Festival do Rio acontece de 3 a 13 de outubro, em nova sede no Armazém da Utopia, no Cais do Porto

O Festival do Rio chega à sua 26ª edição cheio de novidades

Este ano, a sede do festival ocupará o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço de cinco mil metros quadrados, que passou recentemente por grande reforma


Com localização próxima a importantes referências culturais e turísticas, tais como o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Museu de Arte do Rio, o Armazém da Utopia é atendido por estações do VLT.

Durante 11 dias o espaço receberá centenas de profissionais do audiovisual brasileiro e internacional. São diretores, produtores e executivos de estúdios e plataformas, artistas, criadores, equipe de filmes selecionados, imprensa e influenciadores digitais numa interação rica que gera novos projetos e muitas ideias. Além de receber as pessoas do mercado, a nova sede oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais.

Também na sede funcionarão os serviços de Credenciamento, o Centro de Imprensa, Eventos Sociais e o RioMarket– área de Mercado do Festival.

O RioMarket oferece palestras, seminários, exibições de conteúdos especiais e rodadas de negócios, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual. Também como atividade da área, o RioMarket Jovem desenvolve ações vocacionais para jovens com interesse no audiovisual, através de workshops com executivos e profissionais consagrados.

Circuito e programação

O Festival do Rio prepara – como sempre – uma programação ampla e diversa com a Première Brasil, mostra competitiva dedicada a filmes brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor, além de seleção de grandes sucessos inéditos hors-concours.  E o melhor dos festivais internacionais no Panorama Mundial. Além de mostras temáticas. Clássicos restaurados e filmes de temática LGBTQIAPN+ exibidos nas mais diferentes mostras concorrem ao Prêmio Felix.

O circuito de exibição ocupará mais de 20 espaços na Cidade Maravilhosa, como as salas do circuito Estação NET, o Kinoplex São Luiz, além do icônico Cine Odeon na Cinelândia, que mais uma vez recebe as noites de galas.

Cinema Circulação traz uma novidade que irá permitir maior capilaridade e acesso. Agora fazem parte da programação as salas recém-reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão), e Ponto Cine Guadalupe.  As sessões têm preços promocionais, e têm foco curatorial nos públicos jovem e família, além de pré-estreias de filmes inéditos com parcerias locais.

No Programa Geração serão realizadas oficinas, palestras e mostra de filmes especiais para jovens e educadores. O Video Forum do Programa Geração recebe inscrições de filmes de até 12 minutos realizados por crianças e adolescentes, que são posteriormente exibidos em salas lotadas, seguidas de debates entre os autores. As inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto.

 

Festival do Rio segue com o compromisso de avançar nas metas de inclusão de pessoas com deficiência, com a ampliação de exibição de conteúdos acessíveis em todas as linguagens, em parte da programação.

Fique de olho: em breve serão divulgados os filmes brasileiros selecionados para a Première Brasil, Panorama Mundial e a programação detalhada de cada Mostra, com os locais de exibição, horários e outros destaques. Sempre no site do festival e nas suas redes sociais.

Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A parceria com o Festival do Rio reflete uma das nossas maiores motivações para investirmos no setor cultural: o fato de acreditarmos na cultura como vetor de transformação da sociedade. O Festival desempenha um papel fundamental para o audiovisual brasileiro: aqui diferentes agentes do setor se encontram para discutir tendências e desenhar o futuro.  É um orgulho para Shell seguir contribuindo com este grande encontro”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Shell Brasil.

O Festival tem também o tradicional Apoio Especial da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.