Primeiro dia do Universo Spanta teve Lulu Santos e homenagens aos profissionais de saúde e à cantora Marília Mendonça

Noite de hoje tem Gilsons com Gilberto Gil, Duda Beat, Marina Sena

Nem a chuva que caiu no Rio de Janeiro na noite desta quinta- feira, 5 de janeiro, atrapalhou a festa na Marina da Glória, que deu início ao Festival Universo Spanta. O evento, que vai contar com 14 dias de shows nos fins de semana do mês de janeiro, reuniu cerca de 7 mil convidados, em sua maioria profissionais de saúde, que foram homenageados pela atuação durante a pandemia. O cantor Lulu Santos, principal atração do dia, fez vários agradecimentos à plateia ao longo de sua apresentação. “”Pela educação, pela cultura, pela saúde, pela democracia”, bradou o cantor durante a música ‘A Cura’. A noite ainda teve o samba tradicional, com a Velha Guarda da Portela.

Antes, em uma apresentação cheia de emoções, as cantoras Bizay, Ana Cañas e Paula Lima apresentaram um repertório com músicas da cantora Marília Mendonça. Entre os sucessos, o público pode relembrar dos versos de Todo Mundo Vai Sofrer, Esqueça-me Se For Capaz, Infiel e Bebi Liguei.

“Nunca cantei música sertaneja na vida, mas a Marília ultrapassa tudo isso. Eu acho que a gente tem que ressignificar os nossos ouvidos e corações. O que é bom tem que ser falado, tem que ser cantado. Eu topei essa empreitada. E foi um dos maiores desafios da minha vida até hoje dentro da música. “Cuidando de Longe” é uma música que tem muito a ver comigo, quem sabe até coloco em futuros shows” falou, emocionada, Paula Lima.

Para Ana Cañas, o show foi demais: “Eu amo a Marília. Eu já tinha cantado “Graveto”, quando ela se foi, numa homenagem de um programa de TV. Quando eu entendi que éramos ligadas por esse pensamento do feminismo. Eu chorei ensaiando a música “Troca de Calçada”.

Hoje tem mais Spanta…

Nesta sexta, 6 de janeiro, os portões do festival abrem para o público às 18h com uma programação que traz em seu primeiro dia nomes da nova cena musical. No Palco Guanabara, Marina Sena; os Gilsons com um convidado pra lá de especial: Gilberto Gil; e Duda Beat, com a participação de Flor Gil. No palco Corcovado, a banda mineira Lamparina, Chico Chico e a brass band Bloco 442. E, completando, no Palco Lapa, Yasmin Vilhena, Maracutaia Sonora, Glitterada, Minha Luz É De Led, Bruna Strait e nas carrapetas o DJ Marcelinho da Lua.

Amanhã, sábado, 7 de janeiro, a programação do Palco Guanabara traz grandes nomes do cenário nacional, como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Maiara e Maraisa. No Palco Corcovado, Luan Otten com a participação de Elana Dara e Mariana Nolasco, Vitão e os irmãos niteroienses da banda Melim que terão Ana Gabriela E OutroEu como convidados. E no Palco Lapa, Silvia Machete, os blocos Vem Cá Minha Flor e a Orquestra Voadora, mais a bateria da Escola de Samba São Clemente e a Roda do Spanta.

E encerrando o primeiro fim de semana, a programação do domingo, 8 de janeiro, presta uma homenagem ao carnaval de rua do Rio, reunindo blocos cariocas tradicionais e da nova geração. O grande anfitrião do Palco Guanabara será o Spanta Neném que recebe o Bloco do Sargento Pimenta em um grande baile tradicional com o Cordão da Bola Preta. No Palco Lapa, a turma do Multibloco, Mulheres de Chico e Toca Rauuul, esses dois últimos com repertório exaltando os mestres Chico Buarque e Raul Seixas, respectivamente. Para ampliar o clima carnavalesco, ainda tem as fanfarras Charanga Talismã, Sinfônica Ambulante e o Bloco Virtual.

Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, Associação dos Blocos de Rua do Rio, aceitou o convite do Universo Spanta para organizar essa programação, que promete virar tradição: “Vamos fazer uma grande celebração do carnaval de rua, depois de dois anos impedidos de desfilar. E quem for a Marina vai poder participar de cortejos que vão simular os desfiles na rua, levando público de um palco para o outro. No Carnaval, temos que escolher um bloco que sai no mesmo horário que outro em outro canto da cidade. No Universo Spanta, o público vai poder conhecer outras opções”, vibra Rita.

E nos demais fins de semana de Janeiro …

O segundo fim de semana começa na sexta-feira 13, mas a vibração será alta, misturando atitude e poesia com Emicida, Planet Hemp, BaianaSystem, Rael e Francisco, El Hombre. No sábado, 14, a alegria continua a mil com os shows de Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano, Lagum, Mangueira, Jongo da Serrinha, Fogo e Paixão e muito mais. No domingo, 15, grandes mestres da MPB sobem ao palco, entre eles Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, assim como Zizi Possi que estará ao lado de Luiza Possi.

Na penúltima semana o festival começa mais cedo. Na quinta, 19 de janeiro, véspera de feriado no Rio de Janeiro, a noite será do piseiro e do forró com duas potências da nova geração, os cearenses Mari Fernandez e Nattan, mais conhecido como ‘Nattanzinho’, que junto às atrações consagradas Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião, vão promover uma grande festa da música nordestina.

Na sexta, 20, o rap e o trap tomam conta da programação com seu ritmo, versos e letras cheias de engajamento político, social e cultural, unindo a tradição de Mano Brown e Black Alien, com a nova geração com L7nonn, Djonga e Matuê. No sábado, 21, o line-up traz o retorno de Ludmilla ao festival. A cantora, que já participou de diversas edições desde o início do evento, se junta à dupla Jorge e Mateus, Alok, Menos é Mais, Mumuzinho, Céu na Terra, Beija-Flor e muitos outros. E, no domingo, 22, a energia baiana desembarca no Rio com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia e muito mais em um dia que não vai deixar ninguém parado.

O último fim de semana promete ser inesquecível. Na sexta, 27 de janeiro, o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara, entre outros, numa grande festa colorida. No sábado, 28, tem mais música plural com os shows do furacão Iza, o arrebatador Jão, além de Xamã, Fábio Jr, Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Salgueiro, Agytoê, e muito mais. E, no domingo, 29 de janeiro, encerrando a edição 2023 do Universo Spanta, Xande De Pilares, Pixote, Belo, Fundo De Quintal e diversas rodas de samba importantes do Rio vão promover uma grande festa do samba no esquenta para o carnaval carioca.