Inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual na CCXP 2023

Mais uma vez, pessoas com deficiência intelectual têm a oportunidade de trabalhar em um grande evento em São Paulo


Depois do The Town, agora é a vez da Comic Con Experience 2023 (CCXP) se engajar na inclusão social e profissional de pessoas com deficiência. Uma das maiores feiras da cultura geek, que reúne jogos de RPG, estrelas de Hollywood, os divertidos cosplay, quadrinhos e inúmeras experiências audiovisuais, contará com cinco jovens entre 20 e 34 anos com deficiência intelectual em seu time de profissionais dedicados ao bom andamento do evento.

 

Até 3 de dezembro, os jovens vão trabalhar das 9h às 16h e terão o apoio de um instrutor e uma orientadora profissional, ambos do Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O IJC, por meio da sua área de Inclusão Social, assessora várias empresas e eventos para a inclusão profissional das pessoas com deficiência intelectual e autismo.

 

“Esses jovens fazem parte do nosso trabalho de Inclusão Profissional sendo uma grande conquista ver que as empresas – e os eventos – estão se engajando cada vez mais na causa da inclusão, entendendo que as pessoas devem ter oportunidades e que possuem diversas habilidades como todos os seres humanos”, diz Márcia Luccas, psicóloga do IJC.

 

Ela explica que quatro jovens estão atuando no atendimento preferencial e uma está atuando na área de recursos humanos do CCXP. Eles são responsáveis pelo atendimento preferencial dos visitantes: “estão animadíssimos porque é uma convenção que proporciona experiências diferentes das que vivenciam diariamente, fugindo da rotina, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e interação social das pessoas com deficiência intelectual”, complementa.

 

O IJC oferece o serviço de inclusão profissional e mantém parcerias com empresas de diversos setores. Em 2022, mais de 500 empregos foram gerados para pessoas com deficiência, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. Isso mostra que a relevância do serviço do IJC e que o evento está atento ao mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência.

 

Relembrando, que este ano, quatro jovens atendidos pelo instituto trabalharam no The Town, grande festival musical que aconteceu em setembro, em São Paulo. Eles ficaram nas funções de apoio ao público, cada um com uma área específica de atuação – “TICKETING”, localizada antes da bilheteria, e a “GESTÃO DE PÚBLICO”, antes da revista de mochilas.