Jogo RealFest une música, periferia e educação financeira para colaborar com a formação de jovens em situação de vulnerabilidade

O jogo tem como objetivo criar oportunidades para atuarem no mercado cultural

Gratuito e disponível para PC e mobile, RealFest estará disponível na Plataforma Fortnite e desafia jogadores a criar um festival na quebrada enquanto aprendem sobre gestão financeira e cultural


Utilizar games para educar e engajar jovens que querem conhecer melhor o mercado de produção cultural já é uma realidade no Brasil com a chegada do RealFest. O jogo que será lançado na plataforma Fortnite é gratuito, com classificação indicativa de 10 anos. O propósito do game é criar um festival de música na periferia, desafiando os players a organizar o evento por meio de três personagens principais que devem atuar de forma colaborativa, representando pilares essenciais para o sucesso de qualquer projeto, da produção até orçamentos e por fim, comunicação e divulgação.

 

O conceito do RealFest nasceu no curso presencial EconoArte, desenvolvido pela Muda Cultural — uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos. O EconoArte é um projeto inédito que acontece até dezembro de 2024 e tem como foco principal realizar ações educativas que propiciem a 160 jovens de São Paulo e Belo Horizonte, a partir de 14 anos, contato com o universo da educação e gestão financeira por meio de experimentações práticas no segmento da produção cultural.

 

Com coordenação pedagógica de Romulo Avelar e Erick Krulikowski, agentes de destaque no mercado com ampla trajetória em gestão de projetos culturais e gestão financeira, o Econoarte se desdobra no Instituto Anchieta Grajaú, em São Paulo, e na E.E. Walt Disney, no bairro Casa Branca, em Belo Horizonte, e busca fortalecer também o desenvolvimento econômico das regiões impactadas, promovendo o enriquecimento cultural e a inclusão social por meio da cultura brasileira.

 

“O EconoArte é um projeto com cunho social que pretende tornar os jovens protagonistas de suas vidas e demonstrar que, por meio do mercado cultural, é possível projetar um futuro promissor, principalmente com a educação e gestão financeira em foco. A partir dele, estamos felizes em anunciar a criação e chegada no mercado do RealFest, primeiro game que nasce de um curso presencial e que aborda educação financeira e gestão cultural no mundo dos games. É uma experiência completa de educomunicação envolvendo aulas presenciais e um jogo, para consolidar os conhecimentos de gestão financeira e cultural.”, explica Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.

 

A produção do RealFest foi conduzida pela Salve Games, empresa dedicada ao desenvolvimento de jogos com impacto social, em colaboração com a Muda Cultural. Juntos, estruturaram o projeto em apenas seis meses. O RealFest une duas principais tecnologias do mundo dos games: a Unreal Engine 5 – versão mais recente do Unreal Engine desenvolvida pela Epic Games, e a UEFN – um aplicativo para PC que possibilita a criação, o desenvolvimento e a publicação de jogos e experiências diretamente no Fortnite.

 

“Foi uma experiência única transformar um curso presencial em um game no Fortnite. Unimos o poder de ensinar dos jogos com um conteúdo testado nas salas de aula e temos um game divertido e educativo”, comenta Alexandre de Maio,  Diretor de Desenvolvimento de jogos da Salve Games.

 

Disponível gratuitamente dentro da plataforma Fortnite, sem custos adicionais e pode ser jogado tanto em PC quanto em dispositivos móveis (iOS e Android).

 

O projeto Econoarte, que deu vida ao jogo, é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Banco PAN e apoio da Cerâmica Atlas, realização da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.