretes de libras”, comenta Thiago Amaral, coordenador de acessibilidade do Rock in Rio.
Para o público, as ações de acessibilidade tornam inesquecível a experiência do festival. Caio Dias, de Petrópolis, veio ao festival com a namorada Beatriz Fernandes que é cadeirante e os dois aproveitaram o show de Matuê direto de uma plataforma elevada em frente ao palco Sunset. “Gostamos muito das rampas de acesso da Cidade do Rock e daqui deste local. É bem alto e nós não ficamos preocupados com a cadeira de rodas dele”, disse Caio. No Supernova, a cadeirante Gabriela Baruki, de 24 anos, realizou o sonho de assistir, pela primeira vez, ao show da banda Cone Crew Diretoria, que ela é fã desde 2010, e ainda conhecer os ídolos ao final da apresentação. “Não acredito que meu sonho virou realidade. Estou emocionada porque, além de ter assistido ao show pela primeira vez, também nunca tinha vindo ao Rock in Rio! Amei, obrigada, galera do Supernova!”, agradeceu.
A inclusão do festival passa também pelos produtos oficiais. Nesta edição, uma camiseta com a estampa em libras, criada por um aluno do curso de Design de Moda do Rio de Janeiro da Estácio, pode ser adquirida nas lojas da Cidade do Rock.
Festival tem campanha de gestão de resíduos na Cidade do Rock
A ajuda e apoio do público é muito importante para a diminuição e correto descarte de resíduos produzidos durante o festival. O Rock in Rio conta com diversos pontos com lixeiras para reciclados – como copos, embalagens não muito sujas, papéis, entre outros – e lixeiras de não reciclados, que são embalagens sujas ou resíduos orgânicos. Dessa forma, em uma grande corrente do “Juntos o Sonho Acontece”, o público descarta corretamente, o Rock in Rio faz toda a separação e envio para reciclagem, e assim descarta da forma correta os resíduos gerados no festival. Para aumentar o sucesso desta ação, o Rock in Rio tem um plano de redução de resíduos que passa por uma avaliação criteriosa dos brindes, proibição de distribuição de flyers e de embalagens primárias, proibição de construção na cidade do rock, reutilização de materiais e estruturas e doação de materiais no fim do evento para ONG, escolas e outras entidades.
Rock in Rio recebe avaliação do público no segundo dia de festival, 9.4
O segundo dia de Rock in Rio recebeu 9.4 como nota geral do público para a experiência na Cidade do Rock, em pesquisa presencial conduzida pelo instituto GFK. “Esta nota é um grande reconhecimento do público à qualidade da entrega do festival. Estamos trabalhando para promover a melhor experiência para o público, na maior e melhor edição do Rock in Rio de todos os tempos”, afirma Luis Justo, CEO do Rock in Rio. A GFK, consultoria líder de inteligência de consumidor e mercado, é responsável por medir durante os sete dias de shows como está o sentimento das pessoas em relação às ativações e infraestrutura tanto do Rock in Rio como de alguns dos patrocinadores que marcam presença na Cidade do Rock.
Balanço das Transportes
O Primeira Classe transportou nesse primeiro final de semana mais de 55 mil pessoas. Uma operação que envolveu mais de 600 ônibus por dia, chegando num total de 1350 viagens programadas.
Rock Express transportou nesse primeiro final de semana mais de 150 mil pessoas, em viagens circulares de ida e volta dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada para a Cidade do Rock (terminal centro olímpico). A operação contou com mais de 120 ônibus tipo Padron e Articulados e utilizou a calha do BRT, tornando-se o transporte mais rápido para se chegar à Cidade do Rock.
Palco Mundo recebe Justin Bieber, uma das atrações mais esperados do festival
Contrariando os rumores, Justin Bieber fechou o primeiro fim de semana do Rock in Rio com um show arrebatador. Headliner da noite em que bateu o recorde da venda geral de ingressos, Justin Bieber fechou o primeiro fim de semana do Rock in Rio com um show arrebatador. Os fiéis fãs do cantor se surpreenderam com a icônica apresentação feita por Bieber. Com muitos fogos, hits musicais e vibração do público, o cantor canadense fez sua estreia no Rock in Rio e já ficou marcado na história do maior festival de música e entretenimento do mundo com sua performance memorável.
A Cidade do Rock acompanhou o artista em todas as músicas do setlist, que estava repleto de clássicos, como “Sorry”, “What Do You Mean”, “Peaches” “Yummy”, “Love Yourself”, entre diversos outros, incluindo seu primeiro grande sucesso “Baby”, levando todos os presentes ao delírio. Extremamente a vontade na Cidade do Rock, Justin percorreu toda a extensão do Palco Mundo, dançou, tocou piano, tirou a camisa, interagiu com os fãs e declarou todo seu amor pelos brasileiros. E o sentimento é recíproco. A fã, Clara Modanez, 20, veio de longe para acompanhar o seu ídolo. “É uma emoção muito grande estar aqui. Tem anos que sou fã do Justin, vim de Brasília e enfrentei muitos desafios, mas consegui chegar a grade para vê-lo de perto”.
A primeira banda a subir ao Palco Mundo neste domingo, 4 de setembro, foi o Jota Quest. Os mineiros entregaram um show repleto de sucessos conhecidos do grande público como “Fácil”, “Só Hoje”, “Dias Melhores” e “Do seu lado”. O vocalista Rogério Flausino aproveitou para pedir proteção aos biomas brasileiros e terminou com uma versão a capella da música-tema do Rock in Rio.
Iza surpreendeu ao surgir bem na frente do público, marchando com seus bailarinos antes de subir para sua estreia no Palco Mundo do Rock in Rio. Vestida com um figurino digno de uma diva do pop nacional, empolgou os fãs com hits de sua carreira como “Dona de mim” “Briza” e “Talismã”. A cantora contou com a participação especial de sua mãe, a professora de música e artes, Isabel Cristina Lima, que assumiu o piano para acompanhar a filha em “No Woman No Cry”, eternizado na voz de Bob Marley.
Demi Lovato subiu ao palco com uma banda formada apenas por mulheres e com uma atitude que marca a nova fase roqueira de sua carreira. Na abertura já era possível ver a empolgação e emoção nos olhares dos fãs, que já tinham decorado as letras, de trás para frente, das músicas de seu novo álbum “HOLY FVCK”, lançado no fim de agosto. Ao longo da apresentação, Demi intercalou hits autorais como “Skyscraper”, “Don’t Forget”, “Substance” e “Confident” com covers de clássicos do rock como “Iris”, Goo Goo Dolls, envolvendo o público em um show arrebatador, repleto de empoderamento e atitude.
Gilberto Gil se apresenta no Sunset com show em homenagem aos seus 80 anos
Um dos maiores artistas da história da MPB, Gilberto Gil, está sendo homenageado com uma série de atividades no Sunset. Ele, que se apresentou na primeira edição do festival, em 1985, hoje subiu ao palco para uma apresentação com muita música boa e também muita emoção. Um dos destaques foi a participação da neta, Flora Gil, de apenas 13 anos, que foi as lágrimas ao subir ao palco para cantar “Garota de Ipanema” com o avô. Em seguida, foi a vez de Preta Gil se juntar ao pai para o clássico “Andar com Fé”. O setlist repleto de sucessos trouxe ainda canções como “Vamos fugir” e “Expresso 222”.
Rock in Rio Academy acontece nesta terça-feira
Marcado para acontecer entre os dois finais de semana do festival, no dia 6 de setembro, o Rock in Rio Academy, curso promovido pela área de Learning Experience do Rock in Rio, faz um mergulho profundo em cada um dos setores que compõem o maior festival de música e entretenimento do mundo e conta com a participação de grandes nomes como Roberto Medina, presidente e criador do Rock in Rio.
Mesmo depois de aumentar o número de vagas presenciais disponíveis para atender a grande demanda do público este ano, o Rock in Rio Academy by HSM está com vagas esgotadas para a experiência presencial. Aqueles que desejam participar do evento, ainda conseguem adquirir o ingresso online (que dá acesso à transmissão ao vivo via streaming), que será repleta de interatividade, de forma inclusiva, com audiodescrição e tradução em Libras. Dentro da Cidade do Rock, a palestrante, professora e executiva, Grazi Mendes, e o especialista em estratégia e conselheiro de empresas, Luis Lobão, serão os hosts que vão conduzir toda a jornada do público presente. No ambiente virtual, quem comanda o evento é o apresentador e diretor Felipe Castanhari que que estará ao vivo fazendo a interlocução entre os participantes à distância e os palestrantes da formação executiva, esmiuçando o conteúdo apresentado pela programação no dia do Academy. Além disso, o ingresso online dá direito ao acesso on demand ao conteúdo da formação por 30 dias a partir do dia 06 de setembro.
No dia 6 de setembro, os alunos do Rock in Rio Academy by HSM adentrarão os bastidores de toda a Cidade do Rock em uma imersão de compartilhamento de ideias e processos por quem faz o Rock in Rio acontecer. O dia será repleto de experiências marcantes e exclusivas, com direito a ouvir a diretora da Rockeators, Ana Biavaschi, em pleno Palco Mundo, contar sobre os desafios criativos e de sustentabilidade na concepção e produção dos cenários da Cidade do Rock; uma viagem pelo espaço Nave com a vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, a Head of Cultural Branding da Natura, Fernanda Paiva, a empresária e estrategista criativa Denise Chaer, executivos da marca Suzano e da consultora Deloitte, entre vários nomes de peso no mercado brasileiro. Os alunos também poderão desfrutar de um talk show inspirador com o presidente e criador do Rock in Rio, Roberto Medina, realizado no Uirapuru, um dos novos espaços do festival. E quem estiver presencialmente na formação também poderá usufruir de grande diversão, já que os brinquedos estarão abertos para os alunos, que encerrarão o dia num happy hour na área vip da Cidade do Rock.
Desde 2015, os executivos do festival convidam o público a viver esta incrível experiência de aprendizagem imersiva que é entender de perto o case de negócios do Rock in Rio, ao lado de quem sonha e faz acontecer. Os alunos entenderão o modelo de gestão e de liderança destes 37 anos de história da realização do maior festival de música e entretenimento do mundo e se formarão com certificado em blockchain, tendo direito a open badge no LinkedIn.
O Rock in Rio Academy deste ano também trará jovens transformadores em parceria com Rede Ashoka e Co .Liga e uma abertura inédita de vagas exclusivas para PCDs.