A Global Esports Federation divulgou, nesta terça-feira (11), três edições do Global Esports Games, torneio que contará com diferentes modalidades de esportes eletrônicos e equipes de diversos países. No Brasil, a CBGE (Confederação Brasileira de Games e Esports) é a parceira da GEF e será a responsável por organizar as seletivas que darão vagas para times do país disputarem o campeonato mundial.
A GEF já divulgou as sedes das três próximas edições da competição. São elas: Singapura (2021), Istambul, na Turquia (2022) e Riyadh, capital da Arábia Saudita (2023). O GEG (Global Esports Games) faz parte da campanha #WorldConnected e tem o objetivo de oferecer um calendário de amplitude mundial para atletas e equipes de diferentes países.
O Global Esports Games será realizado anualmente, sempre em dezembro, e reunirá o mundo em uma celebração de esportes eletrônicos, música e entretenimento. O GEG apresentará equipes de diversos países competindo em diferentes modalidades. Paralelamente, a GEF produzirá o GEFestival, uma celebração à cultura esportiva com música, arte, tecnologia, moda e muito mais.
“Estamos muito empolgados com esses torneios. Será a chance de jogadores e times brasileiros representarem, após passarem pelas seletivas nacionais, o nosso país e reforçarem todo o talento dos brasileiros nos esportes eletrônicos para o mundo”, exalta Paulo Ribas, presidente da Confederação Brasileira de Games e Esports.
Chris Chan, presidente da GEF, destacou o trabalho e a criatividade da equipe na preparação do Global Esports Games. Ng Chong Geng , presidente da Singapura Esports Association (SGEA), complementa: “Os primeiros Global Esports Games a serem realizados em dezembro deste ano irão proporcionar a oportunidade de mostrar a força dos esports para o mundo”.
A CBGE promove, desde o ano passado, campeonatos que fazem parte da campanha World Connected Series. Nos últimos meses, realizou duas competições – uma de PUBG e outra de League of Legends – transmitidas mundialmente pelo seu canal oficial na Twitch. Estes campeonatos foram importantes para integrar diferentes jogadores e times e oferecer a experiência de disputar torneios oficiais.
Angela Ruggiero e Luzeng Song, da Comissão de Coordenação do Global Esports Games, observaram que nomear as cidades-sede certas é a chave para o sucesso: “Vamos dar nosso apoio e orientação para que as sedes possam liberar todo o seu potencial e para que as incríveis histórias não contadas do poder dos esportes eletrônicos – e do esporte como futuro do entretenimento – também possam ser reveladas”, disse Ruggiero.
Segundo Paul J. Foster, CEO da Global Esports Federation, a energia, habilidade e paixão pelos esports serão lema da GEF. Levando isso adiante para o Global Esports Games, ele disse: “Ouvimos jogadores, editores, desenvolvedores incríveis e a comunidade em geral para criar uma plataforma para os atletas brilharem, representando países e territórios como em outras competições esportivas”.