14ª edição da Brasil Game Show bate recorde de público

De 11 a 15 de outubro, mais de 328 mil gamers puderam curtir diversos jogos que sequer foram lançados e encontrar dezenas de convidados internacionais

O público da 14ª edição da Brasil Game Show pode afirmar com todas as letras que viveu o game durante os cinco dias de evento. Entre 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a maior feira de games da América Latina estabeleceu um novo recorde geral de público, com 328.503 mil pessoas, e cresceu em diversos outros aspectos, como no que diz respeito às atrações – com três vezes mais jogos em pré-lançamentos para o público experimentar e quatro vezes mais convidados internacionais, quando comparada à BGS de 2022.

Entre outras centenas de atrações, os visitantes ainda puderam assistir presencialmente aos concertos da Sonic Symphony – os únicos na América Latina em 2023 – e da Video Game Orchestra, conhecer ícones da indústria dos games em sessões de meet & greet e cruzar com mais de 6.500 influenciadores credenciados. Os presentes também puderam torcer para equipes e seus ídolos em campeonatos de esports, além de participar de muitas atividades, como competições diárias de cosplays no palco oficial Cosplay Bauducco e painéis do BGS Talks Record TV.

“Os recordes batidos na edição de 2023 demonstram que a Brasil Game Show é um evento que, com a ajuda de todos os patrocinadores, parceiros e players da indústria, se fortalece e se reinventa a cada ano”, afirma o fundador e CEO da Brasil Game Show, Marcelo Tavares.  “Procuramos sempre oferecer uma estrutura que faça aumentar ainda mais a paixão do público gamer pelos jogos, abrindo portas e realizando sonhos de milhares de pessoas apaixonadas pelos games. Foi uma edição inesquecível, e já estamos contando os dias para a de 2024, que acontecerá de 9 a 13 de outubro.”

Edição repleta de recordes

A Brasil Game Show não para de crescer e se reinventar. O reflexo disso pode ser visto em uma simples comparação com a edição 2022, que já tinha números bastante expressivos. Reiterando a importância da feira tanto para a indústria quanto para os visitantes, entre os aspectos relevantes que aumentaram em números absolutos nesse ano estão:

⦁    Público: a 14ª edição teve o maior número de pessoas presentes da história do evento, somando visitantes que adquiriram ingressos, credenciados e os que receberam cortesias. Foram 328.503 pessoas em 2023 contra  327.678 em 2022,  quando a BGS teve sete dias de duração e até então a edição com o recorde de público da feira
⦁    Jogos antes do lançamento: O número de jogos em pré-lançamento disponíveis para serem testados triplicou em relação a 2022. Em 2023, foram 12 games AAA que puderam ser testados antes de chegarem às lojas.
⦁    Convidados internacionais: A BGS nunca antes contou com tantas estrelas internacionais do mundo dos games em uma mesma edição. Foram 24 convidados que vieram de fora do Brasil, resultado quatro vezes maior do que na edição anterior.
⦁    Alimentos doados: Tradição na maior feira de games da América Latina, a doação de alimentos não perecíveis na entrada da feira garante aos visitantes metade do valor cheio do ingresso. A arrecadação de 2023 foi a maior da história, com 47 toneladas, e foi totalmente destinada a duas organizações não-governamentais: Casa de David e Casas André Luiz. Em 2022, foram pouco mais de 46 toneladas arrecadadas.
⦁    Jornalistas e influenciadores credenciados: Em 2022, foram 7.900 jornalistas e influenciadores credenciados. Em 2023, a cobertura de imprensa foi realizada por mais de 2.350 jornalistas e 6.580 influenciadores, totalizando 8.930 participantes na cobertura do evento nos veículos de imprensa e redes sociais. Pela primeira vez, o Lounge Insider, destinado aos criadores de conteúdo com mais de 1 milhão de inscritos, foi disponibilizado no evento, e recebeu cerca de 900 convidados de mais de 550 canais/perfis.
⦁    Shows: A Brasil Game Show de 2022 contou com um show da Video Game Orchestra, supergrupo liderado por Shota Nakama que reimagina músicas famosas da história dos games em forma de rock, e com a estreia da turnê mundial da Sonic Symphony, que rodou o mundo com uma homenagem musical completa aos 30 anos da franquia Sonic The Hedgehog. Em 2023, todos os dias abertos ao público contaram com shows (12 e 13 com a Video Game Orchestra e 14 e 15 com a Sonic Symphony, os únicos shows do concerto na América Latina em 2023) e a presença ilustre de Jun Senoue, um dos compositores de trilhas da franquia Sonic que marcaram a vida dos gamers.
⦁    Cosplayers: A BGS é uma oportunidade para cosplayers de todo o Brasil mostrarem o resultado da arte da personificação de ícones dos animes, jogos, séries, filmes e ícones históricos. Em 2023 foram 2.565 cosplayers amadores e profissionais credenciados para abrilhantarem a feira com suas criações e performances, que puderam ser vistas pelos corredores da feira e no palco da Bauducco, onde foram realizados os concursos oficiais de cosplay do evento.
⦁    BGS Store: A edição de 2023 contou com uma megaloja oficial da BGS com o dobro do tamanho da de 2022 e três vezes mais vendas do que no ano anterior. Entre os produtos disponíveis na 14ª edição estavam camisetas, copos, tirantes, pins e várias outras lembranças físicas da maior feira de games da América Latina. BGS Store é fruto de uma parceria entre o evento e a Rank1 e também pode ser acessada virtualmente clicando aqui.