Cada vez mais mulheres nos eSports

As mulheres se afirmam cada vez mais nos esportes eletrônicos. Conheça a história de algumas mulheres que inspiram uma nova geração feminina no game.

A jogabilidade é cada vez melhor, os gráficos, a velocidade e inteligência de quem está no game fazem disparar as pesquisas e as competições.

O game é a sensação do momento e há quem faça fortuna com habilidades e um desempenho assinalável. Mas se julga que o game é coisa de homem, você está enganado.

Acresce que 63% dos gamers brasileiros consomem conteúdo de eSports, o que atesta a popularidade dos esportes eletrônicos.

Ao longo do tempo, as mulheres vão triunfando e afirmando sua posição no eSports. De tal forma que já existe no Brasil a Associação Feminina Gaming Brasil, uma entidade que permite zelar pelo estatuto das mulheres dentro da comunidade gamer.

Assim, é tempo de conhecer algumas mulheres que ajudam a explicar esta afirmação no feminino nos jogos eletrônicos.


Marina Leite

Marina Leite é uma advogada e co-gestora da Liberty que desde o ano de 2016 está conquistando terreno no eSports. Marina Leite é responsável por diversos times de eSports quer em masculinos ou femininas da VALORANT Challengers. Marina Leite controla a performance em vários segmentos como CBLOL, CS:GO, Free Fire e Wild Rift.

 

Rafaela Arnoldi

Conhecida apenas por Rafa, ela é coordenadora de Comunicação e Assuntos Públicos da Gamers Club. Seu nome é muito reputado entre a comunidade que se dedica aos esportes eletrônicos e ela tem uma filosofia de trabalho que visa apostar na diversidade do eSports.

Rafaela Arnoldi é de tal forma uma figura importante no eSports que chegou mesmo a ser convidada para lecionar no curso de Gestão de Esports da THE360. A visibilidade que Rafaela Arnoldi tem no mercado do jogo eletrônico é tal que chegou mesmo a ser premiada no Festival de Publicidade de Cannes.

 

Kênia Toledo

Kênia Toledo é um nome grande em CS:GO. Conhecida em jeito amoroso de Mãe Verdadeira ela é CEO da Fallen Gaming Company. Sua visão é ampla e tem emprestado avanços significativos para o mundo do game. Aliás, foi através de suas capacidades que conseguiu criar uma parceria com a Valve, permitindo a entrada de CS:GO e DotA 2 na Fallen Store.

 

Jéssica Liar

Jéssica Liar é fotógrafa e seu nome há muito que já ficou revelado no álbum histórico dos jogos eletrônicos. Com um trabalho que fixa já mais de 200 criadores de conteúdo no mundo do game, Jéssica Liar trabalhou já para 100 marcas e 150 pro players.

 

Branca Galdino

Branca Galdino é outro dos nomes fundamentais na afirmação feminina no eSports. Esta dona da N9NE Cats, desempenha funções de assessoria com FalleN, LOUD, BLAST, MIBR. A carteira de clientes de Branca Galdino é enorme e conta com o prestígio de 00Nation, Coldzera e Flakes Power.

 

Cherrygumms

No eSports não tem quem não conheça Cherrygumms. Ela foi uma das melhores jogadoras é a mulher dos vários ofícios. Após sua aposentadoria como jogadora profissional de Tier 1 de Rainbow Six: Siege.

Após sua aposentadoria, Cherrygumms entendeu que deveria promover a chegada de cada vez mais mulheres nos jogos eletrônicos. Seu trabalho na promoção feminina no eSports é tal que a Nike a oficializou como sua primeira embaixadora dos jogos eletrônicos.


eSports são ótima área para apostas

O crescimento do game tem sido tremendo e as melhores casas de apostas acompanham a tendência, permitindo muitas linhas e mercados relacionados com este fenômeno de popularidade.

Sendo um jogo virado para as massas tem, portanto, potencial monetário e isso acaba por levar ao surgimento de muitas plataformas que ajudam a tarefa dos apostadores que procuram entender dinâmicas e estratégias do eSports para assim apostarem na certa.

O mercado de apostas em esportes virtuais é cada vez maior e leva ao aparecimento de plataformas como o que de uma forma isenta e gratuita passa dicas para se apostar neste segmento.

 

eSports ajudam a afirmar mulheres de talento

Como deu para ver o eSports veio para ficar. De resto, os números não deixam margem para dúvidas. O público de games aumentou para 74,5% nos últimos tempos. O crescimento ganhou maior expressão com o isolamento social provocado pela pandemia, em 2021, que fez aumentar o consumo de jogos.

No entanto, essa era já uma tendência crescente e não é propriamente uma novidade que seja uma área que motiva muita procura quer de homens, quer de mulheres.

As mulheres estão fazendo rolar o game seja através do jogo ou mesmo no avanço que dão com muito trabalho nos bastidores.