“Kobra – Auto Retrato”, doc de Lina Chamie sobre Eduardo Kobra, estreia em circuito nacional

O filme teve sua primeira exibição em outubro, no Festival do Rio, e foi selecionado para o maior festival de documentários dos EUA, o DOC NYC, que acontece até o fim desse mês

Nascido na periferia de São Paulo, Eduardo Kobra tem hoje seu nome reconhecido internacionalmente como um dos maiores muralistas da atualidade.

 Seu trabalho “Etnias” levou o título de maior muro já pintado, com 2,5 mil metros quadradosrecorde que foi batido por ele mesmo em 2017, com um paredão de 5.742 metros quadrados na Rodovia Castello Branco, Região Metropolitana de São Paulo. 

Através de “Kobra – Auto Retrato”, a diretora e roteirista Lina Chamie leva o gigante da street art para as telonas. Depois de suas primeiras exibições no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o filme seguiu para o 13º DOC NYC, o maior festival de documentários dos Estados UnidosA sessão aconteceu no último domingo, no IFC Center (323 6th Avenue), com a presença da diretora e do muralista.  

Atualmente, há nos EUA mais de 50 murais do artista. Só na cidade de Nova York, são 22, incluindo “Liberdade (Liberty), “Os Bravos de 9/11 (The Braves of 9/11), “Pare com as Armas (Stop Guns) e “O Futuro é Agora! (The Future is Now!), uma obra de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 “Kobra – Auto Retrato” entra em circuito nacional, dia 17 de novembro.